Booster em turbo carburado
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pra fzr um tutorial, preciso de um carburador original pra fzr as fotos. se alguem tiver um, pode estar com corrosão e tal, me envie pelo correio.
mesmo assim, o fabio lima (q manja mto de carburação) postou esquemas de econostatos algumas vzs. e tava bem explicativo. sem contar q eu tb ja postei fotos de 3e e weber com econostatos ja montados.
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ka, esse primeiro tabajara porco que eu postei aí dá pra fazer por duzentão, sem linha extra, mas… sou todo ouvidos (olhos, na verdade ), se alguém fizer o tutorial do econostato. conforme já frisei antes, minha experiencia com bura se limita a montar/desmontar/trocar gicle, coisa bem b?sica mesmo. me senti o máximo o dia que consegui fazer sozinho o sistema de acionamento mecânico do 2o. estágio de um 2e... (aquele esquema da chapinha com uma mola, sabe?).
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pra fzr um tutorial, preciso de um carburador original pra fzr as fotos. se alguem tiver um, pode estar com corrosão e tal, me envie pelo correio.
mesmo assim, o fabio lima (q manja mto de carburação) postou esquemas de econostatos algumas vzs. e tava bem explicativo. sem contar q eu tb ja postei fotos de 3e e weber com econostatos ja montados.
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vamos te mandar o dele, ai vc ja manda pronto de volta e lucramos en dobro, tutorial e o bura ja feito por alguem q entende. bricadeira, ele ta en poa e eu no paraguay rsrs.
mais vc num tem fotos ai de algum 3e q vc tenha feito
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dae galera, reuni alguns links sobre econostatos e sobre a parte basica de um carbura aki, verdadeiras aulas de carburação… carol arrepiando nas explicações pra variar rsrsrs...
venturis - parte basica do carb
carburação, canetas, venturis etc
por favor, acertar um carbura não é só mexer nos econostatos.
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dae galera, reuni alguns links sobre econostatos e sobre a parte basica de um carbura aki, verdadeiras aulas de carburação… carol arrepiando nas explicações pra variar rsrsrs...
venturis - parte basica do carb
carburação, canetas, venturis etc
por favor, acertar um carbura não é só mexer nos econostatos.
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pois é, ajustar a alimentação de um motor é algo pra ser feito por alguem que conhe?a o motor por inteiro, que tenha capacidade de sentir no po as respostas do motor a cada modificação feita no ajuste.
se a pessoa não conhe?er a fundo o motor e o funcionamento do sistema de alimentação, aconselho a primeiro estudar muito como funciona um carburador, e só depois que se conhecer tudo sobre ele, ai sim se parta pra fazer alterações.
do contrario, vão surgir cada vez mais dúvidas e riscos pra saude do motor do carro.
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marcio, fala para o seu amigo comprar o meu digipulse qualquer duvida manda uma mp pra mim. ta nos classificados ;-)
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esse lance dos econostatos eu acho realmente fantastico, mas da trabalho para quem não tem a manha. normal hoje em dia é o preparador não conhecer as receitas para bura, já e existe o recurso dos controladores, que são baratos e permitem um acerto melhor ainda. caso o preparador seja da velha guarda e conhe?a as receitas (pq tem muita diferença entra saber como funciona e saber a receita para funcionar 100% certo), otimo.
chato do econostato é que vc não tem como achar um ajuste totalmente perfeito, a não ser que vc a cada acelerada pare o carro para abrir o carburador e fazer modificações ate ficar perfeito. mesmo assim, em dias muito quentes ou muitos frios vc vai estar travado naquele acerto ali. se tiver um controlador + bico, basta de dentro do carro mesmo fazer a correção.
mas isso é questão de gosto. ;-)
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pessoal aqui no ne eh piolho de carburador…
acredito nao que ka falou...,
tem muuuuuito carro aqui, alias a maioria... que anda na pista com 1.5 k no pe, 1.o booster p/ 2.2 e ainda um ultimo (que as vezes so eh usado na ultima puxada) pra 2.8~3.0 kg... tudo no metanol e com 3e...
claro que eh meio gordo em baixa, mas nada absurdo, o segredo eh o acerto e os econostatos...
