Dosador, como regular essa torneira moderninha ?
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vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso vai a 3,7 bar de pressão....
então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia...
uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?
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o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.
qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.
alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.
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seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.
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o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.
qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.
seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.
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perai que isso é grave
vc nunca escutou falar porque não é correto ou porque não faz ? porque eu garanto que dependendo da regulagem (que nos topicos anteriores já vi que estava fazendo errado, eu deveria desligar o vacuo) ele faz exatamente isso
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perai que isso é grave
vc nunca escutou falar porque não é correto ou porque não faz ? porque eu garanto que dependendo da regulagem (que nos topicos anteriores já vi que estava fazendo errado, eu deveria desligar o vacuo) ele faz exatamente isso
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nunca escutei falar e menos ainda vi de perto isso acontecer num sistema de alimentação (aspro) em perfeito estado.
expliquei q com o vacuo no dosador o retorno abre mais, e com isso a pressão tem que cair e não subir.
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nunca escutei falar e menos ainda vi de perto isso acontecer num sistema de alimentação (aspro) em perfeito estado.
expliquei q com o vacuo no dosador o retorno abre mais, e com isso a pressão tem que cair e não subir.
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num é que sobe de 1bar pra 3.7bar e sim baixa de 3.7 pra 1bar na lenta, pelo que eu entendi, o motor dele tá assim
lenta = 1bar
pisou = 3.7bar
final = não sei
isso deve ser por que na hora de regular, pode ser q desligarom o vacuo e regularom pra 3.7bar ai ligarom o vacuo e fecharom a regulagen de alta e com isso ele puxa a membrana e abre o retorno baixando a presão, ai quando ele solta o po fica en 1bar e quando pisa vai pra 3.7bar e quano o turbo sopra a presão sobe so não sei pra quando, agoro o lance da presão cair num sei si entendi bem, mais si é tipo assim,
vc sai com o carro e vai pisando e estabiliza o acelerador, quando o carro atingir a velocidade na qual o motor não faz tanta força pra manter o carro, a carga do motor diminui mesmo mantendo o acelerador, e com isso dá mais vacuo dentro do coletor fazendo com que o dosador abra o retorno baixando a presão, pra confirmar si é isso mesmo, quando acontecer, basta dar uma pisadinha de leve e prasão tem q subir denovo.
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num é que sobe de 1bar pra 3.7bar e sim baixa de 3.7 pra 1bar na lenta, pelo que eu entendi, o motor dele tá assim
lenta = 1bar
pisou = 3.7bar
final = não sei
isso deve ser por que na hora de regular, pode ser q desligarom o vacuo e regularom pra 3.7bar ai ligarom o vacuo e fecharom a regulagen de alta e com isso ele puxa a membrana e abre o retorno baixando a presão, ai quando ele solta o po fica en 1bar e quando pisa vai pra 3.7bar e quano o turbo sopra a presão sobe so não sei pra quando, agoro o lance da presão cair num sei si entendi bem, mais si é tipo assim,
vc sai com o carro e vai pisando e estabiliza o acelerador, quando o carro atingir a velocidade na qual o motor não faz tanta força pra manter o carro, a carga do motor diminui mesmo mantendo o acelerador, e com isso dá mais vacuo dentro do coletor fazendo com que o dosador abra o retorno baixando a presão, pra confirmar si é isso mesmo, quando acontecer, basta dar uma pisadinha de leve e prasão tem q subir denovo.
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uai, se ta com 1 bar na lenta e vai pra 3,7 bar qdo acelera, então a pressão sobe sim né marcio…
podem ter feito o q vc disse, mas não entendo como pode alterar tanto a pressão, subir quase quatro vezes em cima do inicial. isso parece até motor turbo com dosador pressurizado.
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uai, se ta com 1 bar na lenta e vai pra 3,7 bar qdo acelera, então a pressão sobe sim né marcio…
podem ter feito o q vc disse, mas não entendo como pode alterar tanto a pressão, subir quase quatro vezes em cima do inicial. isso parece até motor turbo com dosador pressurizado.
