Escolhendo turbina
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dae povo… na minha opinião, para se escolher uma turbina para um motor deve-se levar em conta inúmeros fatores...
mas toda ajuda é bem-vinda:
pessoal, achei esse material anexo sobre como escolher turbina, e ele está
de acordo com aquele material que o westphal enviou sobre turbos.
baseado nessas f?rmulas e material, fiz essa planilha anexa. basta alterar
os valores que estão em vermelho, e os resultados estão em azul. ainda é o
b?sico, mas já ajuda a ter uma noção da turbina. dpois podemos melhorar. se alguém puder comentar, criticar, melhorar (sem complicações, faz favor),
ajudaria.
nesse material ele usa 3 pontos para aplicar no mapa, sendo:
ponto 1, rpm máximo e pressão máxima
ponto 2, 75% do rpm máximo e pressão máxima
ponto 3, 50% do rpm máximo e pressão máxima
tem outra linha de pensamento que usa outros 3 pontos.
ponto 1, rpm máximo e pressão máxima
ponto 2, rpm em que a pressão estabiliza na máxima e pressão máxima
ponto 3, rpm em que a turbina começa a encher e pressão inicial, no caso, 0,1bar.
isso fica a gosto do fregu?s. você pode usar quantos pontos quiser.
fiquei com uma dúvida. tem a f?rmula para achar o cfm do motor sem pressão. no caso, (cid x rpm x 0,5 x ve ) / 1728 = cfm
ok mas, o que acontece quando temos o cabeçote trabalhado?
essa f?rmula só leva em consideração o tamanho do motor, mas esquece do
cabeçote. ou o trabalho no cabeçote mudaria a efici?ncia volum?trica do
motor (ve)? como podemos aplicar o valor do fluxo do cabeçote, quando medimos no banco de fluxo? tipo, já vi gente dizer que tem cabeçote de 110 cfm.
no site da garrett diz assim sobre o ve: typical numbers for peak volumetric efficiency (ve) range in the 95%-99% for modern 4-valve heads, to 88% - 95% for 2-valve designs.
valeu,
eduardo pinheiro
manaus-am
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material: http://rapidshare.de/files/7394296/forced_induction.doc.html
planilha: http://rapidshare.de/files/7394354/calcula…_turbo.xls.html
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ve: typical numbers for peak volumetric efficiency (ve) range in the 95%-99% for modern 4-valve heads, to 88% - 95% for 2-valve designs.
informações gen?ricas não contam num projeto específico.
ou se segue a risca ou nem se perde tempo brincando de fazer continha só pra ficar na ilusão que descobriu a am?rica.
a única forma de se descobrir a ev de um motor é pondo ele no dinam?metro de bancada. fora isso, tudo é chute pro alto. estimativa é a mesma coisa que chute, só q tem mais sólabas.
se alguem discorda, então que me mostre e me prove qual a ev de cada motor, pode até ser do motor do próprio carro de uso di?rio.
quero ver
**obs: se alguem vier criticar meu comentário, que venha com o valor da ev do motor do próprio carro ou então nem fale nada.
cansei de ver gente só falando de estimativas, aproximações e outros bla bla blas que não provam nada de concreto e só servem pra iludir as pessoas.**
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informações gen?ricas não contam num projeto específico.
ou se segue a risca ou nem se perde tempo brincando de fazer continha só pra ficar na ilusão que descobriu a am?rica.
a única forma de se descobrir a ev de um motor é pondo ele no dinam?metro de bancada. fora isso, tudo é chute pro alto. estimativa é a mesma coisa que chute, só q tem mais sólabas.
se alguem discorda, então que me mostre e me prove qual a ev de cada motor, pode até ser do motor do próprio carro de uso di?rio.
quero ver
**obs: se alguem vier criticar meu comentário, que venha com o valor da ev do motor do próprio carro ou então nem fale nada.
cansei de ver gente só falando de estimativas, aproximações e outros bla bla blas que não provam nada de concreto e só servem pra iludir as pessoas.**
[snapback]376269[/snapback]
calma caio.. calma..
tendo a potencia gerada numa rpm tal da pra calcular a eficiencia volumetrica com confiabilidade
e essa ev nao eh constante, obvio… deve ser a ev no pico de torque (evmax) ou no pico de potencia... aih nao sei, pq tambem nao li ehehhehehehe...
abracos
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até agora não vi ninguem postar a ev do proprio motor q tem no carro. só leio bla bla bla e ninguem prova nada por a+b.
ah, vc ja pos seu motor no dino pra saber a evó então como vai calcular? pq se não fzr tudo certinho, ja sabe: é estimativa (nome bonitinho pra palavra chute ).
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informações gen?ricas não contam num projeto específico.
ou se segue a risca ou nem se perde tempo brincando de fazer continha só pra ficar na ilusão que descobriu a am?rica.
a única forma de se descobrir a ev de um motor é pondo ele no dinam?metro de bancada. fora isso, tudo é chute pro alto. estimativa é a mesma coisa que chute, só q tem mais sólabas.
se alguem discorda, então que me mostre e me prove qual a ev de cada motor, pode até ser do motor do próprio carro de uso di?rio.
quero ver?
**obs: se alguem vier criticar meu comentário, que venha com o valor da ev do motor do próprio carro ou então nem fale nada.
cansei de ver gente só falando de estimativas, aproximações e outros bla bla blas que não provam nada de concreto e só servem pra iludir as pessoas.**
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viajando um pouco em relação a ve…hehehe....será que tem erro tão grande em se estimar a ve, tipo, no dynodesktop, a ponto de ter um erro significante na escolha da turbina?
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viajando um pouco em relação a ve…hehehe....será que tem erro tão grande em se estimar a ve, tipo, no dynodesktop, a ponto de ter um erro significante na escolha da turbina?
[snapback]376582[/snapback]
pra mim, se é pra fzr as contas no int?ito de se ter um resultado preciso e descisivo, que se tenha todos os valores corretos em mãos, e não valores estimados .
se não tiver, aborte a missão e procure alguem que tenha conhecimentos práticos em turbocompressores e preparação de motores pra ajudar na escolha do equipamento. do contrario, o cara vai estar chutando tb. e quem é bom de chute é só jogador de futebol, e não preparador de motor.
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nessas horas entra em cena uma pessoa conhecida como preparador . melhor ter humildade e perguntar pra quem conhece, do que ficar fazendo continha, achar que domina a técnica e por um turbo errado no motor hehehe ai monta o carro, o troão se arrasta e acaba tendo que trocar de turbo.
incrivel, mas todos caras (inclusive tem gente q entra aqui no forum as vzs) que ja vi fazendo esses calculos te?ricos de turbo nunca montaram um carro que andasse igual aos montados por preparadores.
queria eu q as coisas fossem tão simples e belas, onde bastasse pegar um mapa + uma formula e pronto, ta ai o turbo ideal pro tal carro
quem sabe um dia, qdo os dinamometros de bancada sejam vendidos em supermercados e qdo os motores dos carros sejam fixados com velcro de forma a vc tirar o motor do seu carro pra descobrir o ev dele (e não de outro motor parecido ) e ai sim poder usar a formula pra escolher o melhor turbo…
enquanto isso não acontece, prefiro viver a realidade.