G a p das velas
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até a mistura pode influenciar no gap necessário pra não ter um missfire.
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ok, entaum me diz algumas variaveis que me fazem diminuir ou aumentar o gap por exemplo… soh alguns exemplos basicos...
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basicamente: preenchimento volum?trico das c?maras de combust?o. isso vc pode conseguir com preparação nos componentes (cabeçote, compressor maior, comando…) ou com mais pressão no turbo.
repare que mesmo com 2 bar de pressão no 1.8 eu conseguia ter queima com 1,5 de gap, e atualmente no 2.0 com apenas 1,7 bar não consigo usar sequer 1 milimetro de abertura. fui baixando aos poucos, de 0,95 / 0,90 até chegar em 0,75 de abertura. e ficou numa medida que permitiu passar de 2,5 bar sem falhar.
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ou seja tudo aquilo que influi na pme (pressão média efetiva) dentro da c?mara de combust?o…. ponto, combustivel, taxa, pressão, até comando muda alguma coisa hehehe
a regra é use o mais aberto possível sem que ocorra falha na ignição em regimes de carga e rpm mais altos...
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gentem (a lá pizza guimarões)
vc?s estão fazendo um cavalo de batalha de um ponei de madeira… hehehe
o tutorial ?:
1- tira a vela
2- analisa a cor pra saber a mistura (num tem nada a ver com o gap diretamente)
3- limpa a vela
4- abre o gap pra o valor que consta no manual usando-se um calibre de láminas (a venda em qualquer loja de ferramentas automotivas)
5- dá uma volta
5-a se num falha aumenta o gap em 0,05
volta ao item 5
5-b se falha diminui o gap em 0,05
volta ao item 5
parou de falhar ?... é o gap que melhor torque produz (ou seja maior economia)
obs: tem gente que faz os passos um pouco menor, um pouco maior...depende da pessoa é acerto.
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basicamente: preenchimento volum?trico das c?maras de combust?o. isso vc pode conseguir com preparação nos componentes (cabeçote, compressor maior, comando…) ou com mais pressão no turbo.
repare que mesmo com 2 bar de pressão no 1.8 eu conseguia ter queima com 1,5 de gap, e atualmente no 2.0 com apenas 1,7 bar não consigo usar sequer 1 milimetro de abertura. fui baixando aos poucos, de 0,95 / 0,90 até chegar em 0,75 de abertura. e ficou numa medida que permitiu passar de 2,5 bar sem falhar.
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com modulo accel e so 0,7mm….
imagina se nao tem um furacao de ar e uma piscina de alcool dentro do cilindro prontos p/
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com modulo accel e so 0,7mm….
imagina se nao tem um furacao de ar e uma piscina de alcool dentro do cilindro prontos p/
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as 3 bombas de gti não estão ali por acaso
entendidas as dicas ka e junior… mas minha dúvida mesmo era a seguinte o gap em si é o espaço entre o eletrodo e a ponta da vela? e no caso de velas com mais de 1 eletrodo.
[snapback]342060[/snapback]
isso, é esse espaço mesmo que vc precisa medir.
no caso de velas de 2 ou mais eletrodos vc precisa de um calibre de agulhas pra medir a abertura. se bem que nos turbos adaptados não se usam essas velas.
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n??????????ção
vc deixa com a maior abertura na qual ele não falhe em giro e po no fundo…. se falhar diminui até que não ocorra mais
qto maior o gap melhor pra (quase) tudo...
[snapback]341983[/snapback]
ahhhhhhhh ta entendi
vo fazer isso no meu carro…
foda é que num encontro chave 17 pra vela pelas redondezas
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entendidas as dicas ka e junior… mas minha dúvida mesmo era a seguinte o gap em si é o espaço entre o eletrodo e a ponta da vela? e no caso de velas com mais de 1 eletrodo.
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velas multieletrodos não devem ser reguladas, nas de um eletrodo vc repara que entre a ponta e a lingueta é uma área plana, nas bi ou tripolares a lingueta não fica em cima da ponta e sim lateralmente a ponta da lingueta é cortada para que entre a lateral da ponta e a ponta da lingueta a dist?ncia seja constante ainda (? um fundamento de dieletrico)
assim vc teoricamente jamais mexe no gap de alguma vela que não seja um eletrodo…obvio que tem quem mexa, mas não é a priori recomendado e nem o resultado é garantido
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velas multieletrodos não devem ser reguladas, nas de um eletrodo vc repara que entre a ponta e a lingueta é uma área plana, nas bi ou tripolares a lingueta não fica em cima da ponta e sim lateralmente a ponta da lingueta é cortada para que entre a lateral da ponta e a ponta da lingueta a dist?ncia seja constante ainda (? um fundamento de dieletrico)
assim vc teoricamente jamais mexe no gap de alguma vela que não seja um eletrodo…obvio que tem quem mexa, mas não é a priori recomendado e nem o resultado é garantido
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tem uma ferramenta especial pras de 3 eletrodos… vc calibra sim a distancia e é indicada pela ngk, ja usei ela... mas so da de 3... das de 2 e de 4 eletrodos só na gambiarra mesmo...
vale lembra que a corrente elétrica percorre sempre o ponto de menor distancia entre os eletrodos... e os eletrons tendem a se concentrar nas pontas (poder das pontas, efeito franklin, etc...) o fato da area entre os eletrodos ser plana (ou cilindricas como o over exemplificou no caso das laterais) eh apenas para efeitos de durabilidade, pois quando o ponto dessa area plana entre os eletrodos comecar a desgastar ou sujar, a corrente procura outro caminho que vai estar praticamente a mesma distancia...
pra facilidade de centelhamento, quanto mais pontiagudas forem ambas as extremidades dos eletrodos, melhor... mas quando essa ponta desgastar, nao vai ter outro local pra corrente seguir... ou seja.. dura menos
acho que escrevi demais ja... foi mal...
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? a vela q eu tinha… sem grana pra comprar... e não tá tão taxado assim, uns 13 / 13,5:1 +/-...
são as mesmas velas q eu usava qdo tinha o 2.0 gas/gnv...
eu queria bp7, mas não achei e to sem grana, depois eu dou jeito nisso....
to com 15 de ponto inicial...