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Formula 1

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  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #6

    acho que a embreagem dura legal sim… pq quase nao eh usada... soh usa pra por o carro em movimento... nao tem pq nao durar...

    1 Resposta Última resposta
    • J Offline
      J Offline
      JESUS
      escreveu em última edição por
      #7

      http://www.formula1.com/insight/technicalinfo/11/477.html

      http://www.formula1.com/insight/rulesandregs/14/482.html

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio
        escreveu em última edição por
        #8

        sei que uma vez o prost deixou o carro morrer umas 2 vezes na sa?da do boxe e isso fez ele abandonar posteriormente por desgaste prematuro na embregaem.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          supersonico
          escreveu em última edição por
          #9

          alguém faz uma noção de di?metro e curso nos motores de f1? nem precisa ser dos atuais, aqueles 1.5 turbo de 1200 cavalos da época boa já serve…

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio
            escreveu em última edição por
            #10

            abaixo os dados, mas todos em versões de corrida e não de classificação onde diz a lenda que alguns bmw, renault e honda beiravam 1.400 hp.

            ferrari 312 t2 77

            v12

            di?metro = 80,00 mm

            curso = 49,60 mm

            cilindrada = 2.991,80 cm?

            taxa = 11,5:1

            potência = 500 hp @ 12.200 rpm

            ferrari 312 t3 78

            v12

            di?metro = 80,00 mm

            curso = 49,60 mm

            cilindrada = 2.991,80 cm?

            taxa = 11,5:1

            potência = 510 hp @ 12.200 rpm

            ferrari 312 t3 79

            v12

            di?metro = 80,00 mm

            curso = 49,60 mm

            cilindrada = 2.991,80 cm?

            taxa = 11,5:1

            potência = 515 hp @ 12.300 rpm

            ferrari 312 t5 80

            v12

            di?metro = 80,00 mm

            curso = 49,60 mm

            cilindrada = 2.991,80 cm?

            taxa = 11,5:1

            potência = 515 hp @ 12.300 rpm

            ferrari 126 ck 81

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 6,7:1

            potência = 580 hp @ 11.500 rpm

            ferrari 126 c2 82/83

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 6,5:1

            potência = 580 hp @ 11.000 rpm

            ferrari 126 c3 83

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 6,7:1

            potência = 600 hp @ 10.500 rpm

            ferrari 126 c4 84

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 6,7:1

            potência = 660 hp @ 11.000 rpm

            turbo = 3,2 bar

            ferrari 156/85 85

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 7,0:1

            potência = 780 hp @ 11.000 rpm

            turbo = 3,6 bar

            farreri f-1 86 86

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 7,5:1

            potência = 850 hp @ 11.500 rpm

            turbo = 3,6 bar

            ferrari f-1 87 87

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 8,0:1

            potência = 880 hp @ 11.500 rpm

            turbo = 4,0 bar

            ferrari f-1 87/88 88

            v6 turbo

            di?metro = 81,00 mm

            curso = 48,40 mm

            cilindrada = 1.496,43 cm?

            taxa = 10,0:1

            potência = 620 hp @ 12.000 rpm

            turbo = 2,5 bar

            ferrari 89

            v12

            di?metro = 84,00 mm

            curso = 42,60 mm

            cilindrada = 3.497,96 cm?

            taxa = 11,5:1

            potência = 600 hp @ 12.500 rpm

            ferrari 90

            v12

            di?metro = 84,00 mm

            curso = 42,60 mm

            cilindrada = 3.497,96 cm?

            taxa = 12,5:1

            potência = 680 hp @ 12.750 rpm

            ferrari 91

            v12

            di?metro = 84,00 mm

            curso = 42,60 mm

            cilindrada = 3.497,96 cm?

