Relação r/l
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tudo que falei do 1.6 foi o de 8v …
[]s
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? o mesmo 2.4l da s-10 com seu ?timos 0,337 de r/l….......
essa configuração com cabeçote 16v e 150cv já era usada a algum tempo nos astras que eram exportados pro mercosul, mas apenas a gasolina, né? ?
abraço.
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mas na europa me parece q tem um astra gsi com 2.4 16v….
será q eh o mesmo motor?? não pode ser...
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tudo que falei do 1.6 foi o de 8v …
[]s
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mas a r/l não é a mesma ? ?
ou o motor 16v dos corsa gsi são difrentes é e este que tão usando?
pq já vi foi nego pegando o 1.6 comum de 8v e colocando o cabeçote 16v…... parece que até de 1.0 nego usa..........hehehehe.............
mas na europa me parece q tem um astra gsi com 2.4 16v….
será q eh o mesmo motor?? não pode ser...
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ser?? nunca ouvi falar, mas vou pesquisar….............
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mas a r/l não é a mesma ? ?
ou o motor 16v dos corsa gsi são difrentes é e este que tão usando?
pq já vi foi nego pegando o 1.6 comum de 8v e colocando o cabeçote 16v…... parece que até de 1.0 nego usa..........hehehehe.............
ser?? nunca ouvi falar, mas vou pesquisar................
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ta ai tiago.. vc botou uma boa questáo…
n posso falar nada do 16v pq realmente nao conheco ...
talvez o cyberfast saiba.. mas eu sinceramente n tenho mais detalhes cara..
ah n ser naquela base do ouvi falar .. mas isso ai n deve ta valendo nada rs...
mas é uma boa pergunta ...
parece que até o 1.8 powertrain tem bloco de 1.0 pra vc ter uma noção.. mas é como disse.. parece .. n tenho certeza...
vai saber..
alias.. se alguem souber.. seria interessante ...
pq olha ... eu acho os motores f1 da gm poderiam ser um pouquinho menos asperos...
mas enfim..
[]s
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? por isso que eu digo que esse lance de relação r/l é meio relativo.
os motores 1.6 gm fam?lia i possuem relação r/l de 0,314, tanto os 8v quanto os 16v e eu nunca vi ninguém reclamar destes motores em nada.
o xsara vts 2.0 também, rende com relação r/l de 0,316, sendo que passa fácil dos 7000 rpm. são 167 cv a 6.500 rpm
os ford zetec 16v idem. relação r/l de 0,312 e nunca vi ninguém reclamando.
isso aí é mais ou menos como hipocondria. o cara tem uma vida saudável, mas aí ele asssiste na tv que 43% dos brasileiros sofrem do mal de beckenbauer , aí instala uma paran?ia nele, começa a ir ao m?dico e fazer 1000 exames pra depois constatar que não havia nada de errado com ele.
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valeu, felipe esclareceu uma coisa muito interessante: os contrapesos roubam potência.
isso nos remete é vleha discussão potência x torque: curso londo nos dá torque em baixas rotações… e curso curto nos dá potência. aí, vai do gosto de cada um. eu curto um girador, tanto que sou fã do 996cc dos fiat (lampredi...), isso apesar de ter um corsa 1.6, que não é um bom girador, e torcudo de baixo giro.
eduardo, concordo que o corsa 1.6 poderia ser mais girador... mas isso acho que o 1.6 16v tinha debom, não ?? se não me engano ele tinha menos curso..... ou o bloco dele é igual ao do 8vó não tenho essa informação…. alguém sabe?
obs: lembro da sua sorte com o astra...
ainda bem que a urucubaca saiu de perto de mim nos últimos tempos... apesar q soquei meu corsa na cancela da faculdade, no mês passado... tá me acostumando já.