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pode ser q o hpi dele tenha mola mais fraca, e com isso o vacuo que vem pela mangueirinha q tá ligada no coletor vence puxar a membrana e abrir o retorno, tambein achei uma variação bem grande, normalmente o dosador concegue baixar até 1.5bar tirando o po do acelerador, ais baixar cuase 3bar é bastante.
analisei agora e usando uma mola mais fraca seria posivel baixar mais a presão ao colocar vacuo na mangueira, mais quando tira-se ele com a mola mais fraca tambein seria dificil essa variação de presão, pois a mola não teria força o suficiente pra fechar o retorno.
mais como ja foi falado, que dosador é complicado de se entender. o que eu ja apanhei de un pora de un hpi é coisa de louco.
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aproveitando o passeio.
ka, tipo, eu pensei en subtituir meu regulador de presão original pro un dosador, qual eu teria q usar, sendo q en lenta preciso 2bar, pisou tem q ir pra 3bar e depois quando o turbo soprar acompanha a presão, tipo 3bar mais 1bar de turbo dar un total de 4bar de combustivel
teria q ser un hpi? si for, como preceder a regulagen? pois si eu regular 3bar nele sem vacuo nem presão e depois ligar o vacuo e regular o de alta pra baixar pra 2bar quando o turbo soprar 1bar ele vai subir 1bar tambein ja que baixou 1bar??
si for um hp. como seria, pois ele só tem a regulagen principal né? ou tem a de alta tambein? si é que tem, qual a diferença entre o hp e o hpi?
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pessoal, só pra deixar claro uma coisa.
esque?am a regulagem atual, porque pelo vi ta toda errada, nego não regulou com o diabo do vacuo desligado e ficou tentando acertar o diao do hpi como se fosse um hp….
ou seja, eu vou regular como vc postou marcio, desligando o vacuo, regulando a final (parafuso grande), reconectando o vacuo e mexendo no parafuso menor até jogar pra minima... é isso né?
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pessoal, só pra deixar claro uma coisa.
esque?am a regulagem atual, porque pelo vi ta toda errada, nego não regulou com o diabo do vacuo desligado e ficou tentando acertar o diao do hpi como se fosse um hp….
ou seja, eu vou regular como vc postou marcio, desligando o vacuo, regulando a final (parafuso grande), reconectando o vacuo e mexendo no parafuso menor até jogar pra minima... é isso né?
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olha, essa regulagem que falei é mais pra turbo cara, e só pra começar a regulagen, pelo menos eu fasso assim
apos fazer o procedimento que vc sitou, vc tem q sair e ver como se comporta o carro, si ele precisa mais na baixa, media ou alta, si for en alta ou baixa vc tem q mener no parafuso pequeno e si for en media, ou seja, antes da turbina entrar ai vc mexe no grande, tendo como concecuencia ter q regular tudo denovo, pois ao mudar ele muda tudo.
o melhor a fazer é procurar a presão que melhor alimenta. tanto en baixa, medias e alta isso num é uma tarefa facil, mais dá pra fazer, o procedimento que citei num digo ser o exato, mais é o qual eu usei pra regular com hpi, faz pouco tempo estive brincando com un gol caixa com ap 1.8 e injeção mi, deixei inicial baixo, e alimentei pelo hpi com bicos 962 sem chapinha, apimentou bem até 0.8bar, mais q isso não coloquei por que a turbina mesmo não aguentaria
mais fiz assim.
desliguei a mangueira de vacuo e fui aumentando a presão até ele pegar e segurar lenta, apos saber a presão que ele ficava bem na lenta, subi ela e liguei o vacuo e regulei pelo parafuso pequeno de maneira a manter a presão na lenta, ai sai com o carro, pisei e tudo blz, passou de lenta pra media sem problemas, o turbo começou a soprar e foi tranquilo até 0.5bar ai deu falta, parrei e fiz apertei os dois parafusos, aumentando a presão no grande e diminuindo no pequeno, pois ao apertar ele aumenta o vacuo e baixa mais a presão desta forma manteu a presão que tinha constatado no inicio q seria presão boa pra lenta, ai sai com o carro e pisei e novamente deu falta, só que ja com 0.8bar perto dos 6k, parrei e repeti o procedimento, só que dai deu uma pequena engordade en media, ai peguei e diminuir un pouco o parafuso grande, ficou un pouco menos na lenta, mais ficou com mistura boa desde lenta até a alta com 0.8bar começando com 1.5bar na lenta e en alta bateu 5.5bar pra alimentar os 0.8bar
mais o lance é assim, num tem como eu te dizer, aumenta en tal e diminui en tal, o lance é ir buscando o melhor ponto, tipo, aumentar no grande, diminuir no pequeno, e vice-versa, só assim pra acertar, pois talvez vc fassa como falei antes e deixe muito gordo en media, ou até mesmo ficar pobre en alta e rico em baixa, vc vai ter q ir buscando o melhor acerto, é cansativo, mais é divertido.
