O q faz quebrar bielas?
-
li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.
o que faz quebrar as bielas?
vamos colocar um exemplo.
um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.
será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?
[snapback]311835[/snapback]
penso que tendo a mesma pressao no coletor, o volume de ar admitido nao muda, a nao ser que se altere o kbe?ote ( comando, valvulas etc )
-
li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.
o que faz quebrar as bielas?
vamos colocar um exemplo.
um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.
será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?
[snapback]311835[/snapback]
resumindo?: torque… independente da pressao ou volume, que sao as causas desse torque
mas existem outros fatrores tb... fadiga do material, desalinhamento, fraturas, falhas de usinagem, pontos de tensao, etc...
-
se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.
fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.
cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.
o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.
-
kilo é pressao , a velocidade dos cases (que quanto mais entre/sai é mais potencia) quem determina é cabeçote/rotor/caixa quente…
-
minha linha de pensamento é que se um cabeçote tem + fluxo, certamente o 1kg vai pesar mais sim…
mas supondo q aumente o fluxo da turbina e o resto continue o mesmo ( sem considerar a menor contrapressão do escape ), a tendencia da pressao no coletor aumentar nao? se tem fluxo mas nao tem boca pra consumir ele... posso estar errado...
-
biela também pode quebrar por distenção, quando é montado um motor com pistões pesados em biela original, e submetido a rpms muito altos. a biela quebra quando está freiando/puxando pra baixo o pistão que está em movimento ascendente, quando está expulsando os gases ou com freio motor . no ciclo de compressão com motor cheio isso não ocorre com esta intensidade porque existe a mistura sendo comprimida acima do pistão, que ajuda a freiar ele, dividindo o trabalho com a biela.
-
li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.
o que faz quebrar as bielas?
vamos colocar um exemplo.
um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.
será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?
[snapback]311835[/snapback]
vibracao e giro em 95% dos casos
-
penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?
kkk..
concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.
compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.
um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.
posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender
[]s
-
vibracao e giro em 95% dos casos
[snapback]311927[/snapback]
não se fie nisso.
coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.
pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.
-
quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...
fora fadiga, dimensionamento errado, etc
-
não se fie nisso.
coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.
pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.
[snapback]312070[/snapback]
ha isso tb eh joselito
mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia
noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel
ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar
-
se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.
fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.
cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.
o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.
[snapback]311884[/snapback]
na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..
o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…
pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)
[]s
-
na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..
o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…
pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)
[]s
[snapback]312307[/snapback]
pressão x vazão e tb x massa?
tudo bem, então que seja massa.
entendi volume como sendo massa então.
ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.
voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.
pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .
papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.
-
-
sem ter a temperatura não adianta muito comparar …
claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….
o mesmo vale pra quando faz kabuuum ...
sem intrigas caio.. sem intrigas...
soh um mal entendido
[snapback]312321[/snapback]
conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe
relax.
qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).