Booster em turbo carburado
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opa, vamu lá… heheheh... :-)
quando eu disse q o sistema acima era bom e eu utilizava, já tava falando do sistema com 2 linhas. realmente esse lance de usar a mesma linha para o bura e para o bico não tem como ser funcional. tanto é que estavamos debatendo sobre preão de componentes para criação de uma linha extra. no meu carro eu tenho 2 linhas independentes, uma com bomba de gti para o bura e outra para o bico, com a bomba original do carro. essa do bico fica travada em cerca de 3 bar que é a pressão correta para trabalho do bico mono. para travar em 3 bar eu não usei um dosador hpi que eu tinha sobrando, na verdade ele não ta nem com vacuo ligado, ele ta lá só para travar em 3 bar mesmo.... para isso qualquer dosador de 35 da conta numa boa. e mais, nem manometro é necessario colocar, uma vez q vc vai travar a pressão. quando fizer uma leitura ruim de ar/comb, basta verificar a pressão do sistema extra.
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o motor é turbo? não esque?a que o bico precisa do diferencial de pressão de forma q a pressão de combustivel dele se mantenha sempre 2 bar (pressão padrão de trabalho do bico onde se obtem a vazão padr?o) acima da pressão de turbo, isso é regra e obrigatério, não tem como fugir disso.
dessa forma precisa de um dosador hpi ou hp + bomba + linha toda individual.
deixar a pressão do bico fixa não é o certo, vc vai conseguir a vazão total desse bico só até a pressão do turbo sair do zero. dai em diante qto mais o turbo pressuriza, menos o bico consegue vencer a pressão dentro da pressurização e com isso o volume de injeção vai caindo cada vez mais e comprometendo a alimentação do motor.
o manometro de pressão se faz necessário tanto como item de segurança, qto como ferramenta de ajuste, ele é tão necessário qto o manometro da linha principal, ja que vc pode ter muito ou pouco combustivel vindo tanto do bura qto do bico.
linha de combustivel vc pode fazer com mangueira de nilon especial para linha de combustivel, custa muuuuuito barato e fica muito melhor de prender no carro, alem de não dobrar facil.
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vc se refere a tubos de tecalon? é o mesmo que se usa em conduite de freios de caminhões, realmente muito resistente é pressão alta, porem, se vc dobrar ele…ja era, ele quebra. usei esse material a uns anos, é bom qdo a linha não tem nenhuma curva fechada ou passe perto de algum ponto de calor, pois esse material derrete.
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ka, se vc meter mais de 3 bar em um bico sigle desses de gol ou kadett eles travam
meu carro anda com 3 bar fixos no bico extra e para vc ter ideia, se eu abusar muito na his o carro chega a engazopar em alta dificuldade para chegar combustivel não tem mesmo.
não sei se estamos falando da mesma linha de combustivel, acredito que não. o materia que eu falo é somente para uso com combustivel e se dobrar ele não quebra.
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e claro q é turbo né hehehehe…
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ka, se vc meter mais de 3 bar em um bico sigle desses de gol ou kadett eles travam
meu carro anda com 3 bar fixos no bico extra e para vc ter ideia, se eu abusar muito na his o carro chega a engazopar em alta dificuldade para chegar combustivel não tem mesmo.
não sei se estamos falando da mesma linha de combustivel, acredito que não. o materia que eu falo é somente para uso com combustivel e se dobrar ele não quebra.
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não trava não anderson. tenho um de monza e um de gol na saveiro. 6,5 bar em cima deles, mas isso é só nos picos, por isso q eles aguentam. e todo mundo usa assim. o proprio ivo (do celta) usava 7,5 bar em cima dos bicos brancos.
se usar pressão fixa, a vazão vai cair drasticamente qdo o turbo soprar. isso é regra anderson. vc esta cometendo exatamente o mesmo erro q cometi a uns 7 anos atras.
pare e pense com muuuuita calma no que estou te falando sobre diferenciais de pressão, é bem ai q vc esta se perdendo, esta simplesmente anulando o diferencial de pressão, exatamente como se fosse turbinar um motor injetado e não deixar a pressão dos bicos subir conforme a pressão do turbo sobe. pense nisso.
eu tb achava que assim era o esquema hehehe mas blz, ng nasceu sabendo, até o dia que uma pessoa chegou e me disse exatemente o q eu te disse no par?grafo acima
qto a tal mangueira, pode ser a mesma ou não. a q vc se refere tem parede fina, tipo 1mm e é toda lisa? não q seja ruim (lonje disso), só que da mais trabalho e exije mais cuidados.