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esse lance dos econostatos eu acho realmente fantastico, mas da trabalho para quem não tem a manha. normal hoje em dia é o preparador não conhecer as receitas para bura, já e existe o recurso dos controladores, que são baratos e permitem um acerto melhor ainda. caso o preparador seja da velha guarda e conhe?a as receitas (pq tem muita diferença entra saber como funciona e saber a receita para funcionar 100% certo), otimo.
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existem mecânicos e existem preparadores. o primeiro acha que sabe fzr e te obriga a comprar um monte de coisa cara só pra vc ter um rendimento normal e nada de execpcional, ja o segundo realmente é q sabe como preparar um motor, vc vai comprar só o excencial, e o resto fica a cargo da compet?ncia dele.
fzr a alimentação de um motor em cima de controladores é algo? acho q vc não viu as contas na ponta do lapis de qto custa pra por um bico auxiliar funcionando num motor…
chato do econostato é que vc não tem como achar um ajuste totalmente perfeito, a não ser que vc a cada acelerada pare o carro para abrir o carburador e fazer modificações ate ficar perfeito. mesmo assim, em dias muito quentes ou muitos frios vc vai estar travado naquele acerto ali. se tiver um controlador + bico, basta de dentro do carro mesmo fazer a correção.
mas isso é questão de gosto. ;-)
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não é bem assim anderson, o ajuste fino sempre vai ficar a cargo da giglagem e do ajuste de mistura.
o trabalho q vc tem pra ajustar um bura continuar? sendo exatamente o mesmo, vc nem vai tocar no econostato se não quiser.
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ka, vc acha isso pq usa o seu carro em puxadas de rua e estrada. eu que preciso de um carro linear em vêrios pontos do acelerador, para alimentar o motor corretamente em curvas de raio curto, m?dio e longo, alem de ter que compromisso com sa?das de curva rápidas mais sem pedal no fundo, acabo dependendo de um controlador para achar um acerto legal. e olha, vou te falar que não é fácil como o pessoal pensa não, ate vir um acerto bom leva bastante tempo e muitas voltas na pista. utilizando econostato e partindo (isso eu nem deveria comentar) de um acerto perfeito de carburação, não sei como o carro se comportatia. entendo que com o aumento de pressão o econostato vê puxando e cuspindo mais ou menos combustivel, mas de qualquer forma, tem momentos em que vc tem que definir x combustivel para x pressão / rpm e fazer isso com um controlador é muito mais fácil que fazer dando alicatadas na ponta de um caninho. ;-)
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ka, vc acha isso pq usa o seu carro em puxadas de rua e estrada. eu que preciso de um carro linear em vêrios pontos do acelerador, para alimentar o motor corretamente em curvas de raio curto, m?dio e longo, alem de ter que compromisso com sa?das de curva rápidas mais sem pedal no fundo, acabo dependendo de um controlador para achar um acerto legal. e olha, vou te falar que não é fácil como o pessoal pensa não, ate vir um acerto bom leva bastante tempo e muitas voltas na pista. utilizando econostato e partindo (isso eu nem deveria comentar) de um acerto perfeito de carburação, não sei como o carro se comportatia. entendo que com o aumento de pressão o econostato vê puxando e cuspindo mais ou menos combustivel, mas de qualquer forma, tem momentos em que vc tem que definir x combustivel para x pressão / rpm e fazer isso com um controlador é muito mais fácil que fazer dando alicatadas na ponta de um caninho. ;-)
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anderson, meu carro acelera tão liso qto um carro original injetado. se vc der uma volta e eu disser pra vc a ali tem uma ie com 4 bicos vc não iria duvidar.
meu carro (e nem os outros carburados daqui) não anda dando trancos e engasopadas (só 1 carro daqui é q anda assim pq o dono curte).