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aproveitando o passeio.
ka, tipo, eu pensei en subtituir meu regulador de presão original pro un dosador, qual eu teria q usar, sendo q en lenta preciso 2bar, pisou tem q ir pra 3bar e depois quando o turbo soprar acompanha a presão, tipo 3bar mais 1bar de turbo dar un total de 4bar de combustivel
teria q ser un hpi? si for, como preceder a regulagen? pois si eu regular 3bar nele sem vacuo nem presão e depois ligar o vacuo e regular o de alta pra baixar pra 2bar quando o turbo soprar 1bar ele vai subir 1bar tambein ja que baixou 1bar??
si for um hp. como seria, pois ele só tem a regulagen principal né? ou tem a de alta tambein? si é que tem, qual a diferença entre o hp e o hpi?
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marcio, o tempra turbo vem com um regulador de pressão que tem regulagem da pressão inicial, e no mais, funciona como os outros originais.
t+
eduardo pinheiro
manaus-am
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mais o lance é assim, num tem como eu te dizer, aumenta en tal e diminui en tal, o lance é ir buscando o melhor ponto, tipo, aumentar no grande, diminuir no pequeno, e vice-versa, só assim pra acertar, pois talvez vc fassa como falei antes e deixe muito gordo en media, ou até mesmo ficar pobre en alta e rico em baixa, vc vai ter q ir buscando o melhor acerto, é cansativo, mais é divertido.
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mas com certeza… a parte divertida é essa
o acerto mas o fil? é a tecnica que vc passou... é isso ai que eu precisava nego mexe nessas coisas a cegas sem nem fazer o lance do vacuo é foda...
? aquilo, eu pensei assim... se é tão facil, se nego sabe isso... a minha pergunta é simples, bom, pelo visto... tem mais misterios e tecnicas sobre o hp/hpi do que se imaginava... e vou dizer mais... nego caga na cabeça dos dosadores sem se quer saber usar e regular... eita mund?o....
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marcio, o tempra turbo vem com um regulador de pressão que tem regulagem da pressão inicial, e no mais, funciona como os outros originais.
t+
eduardo pinheiro
manaus-am
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tinha lido en algum lugar sobre isso, só que não encontri nem um vou ver si fasso o teste com un hpi pra ver si ele sobe a presão certinha, mais tá achando que vai ter q ser o hp pra fazer isso.
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mas com certeza… a parte divertida é essa
o acerto mas o fil? é a tecnica que vc passou... é isso ai que eu precisava nego mexe nessas coisas a cegas sem nem fazer o lance do vacuo é foda...
? aquilo, eu pensei assim... se é tão facil, se nego sabe isso... a minha pergunta é simples, bom, pelo visto... tem mais misterios e tecnicas sobre o hp/hpi do que se imaginava... e vou dizer mais... nego caga na cabeça dos dosadores sem se quer saber usar e regular... eita mund?o....
