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O q faz quebrar bielas?

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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #2

    li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

    o que faz quebrar as bielas?

    vamos colocar um exemplo.

    um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

    será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

    [snapback]311835[/snapback]

    penso que tendo a mesma pressao no coletor, o volume de ar admitido nao muda, a nao ser que se altere o kbe?ote ( comando, valvulas etc )

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    • F Offline
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      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #3

      li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

      o que faz quebrar as bielas?

      vamos colocar um exemplo.

      um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

      será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

      [snapback]311835[/snapback]

      resumindo?: torque… independente da pressao ou volume, que sao as causas desse torque

      mas existem outros fatrores tb... fadiga do material, desalinhamento, fraturas, falhas de usinagem, pontos de tensao, etc...

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #4

        se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

        fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

        cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

        o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

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        • F Offline
          F Offline
          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #5

          kilo é pressao , a velocidade dos cases (que quanto mais entre/sai é mais potencia) quem determina é cabeçote/rotor/caixa quente…

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #6

            minha linha de pensamento é que se um cabeçote tem + fluxo, certamente o 1kg vai pesar mais sim…

            mas supondo q aumente o fluxo da turbina e o resto continue o mesmo ( sem considerar a menor contrapressão do escape ), a tendencia da pressao no coletor aumentar nao? se tem fluxo mas nao tem boca pra consumir ele... posso estar errado...

            1 Resposta Última resposta
            • H Offline
              H Offline
              hernani.vila
              escreveu em última edição por
              #7

              biela também pode quebrar por distenção, quando é montado um motor com pistões pesados em biela original, e submetido a rpms muito altos. a biela quebra quando está freiando/puxando pra baixo o pistão que está em movimento ascendente, quando está expulsando os gases ou com freio motor . no ciclo de compressão com motor cheio isso não ocorre com esta intensidade porque existe a mistura sendo comprimida acima do pistão, que ajuda a freiar ele, dividindo o trabalho com a biela.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                mephisto
                escreveu em última edição por
                #8

                li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

                o que faz quebrar as bielas?

                vamos colocar um exemplo.

                um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

                será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

                [snapback]311835[/snapback]

                vibracao e giro em 95% dos casos

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Rix
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?

                  kkk..

                  concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.

                  compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.

                  um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.

                  posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender

                  []s

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    vibracao e giro em 95% dos casos

                    [snapback]311927[/snapback]

                    não se fie nisso.

                    coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

                    pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...

                      fora fadiga, dimensionamento errado, etc

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        mephisto
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        não se fie nisso.

                        coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

                        pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

                        [snapback]312070[/snapback]

                        ha isso tb eh joselito :ohoh:

                        mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia

                        noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel

                        ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          wsuturbo
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          calão hidraulico tb hehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • X Offline
                            X Offline
                            Xucrute
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

                            fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

                            cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

                            o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

                            [snapback]311884[/snapback]

                            na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                            o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                            pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #15

                              na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                              o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                              pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                              []s

                              [snapback]312307[/snapback]

                              pressão x vazão e tb x massa?

                              tudo bem, então que seja massa. :ohoh:

                              entendi volume como sendo massa então.

                              ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.

                              voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.

                              pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .

                              papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.

                              1 Resposta Última resposta
                              • X Offline
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                                Xucrute
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                                claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                                o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                                sem intrigas caio.. sem intrigas...

                                soh um mal entendido

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                                  claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                                  o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                                  sem intrigas caio.. sem intrigas...

                                  soh um mal entendido

                                  [snapback]312321[/snapback]

                                  conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe

                                  relax.

                                  qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).

                                  1 Resposta Última resposta

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