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oi ka,
meu carro trabalha com pressão maxima de 1,5 bar, acho q então os 3 bar do bico estão de bom tamanho né?
nada, a mangueira não tem parede fina não (sei qual é essa), mesmo se vc morder ela não achata depois tiro uma fotos e mando para vc.
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oi ka,
meu carro trabalha com pressão maxima de 1,5 bar, acho q então os 3 bar do bico estão de bom tamanho né?
nada, a mangueira não tem parede fina não (sei qual é essa), mesmo se vc morder ela não achata depois tiro uma fotos e mando para vc.
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sim anderson, no seu caso não tem no que mexer, só tempo pelo seu bico ficar o tempo todo (e não só em picos) com 3 bar nas costas
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na verdade ele só entra em atividade em alta, se o vacuo do dosador estivesse ligado e controlando pressão para o bico, rapidamente bateria no pico de 3 bar, da? nem vale a pena mesmo.
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perguntinha anderson…
como controla o ponto? anda com o ponto de gasolina?
pq his naum atrasa ponto....
e sua injecao original naum atrasa o suficiente se o ponto estiver corretamente regulado , por exemplo pro alcool....
acho que o preco que ele se referiu foi pra colocar um com atraso de ponto...
mas parece que o papo eh combustivel, mas eu falo que ponto tb eh importantissimo ...
naum to comprando ideia de ninguem... to soh perguntando....
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opa, me desculpe meu amigo, no meio de tanta mensagem eu acabei não lendo a sua, só vi agora… :-)
respondendo:
meu carro não é injetado, uso 3e. his não mexe no ponto mesmo.
meu carro tem uma curvinha de avanço (aquele velho e conhecido trabalho das batentes do distribuidor) que leva o ponto maximo ate 25 graus.
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o motor é turbo? não esque?a que o bico precisa do diferencial de pressão de forma q a pressão de combustivel dele se mantenha sempre 2 bar (pressão padrão de trabalho do bico onde se obtem a vazão padr?o) acima da pressão de turbo, isso é regra e obrigatério, não tem como fugir disso.
dessa forma precisa de um dosador hpi ou hp + bomba + linha toda individual.
deixar a pressão do bico fixa não é o certo, vc vai conseguir a vazão total desse bico só até a pressão do turbo sair do zero. dai em diante qto mais o turbo pressuriza, menos o bico consegue vencer a pressão dentro da pressurização e com isso o volume de injeção vai caindo cada vez mais e comprometendo a alimentação do motor.
o manometro de pressão se faz necessário tanto como item de segurança, qto como ferramenta de ajuste, ele é tão necessário qto o manometro da linha principal, ja que vc pode ter muito ou pouco combustivel vindo tanto do bura qto do bico.
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quer dizer que uma bomba não consegue manter a pressão na linha com um dosador de 35 reais?
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sobre varios topics atras ( nem entrei direito no pp essa semana ) , sobre acerto de carbura sem suplementar, não é que econostato seja um negocio fixo, vc define e é aquilo…
tudo tem que funcionar junto no carbura senão nao vai, desanda.
vc tem de variaveis pra mexer e fazer uma curva de mistura x cfm perfeita ( essa curva abrageria todos angulos de abertura, pressão e rpm, uma vez que estes estão intimamante ligados ) :
econostatos: 1 ou mais, sendo como variaveis de acerto a posição, altura espessura do cano. no caso de mais de 1 econostato, dá pra regular cada um de um geito pra cada um cobrir determinada situação.
gicle de ar principal: controla a curva toda de enriquecimento de mistura.
caneta: controla tb a curva de enriquecimento, podendo fzer correções no meio da progressão.
gicle de combustivel: controla a quantidade de combustivel injetada
lembre-se que cada estagio podem ser alterados esses elementos, alem existem acertos a serem feitos em certos casos no difusor, na curva de abertura do segundo corpo...
ufa
dá trabalho mas com cteza fica bom...
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quer dizer que uma bomba não consegue manter a pressão na linha com um dosador de 35 reais?
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não marcos, vc entendeu mal. manter pressão constante na linha blz, qualquer dosador faz. mas não é de pressão constante (na linha) que se precisa em motor turbo, e ai só um dosador regulavel tipo hp ou hpi. não esquece q é um turbo carburado e não um turbo injetado onde o dosador fica na flauta.