[]s
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sim, o bloco é igual. pode montar cabeçote 16v do tigra ou corsa gsi em bloco de corsa 8v q é plug and play
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muito relativo tudo isto…
se você me falar que quer montar um motor aspirado de competição, para girar 9500 rpm, 10.000 rpm, 11.000 rpm e por ai vai, eu te diria que um bom comeão é procurar algo com r/l baixo, na cilindrada adequada para a sua utilização.
agora, no mundo real(vulgo brasil), onde o padrão são os motores de 1.6l até 2.2l equipados com turbocompressores, girando 7000rpm se tanto, relação r/l não é uma coisa que vai enterrar o seu projeto...
e a relação em si, acaba não mostrando muita coisa.
quando você an?lisa o carro em questão como um todo(o conjunto), um 0,312 pode passar despercebido... como também um 0,29x pode ser bem incomodo.
e a grande questáo, na minha opnião, é o por que das montadoras adotarem r/l x ou r/l y.
o que é fácil para nés(menor que 0,3 é bom, maior é ruim) não é tão simples assim para os egenheiros.
tirando um poucos do ?specto frio da tal relação r/l , estamos falando b?sicamente do comprimento das bielas e do curso do vira.
acontece que nem sempre um r/l alto é ruim , ou uma mancada dos engenheiros .
se formos estudar a fundo, descobriremos a influ?ncia da relação comprimento das bielas x curso do vira no que diz respeito a questão do torque, que por sua vez afeta a dirigibilidade de maneira brutal.
e tem muito mais coisa imbutida nisso ai, até chegar a questão da facilidade de montagem, barateamento de custos e etc...
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a r/l é importante no momento em que ela incomoda
minha m?e tem um meriva 1.8 (gm familia i versão 1.0) e neste caso a r/l incomoda muuuito. o carro acelera sempre de forma xoxa e não tem como arrancar rapidinho.
quando a rotação passa dos 3000rpm as vibrações do motor tomam conta do veículo e instintivamente troco de marcha. isso significa que o espaço de condução entre a potência xoxa e o ru?do do motor me obrigam a andar entre 1500-2800 rotações. fico extremamente irritado pois me sinto motorista de ?nibus.
segue aqui as novas alterações deste motor:
entre as diversas novidades da nova geração do motor 1.8 l flexpower destacamos:
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novo cabeçote do motor com balancins roletados, tuchos menores e mais leves e válvulas com hastes de menor di?metro.
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coletor de admissão passou a ser confeccionado de pl?stico, que entre outras vantagens apresenta menor peso.
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novo sistema de injeção eletrúnica, seq?encial.
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coletor de escape, do tipo tubular, que reduz o tempo de aquecimento do catalisador, diminuindo os ?ndices de emissões.
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o virabrequim aumentou os contrapesos de quatro para oito, resultando em diminuição dos néveis de ru?do e de vibrações, além de proporcionar maior suavidade de funcionamento.
bah, eles estão usando todas as soluções possíveis para corrigir um motor que fundalmente tem problemas.
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o antigo motor 1.6 sr alemão do golf tinha uma relação r/l excelente, bloco de alumínio, etc… mas todo mundo achava manco, foi só substituir o alemão de alumínio pelo brasileiro de ferro fundido, stroker com pistões mamadeira, que o povo gostou, pois o povo sente o torque no po e não potência.
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essa eu assino embaixo, o golf mk4 1.6 os primeiros sao muitos lisos, mantive 190km/h-200km/h no velocimetro durante uns 10 min e o motor girava sem stress algum.
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resumidamente ?
r/l ruim = (teoricamente)
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pistões que esfregam mais dentro do cilindro = desgaste maior de cilindro e saia de pistão (menor vida útil)
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vibrações = desagradável manter rotações elevadas (não quer dizer que não consiga subir o giro, só vibra nessa condição).
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maior perda = na mesma cilindrada mantendo curso e di?metro iguais a potência acontece (teoricamente) numa rotação menor (e como p = t x rpm) e consequentemente é menor que com r/l adequado.
com cambio longo todas essas características são amenizadas (afinal 80 a 90% do uso de um carro, mesmo usado na porrada é entre ml e 4.000rpm).
o que me leva a pensar…se vc deseja melhorar um carro aspro, escolher um de r/l ruim é um péssimo caminho...se desejar melhorar com turbo pode ser uma opção se tiver um cambio longo o bastante pra que vc fique normalmente fora dessa condição de giro alto.
ou seja r/l ruim num é o fim do mundo... mas é algo que vc precisa analisar ... a gm usou um montana 1.8 com cabeçote 16v na mil milhas e teve bom resultado (obvio, mais da falta de competitividade dos outros que mérito do motor/conjunto) apelando pra um cambio longo que permitia encher velocidade final apenas nos 3/4 do final da reta
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