            taxa = 13,0:1

            potência = 710 hp @ 13.800 rpm

            ferrari 2002

            v10

            di?metro = 100,00 mm (estimado)

            curso = 38,10 mm (estimado)

            cilindrada = 2.992,37 cm? (estimado)

            potência = 908 hp @ 19.000 rpm

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              tully33
              escreveu em última edição por
              #11

              na formula 1, tudo vai que nem aguaa…. eh uma coisa absurda

              eh um nivel d competicao mto alto por isso os altos custos da categoria

              acredito q freio, deve ir apenas uma corrida...

              ateh vir esse regulamento de um motor por fds, antes eles usavam um motor no treino livre, um no classificatorio, e um pra corrida...

              se eles faziam isso com o motor, imagina com o freio como deve ser... deve trocar direto tmb...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                supersonico
                escreveu em última edição por
                #12

                wow, valeu fabio

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  CrasH
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  porra sem querer desvirtuar mas ouvi falar que os motores de f1 nao tem arrefecimento. procede?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    porra sem querer desvirtuar mas ouvi falar que os motores de f1 nao tem arrefecimento. procede?

                    [snapback]336438[/snapback]

                    doideira, tem sim e varia de acordo com o tra?ado e clima por causa da dissipação de potência na forma de calor e da aerodin?mica.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      supersonico
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      tanto tám que um dos grandes desafios da aerodin?mica é integr?-los no carro de modo a dar o menor arrasto possível. vejam só quanto mudam as laterais de temporada pra temporada, é ali que os radiadores ficam.

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        po, a f1 podia usar motores wankel de 6 rotores hein… ja pensaram? hahahahaha

                        com certeza eles iriam melhorar muito a vedacao, consumo de oleo e tudo mais...

                        imaginem um motor wankel 3.0 na f1 com 6 rotores girando 30 mil rpm huauhaahuahuhua

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          abaixo os dados, mas todos em versões de corrida e não de classificação onde diz a lenda que alguns bmw, renault e honda beiravam 1.400 hp.

                          ferrari 156/85 85

                          v6 turbo

                          di?metro =? 81,00 mm

                          curso =? 48,40 mm

                          cilindrada =?  1.496,43 cm?

                          taxa = 7,0:1

                          potência = 780 hp @ 11.000 rpm

                          turbo = 3,6 bar

                          farreri f-1 86 86

                          v6 turbo

                          di?metro =? 81,00 mm

                          curso =? 48,40 mm

                          cilindrada =?  1.496,43 cm?

                          taxa = 7,5:1

                          potência = 850 hp @ 11.500 rpm

                          turbo = 3,6 bar

                          ferrari f-1 87 87

                          v6 turbo

                          di?metro =? 81,00 mm

                          curso =? 48,40 mm

                          cilindrada =?  1.496,43 cm?

                          taxa = 8,0:1

                          potência = 880 hp @ 11.500 rpm

                          turbo = 4,0 bar

                          ferrari f-1 87/88 88

                          v6 turbo

                          di?metro =? 81,00 mm

                          curso =? 48,40 mm

                          cilindrada =?  1.496,43 cm?

                          taxa = 10,0:1

                          potência = 620 hp @ 12.000 rpm

                          turbo = 2,5 bar

                          [snapback]336412[/snapback]

                          e ainda tem gente que fala que os f1 turbo andavam com pouca pressão e muita taxa.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            Dinas
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            acho que qdo falaram de pouca pressão, era que os pilotos controlavam a pressão em viturde do consumo de combustável. geralmente no final de prova era pressão que que naum acabava mais.

                            incrável como os motores aspro f1 de hoje tão na faixa dos 1000cv de pot m?x.

                            sobre a durabilidade das peças. estava assitindo um document?rio sobre os motores da f1 de hoje, em especial estavam mostrando da toyota e da bmw, e o engenheiro da toyota, dizia que se um motor durar mais que uma prova exata (antes da nova regra), eh que esse motor ainda teria folga para se extrair mais desempenho dele. mas ele disse que alguns itens são testados e reaproveitados (poucos), nem tudo eh descartável num motor f1.

                            acho que a mesma analogia vale para os outros itens. por isso $$$.

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              JF
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              acho que a embreagem dura legal sim… pq quase nao eh usada... soh usa pra por o carro em movimento... nao tem pq nao durar...