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? só ir fazendo mais ou menos naquele esquema, eu fasso assim por que foi o metodo mais facil q encontrei pra não ir no chute mesmo, quem me explicou isso foi un preparador de cascavel, tudo bem que no dia que ele falou eu e ele estavamos meio mais deu pra aprender e ja fiz na pratica e funcionou
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o dosador funciona seguindo a lei da fisica a seguir p = f/a ( ou seja a relação entre as áreas do embolo é que dá a precisão do ajuste, desta forma um dosador de grande di?metro tende a ter um ajuste mais preciso e fino do que um de di?metro pequeno.)
bem, isto explica como a pressão/vócuo aplicado a entrada do dosador multiplica e tem força suficiente pra vedaro retorno e fazer a pressão de combustivel subir.
agora vamos pensar em termos de pressão absoluta e não relativa como estamos acostumados.
a pressão atmosf?rica aproximaremos pra 1bar, então temos 2 opções
1- o dosador ligado ao coletor (onde existe vócuo = na verdade pressão menor do que a atmosf?rica)
neste caso qdo variamos a posição da borboleta variamos a pressão que existe no coletor e que será multiplicada para gerar a pressão de combustivel.
assim digamos que com a tomada de vêcuo/pressão desligada tenhamos 3bar de pressão de combustivel, ao ligar a tomada de vêcuo e sabendo que tipicamente num motor temos vêcuo no coletor na casa dos 500 a 600mbar, veremos que a pressão inicial cair? próximo a este valor indo de 3bar pra algo perto de 2,5 bar, ao abrir a borboleta totalmente teremos pressão atmosf?rica na tomada de vêcuo passando a ter novamente 3bar pressão de combustivel, no caso de um motor turbo com digamos 0,7bar de boost teriamos 3 + 0,7 = 3,7bar de pressão de combustivel.
ao inserir um parafuso atuando no diafragma modificamos a força que a membrana faz e portanto modificamos a pressão de combustivel somando qto mais força inserirmos no sistema (parafuso sendo apertado) pois ajudamos a fechar o retorno.
a partir de agora temos um dosador hp, que vc pode alterar a pressão inicial somando ou diminuindo um valor em relação a pressão no coletor, pois a tomada de vêcuo/pressão se transforma numa força (como vimos f = p x a) que somada a força do parafuso veda o retorno de combustivel aumetnando a pressão.
bem, temos uma pressão que sobe linearmente a pressão/vócuo no coletor somando-as.
agora inseriremos no sistema um bleeder (vazamento controlado) de forma a eliminarmos uma porção da forca que evita fechar o retorno, aumentando a pressão de combustivel de forma progressiva…temos agora um hpi.
agora temos um sistema que varia a pressão linear (vc soma ou diminui a pressão) atravṍs do parafuso central e outro que varia proporcionalmente a pressão (atraves do bleeder), traduzindo isso em numeros temos uma equação do tipo pcomb = axpcoletor + b, na qual a relação de multiplicação depende da relação da área (dimensões do dosador), vamos exemplificar:
digamos que temos para a alimentação perfeita de um carro turbo com 1bar de pressão:
em marcha lenta:
pcomb = 1bar
pcol = 0,5bar
com 1bar de boost
pcomb = 6bar
pcol = 2bar (1bar de boost + 1 bar atmosf?rico)
resolvendo as equações 1 = 0,5a + b e 6 = 2bar + b
teremos que a = 3,333 e b = -0,666
agora vem o interessante, qual será a pressão de combustivel quando o motor estiver na fase de transição entre aspro e turbo é ou seja com pcol = 1bar
bem, de posse dos valores de a e b podemos calcular a partir de
pcomb = 3,33pcol -0,666
pcomb = 3,333 x 1 - 0,666 = 2,33 bar
como sabemos a razão de enriquecimento é dada aproximadamente por v2 = v1 x (p2/p1)^0,5
assim ao passar da fasre aspro pra turbo teremos um enriquecimento de
v2 = v1 x (2,333/1)^0,5 = 1,527, ou seja quase 53% a mais de combustável do que em ml, fora o enriquecimento que existe no mapeamento.
comparando com o enriquecimento que o dosador normal faria:
(lembrando que a pressão é apenas diferencial em ml teremos algo perto de 2,6bar de pressão de combustivel e 3,0 bar de pressãocom plena carga)
v2 = v1 x ( 3/2,6) ^0,5 = 1,074 ou seja o enriquecimento necessário é de apenas 7% sobre o mapeamento.
assim vemos que o enriquecimento do hpi foi 1,527 /1,074 = 1,422 ou seja 42% maior do que o necessário por isso carros montados apenas com hpi podem apresentar problemas de dirigibilidade e consumo acentuado pois a alimentação só fica perfeita em 2 extremos com plena carga e potência máxima (pressão de turbo total) ou em marcha lenta (pouca pressão no coletor), ficando rica demais no meio.