venha pra ca um dia e mude seus conceitos de carro turbo carburado
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anderson, meu carro acelera tão liso qto um carro original injetado. se vc der uma volta e eu disser pra vc a ali tem uma ie com 4 bicos vc não iria duvidar.
meu carro (e nem os outros carburados daqui) não anda dando trancos e engasopadas (só 1 carro daqui é q anda assim pq o dono curte).
venha pra ca um dia e mude seus conceitos de carro turbo carburado
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mas quem estava falando disso? serio, isso nem chamo de acerto, se algum preparador entraga o carro assim para o cliente, então é hora de procurar outro lugar para mexer no carro.
eu estava falando de progressividade em estagios do acelerador que certamente andando na rua ou estrava vcs vão sentir. vc sabe q seu carro é bem acertado e não tem buracos, blz mas eu digo q se vc levar ele para pista e espetar um controlador + bico extra, certamente vai querer fazer alguma correção em determinado ponto do autodromo.
sem criticas ka, estamos debatendo e não brigando. apoio o seu sistema e vejo vantagens em custo / beneficio, mas dizer que é o melhor para acerto fino em turbo-carburado, não ?.
ah… meu carro tambem é liso como se fosse injetado. quando ligo pela manhã, não é nem necessario ficar segurando o acelerador ate o motor aquecer. tenho certeza que os carros ai de santos são muito bons, mas lembre-se que não é somente ai que tem gente que gosta e entende do assunto, o fórum é legal justamente pq usuários trocam dicas e todos os lados ganham com isso pq ficam cada vez mais especializados.
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então anderson, carro liso, sem engasgos ou buracos = carro progressivo, bom de andar e bastante controlavel. e isso não é graças a ter ou não bico extra, e sim por uma regulagem bem feita do conjunto, e não só do carburador.
ah, ng ta brigando não hehehehe relaxa
qto a opnião de acerto fino em carburado , desculpe mas não concordo contigo e novamente te convido pra vir aqui ver motores turbo carburados muito bem acertados, progressivos e até dáceis de se guiar. e sem nada de bico extra, tudo só no bom e velho carburador. vc pode pensar que a melhor forma ainda é usando sistema eletronico em cima, talvez por ainda não ter visto (não é zoação e nem na maldade) um carburador feitinho como vc imagina ja ter visto e achar que aquilo era o máximo que se chegaria com um bura.
mas quem estava falando disso? serio, isso nem chamo de acerto, se algum preparador entraga o carro assim para o cliente, então é hora de procurar outro lugar para mexer no carro.
eu estava falando de progressividade em estagios do acelerador que certamente andando na rua ou estrava vcs vão sentir. vc sabe q seu carro é bem acertado e não tem buracos, blz mas eu digo q se vc levar ele para pista e espetar um controlador + bico extra, certamente vai querer fazer alguma correção em determinado ponto do autodromo.
sem criticas ka, estamos debatendo e não brigando. apoio o seu sistema e vejo vantagens em custo / beneficio, mas dizer que é o melhor para acerto fino em turbo-carburado, não ?.
ah… meu carro tambem é liso como se fosse injetado. quando ligo pela manhã, não é nem necessario ficar segurando o acelerador ate o motor aquecer. tenho certeza que os carros ai de santos são muito bons, mas lembre-se que não é somente ai que tem gente que gosta e entende do assunto, o fórum é legal justamente pq usuários trocam dicas e todos os lados ganham com isso pq ficam cada vez mais especializados.
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estamos batendo na mesma tecla ka. :-)
um santana 1989 quando saia de fabrica era mega acetadinho e sem buraco algum não é mesmo??? então, partindo disso a gente pode dizer que carburador com buracos ou gordo d+ é imcompetencia do preparador. nisso vc já concordou comigo e eu contigo. blz
agora, oq estamos debatendo aqui é o uso do controlado ser ou não necessario. eu estou dizendo que não é necessario para todo mundo e que a maioria das pessoas pode se contentar com um econostato bem acertadinho para alimentar media e alta. porem, isso não me atenderia 100% pq uso o carro em autodromo e seu da necessidade de correção rápida para acerto em pista. para se ter ideia, pela manha o carro esta de uma forma e pela tarde já muda o acerto só por conta da temparatura. com econostato vc ajusta o carro para andar 100% perfeito naquela situação, mas e quando muda o clima, como faz??? continua bom? sim, claro q continua, mas não vai continuar perfeito para render oq rendia no momento em que vc acertou.
