Carca?a de motor vw a ar antigo
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então chico … eu vou tirar algumas fotos do 1200 e postar aqui ... se for possivel reposicionar os prisioneiros , até mesmo a instalação do cabecote de dupla entrada do 1600 pode ser feita ... creio ser bastante provóvel , ja que a diferenca do comprimento da carca?a é menor em questão de milimetros (no maximo 5) ...
me parece que este motor estava h? muito tempo inativo , porque bielas e casquilos estão absolutamente intactos (medida 0,25) ... porém o estado do restante do conjunto (pistões , anéis e tuchos) estão em estado sofrável e encontrar peças de reposição é absolutamente impossível no caso dos tuchos ...
mas já vou dar uma prévia dos possíveis obstaculos além da posição dos prisioneiros :
1 - os tuchos desse motor não tem movimento livre , (os cames do comando se desgastam rápido em função disso) eles possuem um recorte na extremidade , porém existe uma trava parafusada no interior da carca?a e essa trava pode ser removida , possibilitando a instalação de tuchos do tipo moderno ... a medida dos tuchos modernos é maior também , bem como dos alojamentos deles mas ja vi os dois tipos e a diferença é pouca ...
2 - o alojamento da base do volante do motor é consideravelmente menor , mas uma abertura na carca?a pode resolver ... nesse caso seria necessario fazer uma bucha para que os pinos-trava do vira maior possam ser conectados a esse vira , ja que a posição também é diferente ... o conjunto de volante e embreagem deve obrigatériamente sofrer alteração ...
3 - as camisas do tipo moderno são elaboradas para motores com virabrequim de 69mm ... como teremos apenas 64mm , essa diferença certamente aparecer? quando os pistões forem posicionados em pms (usando vira e bielas originais , claro) ... nesse caso , posso ter problemas se tiver de usar bielas maiores , pois ainda não sei se é possivel alojar as mesmas nos mancais do antigo ...
4 - a lubrificação sofrável desse motor ...
... tá aí uma prévia dos problemas a serem enfrentados ... a lista pode aumentar ... chico , tem sugestáes ???
abraços ...
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ah já falei com a sobe sobre a possibilidade de um comando dimensionado e eles me disseram que podem fazer sem problemas … esse problema ja foi resolvido ...
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o cara nao desistiu de envenenar o 1200…
acho muito mais pratico, partir para o 1600 que já tem muita coisa melhorada em relacao ao 1200..
tenho um 1200 funcionando perfeitamente o qual pretende deixar original.
já disse uma vez e digo de novo, nao vale a pena mexer nesse motor (as camaras de combustao tem um desenho horrivel).
mas, como o chico disse, é um otimo exercicio de reengenharia (tem muita coisa para ser melhorada).
[]s
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o cara nao desistiu de envenenar o 1200…
acho muito mais pratico, partir para o 1600 que já tem muita coisa melhorada em relacao ao 1200..
tenho um 1200 funcionando perfeitamente o qual pretende deixar original.
já disse uma vez e digo de novo, nao vale a pena mexer nesse motor (as camaras de combustao tem um desenho horrivel).
mas, como o chico disse, é um otimo exercicio de reengenharia (tem muita coisa para ser melhorada).
[]s
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sou brasileiro e não desisto nunca … rs rs rs rs rs ...
sobre o 1600 , eu ja parti ... estou usando um atualmente no meu ... mas ver o velho guerreiro jogado la no canto ?s tra?as me incomoda bastante ... a revitalização original é totalmente impossível , do contrário , eu já teria com certeza feito ...
quanto ao desenho da camara realmente é horroroso , assim como a lubrificação dos casquilhos e mais uma dázia de coisas , mas nesse caso , outros cabeçotes seriam usados ... ja havia me dado por vencido ; só levantei novamente a questão por causa das reportagens (e fotos ) que vi a respeito ...
abraços ...
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então chico … eu vou tirar algumas fotos do 1200 e postar aqui ... se for possivel reposicionar os prisioneiros , até mesmo a instalação do cabecote de dupla entrada do 1600 pode ser feita ... creio ser bastante provóvel , ja que a diferenca do comprimento da carca?a é menor em questão de milimetros (no maximo 5) ...