                              [snapback]336160[/snapback]

                              então teve um curso que eu fiz na sachs onde mostraram a embreagem de um formula 1 é coisa absurda achei pequena comparado ao de carro, mas falaram que a cada prova é trocada a embreagem pois não dura 2 provas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fabio
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                então teve um curso que eu fiz na sachs onde mostraram a embreagem de um formula 1 é coisa absurda achei pequena comparado ao de carro, mas falaram que a cada prova é trocada a embreagem pois não dura 2 provas.

                                [snapback]336659[/snapback]

                                a embragem da ferrari de 2004 pesava 900 gramas. :ohoh:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fabio
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  acho que qdo falaram de pouca pressão, era que os pilotos controlavam a pressão em viturde do consumo de combustável. geralmente no final de prova era pressão que que naum acabava mais.

                                  incrável como os motores aspro f1 de hoje tão na faixa dos 1000cv de pot m?x.

                                  sobre a durabilidade das peças. estava assitindo um document?rio sobre os motores da f1 de hoje, em especial estavam mostrando da toyota e da bmw, e o engenheiro da toyota, dizia que se um motor durar mais que uma prova exata (antes da nova regra), eh que esse motor ainda teria folga para se extrair mais desempenho dele. mas ele disse que alguns itens são testados e reaproveitados (poucos), nem tudo eh descartável num motor f1.

                                  acho que a mesma analogia vale para os outros itens. por isso $$$.

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                                  vai ver que reaproveitam o eixo comando de válvulas. :ohoh:

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                                  • F Offline
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                                    Fabio
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    e ainda tem gente que fala que os f1 turbo andavam com pouca pressão e muita taxa.

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                                    imagina a ?gasolina? que esses caras usavam para não detonar um motor desses, pois mesmo com baixa taxa de compressão, o calor gerado pela combustão deveria ser enorme considerando-se a massa de mistura queimada no pequeno volume da c?mara de combustão daqueles motores 1.5. quem começou com o turbo foi a ferrari em 81, mas quem primeiro usou em corridas foi a renault. dizem, pois nada na f1 é oficial, que os motores mais fortes eram os de 85 e 86 quando não existia limite para a pressão do turbo. dizem que em 85 o bmw de piquet chegava a 1.200 hp e o honda de rosberg chegava bem próximo disso, isso tudo em classificações, pois nas corridas as pressões sempre eram menores. e em 86, dizem que o renault de senna chegava a 1.300 hp também na versão de classificação. em 85/86 a diferença entre os motores usados nas corridas e os usados nas classificações era enorme, por causa da pressão livre e que não podia ser usada nas corridas porque senão o motor não ia durar nada. para se ter uma idéia os motores de corrida de 86 eram mais fracos do que os de 87 quando já havia o limite de 4 bar de pressão. em 86 mesmo sem limites eram mais fracos para não quebrarem. nas versões de corrida podemos dizem que o mais forte foi o honda de senna de 87 que tinha uns 950/1050 hp, se bem que em classificações tinha uns 1.050/1.100 hp. o honda, ferrari e renault eram v6 e o bmw era 4 em linha e parece que era um bloco derivado de um carro de rua. mesmo usando combust?veis especiais a taxa de compressão nunca foi uma aberração nesses motores, mesmo nos aspirados. dizem que em 2002 rondava os 13,1:1 e na época houve boatos de que a bmw estaria conseguindo 14:1 por causa do uso de injeção direta que nunca foi confirmado.

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                                    • Z Offline
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                                      Zungalele
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      já vi muito na tv os engenheiros de f1 dizerem que se uma peça não se gastou até o limite máximo é porque existe sobra para melhorias ou eles não estão fazendo o trabalho direito.

                                      potência eles tiram o quanto querem, até 2500cv se quisessem, mas eles tem que durar as 2 corridas, e se uma delas forem a de bahrein que o asfalto chega a 50?c é claro que o motor terá muito menos potência em função da durabilidade.

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