G a p das velas
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entendidas as dicas ka e junior… mas minha dúvida mesmo era a seguinte o gap em si é o espaço entre o eletrodo e a ponta da vela? e no caso de velas com mais de 1 eletrodo.
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velas multieletrodos não devem ser reguladas, nas de um eletrodo vc repara que entre a ponta e a lingueta é uma área plana, nas bi ou tripolares a lingueta não fica em cima da ponta e sim lateralmente a ponta da lingueta é cortada para que entre a lateral da ponta e a ponta da lingueta a dist?ncia seja constante ainda (? um fundamento de dieletrico)
assim vc teoricamente jamais mexe no gap de alguma vela que não seja um eletrodo…obvio que tem quem mexa, mas não é a priori recomendado e nem o resultado é garantido
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velas multieletrodos não devem ser reguladas, nas de um eletrodo vc repara que entre a ponta e a lingueta é uma área plana, nas bi ou tripolares a lingueta não fica em cima da ponta e sim lateralmente a ponta da lingueta é cortada para que entre a lateral da ponta e a ponta da lingueta a dist?ncia seja constante ainda (? um fundamento de dieletrico)
assim vc teoricamente jamais mexe no gap de alguma vela que não seja um eletrodo…obvio que tem quem mexa, mas não é a priori recomendado e nem o resultado é garantido
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tem uma ferramenta especial pras de 3 eletrodos… vc calibra sim a distancia e é indicada pela ngk, ja usei ela... mas so da de 3... das de 2 e de 4 eletrodos só na gambiarra mesmo...
vale lembra que a corrente elétrica percorre sempre o ponto de menor distancia entre os eletrodos... e os eletrons tendem a se concentrar nas pontas (poder das pontas, efeito franklin, etc...) o fato da area entre os eletrodos ser plana (ou cilindricas como o over exemplificou no caso das laterais) eh apenas para efeitos de durabilidade, pois quando o ponto dessa area plana entre os eletrodos comecar a desgastar ou sujar, a corrente procura outro caminho que vai estar praticamente a mesma distancia...
pra facilidade de centelhamento, quanto mais pontiagudas forem ambas as extremidades dos eletrodos, melhor... mas quando essa ponta desgastar, nao vai ter outro local pra corrente seguir... ou seja.. dura menos
acho que escrevi demais ja... foi mal...
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? a vela q eu tinha… sem grana pra comprar... e não tá tão taxado assim, uns 13 / 13,5:1 +/-...
são as mesmas velas q eu usava qdo tinha o 2.0 gas/gnv...
eu queria bp7, mas não achei e to sem grana, depois eu dou jeito nisso....
to com 15 de ponto inicial...
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po.. to usando 1 mm de gap… será q é muito, a minha bobina é dos mi e as velas bpr6es, alcool com taxa e comando...
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se o motor não falhar ou vc sentir que ta esvaziando (perdendo potencia por redução de centelha mesmo sem pipocar) blz. só coloca umas velas pelo menos grau 7.
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o q eu consegui andar, tava ?timo…
mais pra frente eu coloco as 7...
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cuidado com temperatura alta nas c?maras. cuidado com as velas, pois podem se tornar pontos quentes e causar detonação, ainda mais no seu caso q usa motor taxado.
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se o motor não falhar ou vc sentir que ta esvaziando (perdendo potencia por redução de centelha mesmo sem pipocar) blz. só coloca umas velas pelo menos grau 7.
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umas 8 não seriam mais adequadas?
até que taxa da pra usar as 7? sem ter nenhum problema.
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umas 8 não seriam mais adequadas?
até que taxa da pra usar as 7? sem ter nenhum problema.
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7 fica seguro em carro pra rua. 8 seria mais se fosse pra usar em circuito, de po em baixo o tempo todo.
usei 7 no opala e na caravam (ambos diplomata 4100/alcool com um tapinha leve, só o opala é q era meio tenebroso, relação encurtada, blocado e tal) nos dois voyage que tive (ambos 1.6 com 14,5 de taxa) e no passat (1.8 com 15:1 de taxa).
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7 fica seguro em carro pra rua. 8 seria mais se fosse pra usar em circuito, de po em baixo o tempo todo.
usei 7 no opala e na caravam (ambos diplomata 4100/alcool com um tapinha leve, só o opala é q era meio tenebroso, relação encurtada, blocado e tal) nos dois voyage que tive (ambos 1.6 com 14,5 de taxa) e no passat (1.8 com 15:1 de taxa).
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ah, legal.
eu achava que por ter taxa mais alta precisaria de velas mais frias tbem.
caraco, 15:1 qual era a config do motor?
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ah, legal.
eu achava que por ter taxa mais alta precisaria de velas mais frias tbem.
caraco, 15:1 qual era a config do motor?
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nada absurdo… 1800, cabeçote rebaixado e equalisado, comando engle 306, parte de baixo com as folgas ajustadas (inclusive folgas de aneis) e tal.
gostoso como o motor girava, ia a 8500 rpm sem reclamar nada hehehe
tudo bem que uma vez soltou o volante né (não chegou a sair do lugar, só soltou), mas isso são detalhes