==> o virabrequim do 1200 também é mais curto que o do 1300.
me parece que este motor estava h? muito tempo inativo , porque bielas e casquilos estão absolutamente intactos (medida 0,25) ... porém o estado do restante do conjunto (pistões , anéis e tuchos) estão em estado sofrável e encontrar peças de reposição é absolutamente impossível no caso dos tuchos ...
mas já vou dar uma prévia dos possíveis obstaculos além da posição dos prisioneiros :
1 - os tuchos desse motor não tem movimento livre , (os cames do comando se desgastam rápido em função disso) eles possuem um recorte na extremidade , porém existe uma trava parafusada no interior da carca?a e essa trava pode ser removida , possibilitando a instalação de tuchos do tipo moderno ... a medida dos tuchos modernos é maior também , bem como dos alojamentos deles mas ja vi os dois tipos e a diferença é pouca ...
==> você pode transformar os tuchos originais em tuchos rotativos como os mais modernos, mas precisa ver se os cames do comando são descentrados em relação ao eixo dos tuchos. se não for, não vai adiantar trocar os tuchos antigos pelos novos, pois os novos não vão girar como acontece nas carca?as de 1300.
2 - o alojamento da base do volante do motor é consideravelmente menor , mas uma abertura na carca?a pode resolver ... nesse caso seria necessario fazer uma bucha para que os pinos-trava do vira maior possam ser conectados a esse vira , ja que a posição também é diferente ... o conjunto de volante e embreagem deve obrigatériamente sofrer alteração ...
==> se a cilindrada for mantida a mesma e o virabrequim também, o correto é manter a embreagem e o volante originais, para evitar alterações profundas.
3 - as camisas do tipo moderno são elaboradas para motores com virabrequim de 69mm ... como teremos apenas 64mm , essa diferença certamente aparecer? quando os pistões forem posicionados em pms (usando vira e bielas originais , claro) ... nesse caso , posso ter problemas se tiver de usar bielas maiores , pois ainda não sei se é possivel alojar as mesmas nos mancais do antigo ...
==> terá que usinar a base das camisas modernas, para adequar a altura do pistão em relação ao curso menor.
4 - a lubrificação sofrável desse motor ...
==> aqui terá que rever tudo, pois essa lubrificação ruim é que acaba com os tuchos. pode ser que um furinho no meio dos tuchos resolva o desgaste desses componentes.
... tá aí uma prévia dos problemas a serem enfrentados ... a lista pode aumentar ... chico , tem sugestáes ???
==> uma vez revista a lubrificação e colocado o radiador de óleo em outro lugar, como o da kombi moderna, a taxa de compressão poder? subir para 8,5:1, o que dar? torque ao 1200. seu desenho de c?mara de combustão é razoável, bem aberta, o que lhe dá bom fluxo, se algum retrabalho nos dutos for feito.
==> os cabeçotes poderão ser mantidos, para essa cilindrada serão suficientes.
abraços ...
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esse motor refeito vou querer ver de perto
abraço,
chico biela.
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revitalizar esse 1200 seria um bom exerc?cio de engenharia.
não conheão esse motor, mas se o espa?amento entre os prisioneiros for suficiente para encaixar a camisa de um 1300 moderno, provavelmente é possível a colocação do kit 1600 nele e talvez maiores.
se alguém puder fotografar dois cilindros, um do 1200 e outro do 1300, e a carca?a do motor para ver os furos de encaixe dos cilindros, acho que dá para ver as possibilidades.
acredito que, se alguém já fez, nés também conseguiremos.
abraços,
chico biela.
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a? chico , demorou , mais tirei uma foto da lateral da carca?a … ainda tava com os pistões , mas acho que ajuda ...
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ve esse link aqui … ta maior ...
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bom o trabalho ja esta em andamento … por enquanto to analisando o que pode ser feito ...
bomba de oleo tambem me parece problema ...
abraços ...