entendeu meu ponto??? :-)
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estamos batendo na mesma tecla ka. :-)
um santana 1989 quando saia de fabrica era mega acetadinho e sem buraco algum não é mesmo??? então, partindo disso a gente pode dizer que carburador com buracos ou gordo d+ é imcompetencia do preparador. nisso vc já concordou comigo e eu contigo. blz
agora, oq estamos debatendo aqui é o uso do controlado ser ou não necessario. eu estou dizendo que não é necessario para todo mundo e que a maioria das pessoas pode se contentar com um econostato bem acertadinho para alimentar media e alta. porem, isso não me atenderia 100% pq uso o carro em autodromo e seu da necessidade de correção rápida para acerto em pista. para se ter ideia, pela manha o carro esta de uma forma e pela tarde já muda o acerto só por conta da temparatura. com econostato vc ajusta o carro para andar 100% perfeito naquela situação, mas e quando muda o clima, como faz??? continua bom? sim, claro q continua, mas não vai continuar perfeito para render oq rendia no momento em que vc acertou.
entendeu meu ponto??? :-)
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isso eu tinha entendido anderson, claro q acertar o carburador da mais trabalho do q mudar um mapinha de alimentação no gerenciador. só que um sistema custa r$ 3,00 pra ser feito, ja o outro…prepara coisa de 1400 reais pra montar certinho.
qto a velocidade de correção de mistura , é outro ponto q o carburador trabalhando sozinho consegue vantagem, ja que tudo ali trabalha sob efeitos de vêcuo. mais vacuo = mais combustivel aspirado. e não tem lentidão alguma nesse processo a ponto de justificar usar um sistema eletronico em cima.
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realmente, lentidão não existe, mas vêcuo + combustivel, mas ai é q ta mais quanto??? isso vai da calibragem q vc vai fazer na ponta do econostato e essa calibragem é fixa. ou seja, existe progressividade de entrada de combustivel mas só ate certo ponto. um mapa de combustivel (mesmo basico como vc faz num modulo his) é de grande utilidade para vc dizer que quer mais combustivel no ponto x e menos no ponto y. nem sempre uma curva de subida constante de combustivel é o ideial, ate pq, conforme vc vai acelerando a pressão vai subindo e o combustivel vai sendo injetado pelo econostato. já num esquema com his, conforme sobe o giro, vc da mais combustivel, mas só ate certo ponto, pq quando esta com rpm muito alto vc já tem é q tirar ti já q o modulo le pulso de bobina e vai estar fazendo uma leitura frenetica. nisso q vc acha o acerto fino que o econostado não pode dar.
as vzs vc não esta de po no fundo (uma curva de raio longo por ex) e tem pouca pressão e o ecnostato não cospe oq deveria, mas vc não pode fazer um ajuste nele para essa faixa de pressão pq quando der po no fundo vai faltar combustivel. endendo q a solução seja outro econostato, mas olha o trabalho q isso da???
1.400 reias num controlador de bico? acho q não, olha só:
his: r$ 450,00
bico single (gol 1.8 alcool): r$ 100,00
suporte para o bico: r$ 30,00
total: r$ 580,00
nada de outro mundo para um acerto rapido, fino e que vc pode alterar de dentro do carro.
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perguntinha anderson…
como controla o ponto? anda com o ponto de gasolina?
pq his naum atrasa ponto....
e sua injecao original naum atrasa o suficiente se o ponto estiver corretamente regulado , por exemplo pro alcool....
acho que o preco que ele se referiu foi pra colocar um com atraso de ponto...
mas parece que o papo eh combustivel, mas eu falo que ponto tb eh importantissimo ...
naum to comprando ideia de ninguem... to soh perguntando....