obvio que mudando o tamanho dos bicos vc muda a pressão inicial e final necessária e acaba mudando estes valores, mas a idéia é essa e vc?s podem brincar a vontade e descobrir que sempre a mistura fica mais rica do que o necessário usando hpi....
mas porque então se usa muito nos eua esse tipo de eqiupamento ?
simples, lá as pressões de turbo são bem mais baixas e não existe a possibilidade de se converter pra alcool então temos pouca variação no tamanho dos bicos e nas pressões de combustável o que faz lá funcionar a contento (embor ainda exista algum enriquecimento na transição)
fazendo as contas para um carro a gasolina, mantendo o combustivel e com pressão de turbo de 7psi (0,48bar, o padrão americano de kit b?sico onde não se usa suplementar)
vamos supor que serão adotados bicos 15% maiores na preparação, desta forma a pressão inicial terá que abaixar estes 15% a mais de combustivel:
v2 = 0,85 v1 => (p2/p1)^0,5 = 0,85 => p2 = 0,722p1
para simplificar vamos adotar que a pressão inicial seja 2,6bar e a final 3bar (sem turbo)
assim a pressão inicial vai ser abaixada de 2,6bar para 1,88bar ...arredondaremos para 2bar pois isto nos dar? um enriquecimento de menos de 1% sobre o original calculado.
para alimentar a pressão de 7psi vamos supor que seja necessário um enriquecimento linear (isso não acontece, mas como é impossível saber pois varia de motor a motor pdemos simplificar para efeitos de estimativa como é o caso) assim precisar?amos aumentar cerca de 50% a vazão com estes 0,5bar de turbo, como os bicos são 15% maiores resta a pressão de combustivel ser aumentada em cerca de 35%
novamente
v2 = 1,35 v1 => (p2/p1)^0,5 = 1,35 => p2 = 1,822p1
ou seja a pressão final de combustivel será 5,5bar
calculando a formula de relação de pcomb = 3,5pcol -0,25
assim ao termos pcol = 1bar (atmosf?rico) teremos pcomb = 3,25bar
o enriquecimento nesta situação será dado por (3,25/3)^0,5 = 1,04
como os bicos são 15% maiores teremos: v2= 1,15 x 1,04 v1= 1,19v1
calculando o enriquecimento para as pressões originais
v2 = v1 x (3/2,6)^0,5 = 1,074
assim o enriquecimento na transição da fase aspro pra turbo será de
1,19v1/1.074v1 = 1,108; ou seja menos de 11%
estes 11% a mais de vazão ainda na fase aspro (mas já mudando pra turbo)servem para aumentar a potência do carro e melhorar a resposta e são facilmente queimados pois ainda representam um fator lambda bem abaixo do limite por excesso
se vc aliar um remapeamento vc percebe facilmente que pode aumentar a pressão inicial e diminuir a pressão final com ganho de consumo (aumenta a pressão inicial o que melhora a atomização do combustivel o que ajuda em economia) e durabilidade da bomba de combustivel pois pode trabalhar com pressão final bem menor
observação: os valores apresentados acima são apenas especulativos e podem não representar a realidade dos fatos, ainda nenhum dos valores acim são considerados seguros e devem ser adotados sem o conhecimento de que ao assumir estes valores pode ocorrer quebra do motor.
texto postado inicialmente no caraudiobrasil.com.br
eu estava escrevendo este texto já a um bom tempo a pedido de um conhecido... como tinha prometido a ele postar no outro forum coloquei a fonte que apesar de ser minha tbm, mas deve ser respeitada por questáes de ?tica.
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ainda bem que vc testou… chapado é sinistro.
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rsrs, agora o over falou bem certinho como proceder. a merda é que en vez de eu participar das aulas de matematica ia no bar tomar cerveja, resultado, num entendi cuase nada.
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rsrs, agora o over falou bem certinho como proceder. a merda é que en vez de eu participar das aulas de matematica ia no bar tomar cerveja, resultado, num entendi cuase nada.
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o alcool me fez viajar o bastante pra entender matem?tica e f?sica