Ap turbo de corrida
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correr 30 min é diferente de correr 300 min, não se esque?a disso…
e porsches, audis, etc. não são a nossa realidade aqui....se vc for ver o q tem dentro dos motores dos ponteiros vc
isso não é a nossa realidade? mas até audi quattro foi cidato
ja que estamos falando de carros do nosso mundo …
so mais um fusca aspirado para correr em pista
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qual carro?
dependendo do carro e prova, naum dah pra usar muita pressão, pois fica muito ruim controlar o carro em sa?da de curva.
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essa é a maior preocupação, pois o carro pesa 600kg e muita potência o carro ia ficar pior p/ guiar, por isso o lance do booster, pq mesmo em uma corrida de longa duração tem horas que vc precisa de mais pressão.
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antes de tudo eu diria que tem que dimensionar a potência do carro com o chão que ele tem. não adianta um gol ter mais de 200cv se a suspensão não estiver dimensionada para tal.
te dou um exemplo prático, coloquei meu carro de rua (turbo > 200cv) na pista de tarumã. eu faão a curva a uns 120km/h e tenho que esperar até sair dela para acelerar novamente, se eu acelerar no meio da curva os pneus ficam patinando. o resultado é que sempre sobra potência e o desgaste dos pneus é absurdo
no mesmo dia peguei um corsinha de corrida com motor original (92cv), suspensão toda trabalhada e peso aliviado (900kg). na prática eu fazia as curvas a mais de 140km/h (os pilotos fazem a 165km/h) e os pneus não se gastam nunca
numa prova de longa duração eu diria que um carro leve, com boa suspensão, econômico e durável valem mais que outro com muita potência.
e tem mais, se é pela diversão, é muito mais legal chegar em último lugar do que um carro quebrado no meio da corrida. não tem a menor gra?a
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algum problema com a sua tocada. ando no autrodromo do rio a muito tempo e já fiz eventos com carros turbo, turbinados e aspirados, acelerador nao é on / off, basta vc saber administrar q fica muito mais gostoso andar com turbo q com aspro na pista.
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dinas vc ja tem o chassi?
qual chassi q eh?
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o fato de se ter um chassi, eh metade do caminho para coloca a potencia no solo.
da mais detalhes dele.
eu ainda vou participar das mil milhas.
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o fato de se ter um chassi, eh metade do caminho para coloca a potencia no solo.
da mais detalhes dele.
eu ainda vou participar das mil milhas.
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o carro não é meu, infelizmente ? de um colega de spo carro é um aldee spyder e a intenção é correr as mil milhas.
estou de acordo com o anderson turbo na pista se bm dimensionado fica show e só p/ lembrar que um aldee spyder se não me engano aspirao tem 210 cv. por isso a idéia de fazer um c/ 240 + booster p/ 300cv.
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q caixa pretende usar?
pega um ap com bloco alto, coloca o cabecote 16v e anda com um kilo.
boster pra 0,5 1k e 1,5k
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o carro en questão é muito leve, acredito que un ap com uns 200cv no po e un booster pra uns 250 até mesmo 300 seria interesante
sendo que este booster só seria usado no caso de uma reta ou ultrapassagen, pois si for usado frecuentemente, não teria, caixa, motor, etc que aguentem o traco.
un motor com uma taxa de uns 8.5 e 0.8bar de presão com turbina bem escolhida e un otimo intercooler e booster pra uns 1.4bar ficaria show.
item como radiador, intercooler, são coisas fundamentais, apesar de eu nao entender do assunto, essa é minha opinião, não adianta ter 350cv e não conceguir levar pro shão e nem chegar ao fim de prova.
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ja que a idéia é booster, coloca eles nas marchas.. por exemplo: 3a = 0.8bar, 4a = 1 bar, 5a = 1.5 bar…
assim, qndo vc estiver em curvas de baixa, pode acelerar nas saidas sem medo, ao invós de ter o 1 bar constante...
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e a durabilidade?
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resumo de durabilidade
carter seco, intercooler, radiador de oleo e bom gerenciamento de ponto de ignicao e injecao de combustivel.
caixa com bomba de oleo externa e radiador.
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q caixa pretende usar?
pega um ap com bloco alto, coloca o cabecote 16v e anda com um kilo.
boster pra 0,5 1k e 1,5k
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isso ae, e quebra nas primeiras horas da prova
ja que a idéia é booster, coloca eles nas marchas.. por exemplo: 3a = 0.8bar, 4a = 1 bar, 5a = 1.5 bar…
assim, qndo vc estiver em curvas de baixa, pode acelerar nas saidas sem medo, ao invós de ter o 1 bar constante...
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bem, meu pitaco, com base nos turbos originais eh que quanto mais proximo do corte de giro em carga maxima, a pressao vai caindo (se for possivel utilizar controle eletronico de pressao) pra aliviar a pressao em cima dos componentes…
resumo de durabilidade
carter seco, intercooler, radiador de oleo e bom gerenciamento de ponto de ignicao e injecao de combustivel.
caixa com bomba de oleo externa e radiador.
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isso ae… se fosse assim, as porsches nao rodariam com 0.7 bar (as de corrida)...
e olha que nao sao qualquer ap (antes que me apedrejem, sou apezeiro e tenho 1).
maaaaaaas, como sao pontos de vista diferentes, e eu sou um cara mto conservador, podem me apedrejar a vontade eh eh eh ... meu motorzin vai ter uns 7 de taxa (ta calculado entre 7,2 - 7,8) mas a ctz msm soh vamos ter qnd for cubicar...
cx. quente grande, eixo idem, pra deixar tudo livre em alta e pode empurrar a quinta sem derreter nada .. eh eh eh
abracos
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he he he he
só pra começar a conversar, cambio de ap turbo arrega?a até em aceleradas espor?dicas. não é uma questao de se vai quebrar , e sim qdo vai quebrar.
imagina num autodromo, enxendo todas as marchas ate perto do corte e reduzindo até a m?e o tempo todo. =]
negada, andar com carro aspirado em longa dura?ao é bastante tranquilo. seja ap ou qq otro motor.
agora, se quer colocar um turbo na brincadeira, prepara o bolso pq vai grana pra deixar confiavel, controlavel e duravel. prepara o bolso, ou o guincho.
de cada 10 ap turbo que largam as mil milhas 11 nao terminam.