Bielas forjadas
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pq bielas de aluminio forjadas são só pra dragster?
o argumento q não servem pra rua pq sofrem deformação permanente ao meu ver nao é vêdio, pq pelo visto, nesse tipo de motor a biela seria dimensionada para tensão última, o limite de resist?ncia. então, está previsto no projeto esfor?os q ultrapassam limite de escoamento do material utilizado.
certo ou tem alguma coisa q eu não pensei?pq só existem virabrequins de aío, até na f1 pelo q pesquisei , tit?nio não é usado, visto que é o metal q tem a melhor relação resistencia/massa especifica.
isso tem alguma coisa a ver com o q eu não sei sobre a biela de aluminio? -
pq bielas de aluminio forjadas são só pra dragster?
o argumento q não servem pra rua pq sofrem deformação permanente ao meu ver nao é vêdio, pq pelo visto, nesse tipo de motor a biela seria dimensionada para tensão última, o limite de resist?ncia. então, está previsto no projeto esfor?os q ultrapassam limite de escoamento do material utilizado.
certo ou tem alguma coisa q eu não pensei?pq só existem virabrequins de aío, até na f1 pelo q pesquisei , tit?nio não é usado, visto que é o metal q tem a melhor relação resistencia/massa especifica.
isso tem alguma coisa a ver com o q eu não sei sobre a biela de aluminio?
[snapback]404883[/snapback]vida em fadiga. mais cedo ou mais tarde a biela em alumínio vai quebrar, vc não consegue dimension?-la corretamente para uma vida infinita.
elas aguentam a tensão e são super leves, mas aguentam poucos ciclos, inviável para uso em rua.
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alguns autores chegam a afirmar que o alumínio nem tem resist?ncia a fadiga e que a partir do 1? ciclo já começam a surgir micro-fissuras e que isso não tem solução, embora uma solução tempor?ria para isso seria faz?-las bem grossas para que a fissura demorasse mais tempo para part?-la.
será que a parte do pistão onde se apoia o pino não sofre igualmente?
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e bielas de tit?nio?
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e bielas de tit?nio?
[snapback]404940[/snapback]são usadas na f1. parece que tem a melhor relação peso/resist?ncia para o que se propoe na f1, mas algumas bielas em ligas de aão conseguem ser mais resit?ntes com menor volume, mesmo que com mais peso.
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o virabrequim de aão na f1 é usado, aasim como nos comandos desses carros, por força do regulamento, mas não sei qual liga seria usado caso o regulamento fosse mais aberto.
[snapback]404932[/snapback]se o regulamento fosse aberto nem teria comando de valvulas rs já existe pesquisas de abertura de valvula elétrica, parecido com um bico injetor
obs.: é incrável que até na f1 é preciso ter um regulamento para diminuir a vantagem pra quem tem + $$$ acho que arrancada no brasil é a única categoria e que ninguem é de ninguem rs é original que dá pra erguer a traseira sozinho, entre outras cachoradas que o pessoal daqui sabe
abraço,
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sei que o regulamento obriga que os eixos comandos de válvulas sejam de aío, mas não sei se obrigam que sejam de aão caso existam, dando opção de exitir em aão ou não existir.
acho que foi em 2000 que a renault veio com essa idéia e após o comunicado dela a honda e ferrari soltaram comunicados parecidos dizendo que iriam fazer acionadores semelhantes. na época o engenheiro responsável da bmw disse que na altura isso não iria funcionar, pois os acionadores eram pesados e seriam 10 bem na parte cr?tica que são nos cabeçotes e prejudicaria o centro de gravidade do carro, sem contar que esquentariam demais e necessitariam de um sistema eletrico de 42v com bateria e alternador mais pesados, se bem que na f1 usam alternador de terras raras a tempos.
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este tipo e acionamento foi proibido pelo regulamento
o fato de o sistema não estar desenvolvido hoje é justamente por eles ainda não ter derramado alguns milhões em cima pra desenvolver por restrição do regulamento
abraço,
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eu acho que em vez de teram cortado 2 cilindros do motor, deveriam ter deixado os v10 3.0 e proibido o retorno pneum?tico, aí sim eu queria ver aqueles motores conseguirem girar.
[snapback]404961[/snapback]desculpe a ignorancia, mas do q q se trata?
tks
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uma curiosidade que tenho na f1 é o acionamento da borboleta. dizem que o sistema de controle de tração está todo lá. mas o regulamento diz que a posição entre o pedal e as borboletas deve ser fixo, mesmo que não linear, então se o piloto está sentando o po, a borboleta não deveria variar para evitar as patinagens.
sei que o diferencial também tem que ter o blocante fixo e não variável como no wrc.
e os pneus com aquelas rodinhas aro 13 . dizem que se não for assim, não haveria ar suficiente no pneu para dissipar calor e para suportar a pressão aerodin?mica nas altas velocidades.
e o cx com as rodas expostas que chega a 1,2 em m?naco. é como disse o luca montezemolo. a aerodin?mica de um f1 está mais para avião do que para carro.
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e os pneus com aquelas rodinhas aro 13 . dizem que se não for assim, não haveria ar suficiente no pneu para dissipar calor e para suportar a pressão aerodin?mica nas altas velocidades.
[snapback]405171[/snapback]
na cart as velocidades eram bem mais altas< as rodas maiores e os pneus mais baixos
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na cart as velocidades eram bem mais altas< as rodas maiores e os pneus mais baixos
[snapback]405253[/snapback]mas não usavam tanto down-force, os freios não aqueciam tanto, o carro não freava tanto e curvava tanto e batia muito mais vento naquela velocidade.
e a roda na cart que é 15 deve ser assim para acondicionar um disco de aão que é maior do que os de carbono da f1.
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mas não usavam tanto down-force, os freios não aqueciam tanto, o carro não freava tanto e curvava tanto e batia muito mais vento naquela velocidade.
e a roda na cart que é 15 deve ser assim para acondicionar um disco de aão que é maior do que os de carbono da f1.
[snapback]405312[/snapback]os freios até não aquecem tanto nos ovais, mas o downforce do f1 não é maior. e nem melhor. os cart usavam assoalho curvo e efeito solo. na f1 isso é proibido.
e se dobravam mais ou menos, sinceramente não sei.