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sobre varios topics atras ( nem entrei direito no pp essa semana ) , sobre acerto de carbura sem suplementar, não é que econostato seja um negocio fixo, vc define e é aquilo…
tudo tem que funcionar junto no carbura senão nao vai, desanda.
vc tem de variaveis pra mexer e fazer uma curva de mistura x cfm perfeita ( essa curva abrageria todos angulos de abertura, pressão e rpm, uma vez que estes estão intimamante ligados ) :
econostatos: 1 ou mais, sendo como variaveis de acerto a posição, altura espessura do cano. no caso de mais de 1 econostato, dá pra regular cada um de um geito pra cada um cobrir determinada situação.
gicle de ar principal: controla a curva toda de enriquecimento de mistura.
caneta: controla tb a curva de enriquecimento, podendo fzer correções no meio da progressão.
gicle de combustivel: controla a quantidade de combustivel injetada
lembre-se que cada estagio podem ser alterados esses elementos, alem existem acertos a serem feitos em certos casos no difusor, na curva de abertura do segundo corpo...
ufa
dá trabalho mas com cteza fica bom...
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não marcos, vc entendeu mal. manter pressão constante na linha blz, qualquer dosador faz. mas não é de pressão constante (na linha) que se precisa em motor turbo, e ai só um dosador regulavel tipo hp ou hpi. não esquece q é um turbo carburado e não um turbo injetado onde o dosador fica na flauta.
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mais o que vc estava falando que era um sistema meia boca e o anderson tentou lhe explicar mais vc pareceu que não quiz entender é que a segunda linha de combustivel com 1 bico extra mono não precisa de regulagem e na minha opinião está certo. um bico mono é projetado para trabalhar com 3bar na linha de combustivel constante, tendo uma bomba de combustivel boa e um dosador que mantenha esses 3 bar mesmo com o bico aberto, q é a função basica de todo dosador e o que toda bomba eletrica deve ter capacidade, já deve trabalhar perfeitamente essa linha extra.
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mais o que vc estava falando que era um sistema meia boca e o anderson tentou lhe explicar mais vc pareceu que não quiz entender é que a segunda linha de combustivel com 1 bico extra mono não precisa de regulagem e na minha opinião está certo.
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não q eu não quis entender filhote, conheão esses dois sistemas a fundo, sei como e porque cada um funciona ou não funciona a muitos anos. isso dai pra mim não é novidade nenhuma. nem tudo é questão de opnião , tem coisas que a parada funciona ou não funciona como se espera. esse é o fato ja mostrado no tópico e acho que vc é que não esta entendendo.
e infelizmente sua opnião esta equivocada. vc tb esquece que se precisa de diferencial de pressão qdo o turbo começa a soprar.
o que o anderson fez foi deixar a pressão do bico ja no máximo durante o tempo todo e nisso ele cancelou uma parte da progressão do sistema de injeção auxiliar que é comandado pela subida proporcional da pressão na linha de combustivel de acordo com q a pressão do turbo tb sobe.
um bico mono é projetado para trabalhar com 3bar na linha de combustivel constante,
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bico mono é feito para trabalhar com 1,0 a 1,5 bar (vw) e 2,0 bar (gm).
quem trabalha com 3 bar é bico multi.
tendo uma bomba de combustivel boa e um dosador que mantenha esses 3 bar mesmo com o bico aberto, q é a função basica de todo dosador e o que toda bomba eletrica deve ter capacidade, já deve trabalhar perfeitamente essa linha extra.
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não marcos, não é assim que funciona. na linha de combustivel vc precisa da pressão constante padrão do bico + a pressão do turbo.
turbo com 2 bar = 4 bar na linha de combustivel.
turbo com 1 bar = 3 bar na linha de combustivel.
turbo com 0,5 bar = 2,5 bar na linha de combustivel.
estranho vc que ja teve carro turbo injetado ainda ter dúvidas nessa parte, ja que alimentação auxiliar em motor turbo carburado e alimentação prim?ria em motor turbo injetado tem exatamente o mesmo principio de funcionamento.
ou no seu carro a pressão de combustivel tanto em lenta quanto @ 2 bar de turbo era a mesma?
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ka ta certo nesse ponto mesmo, tem q ter diferencial de pressão mesmo. o lance é q em casos como o meu, os 3 bar travados já atendem o perfeito funcionamento do bico em toda a curva, já q não uso mais de 1,5 bar, ai já existe o diferencial de pressão.
agora oq não acho certo de forma alguma é colocar um bico mono para trabalhar a 5 bar ou ate mais como o ka disse aqui q um usuário usa. ai acho melhor partir logo para o uso de bicos multi-ponto. bico quando trava da um preju…
sai do topico não ka, vamos negociar um acordo hahahahahahaha... :-)
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ka ta certo nesse ponto mesmo, tem q ter diferencial de pressão mesmo.? o lance é q em casos como o meu, os 3 bar travados já atendem o perfeito funcionamento do bico em toda a curva, já q não uso mais de 1,5 bar, ai já existe o diferencial de pressão.
agora oq não acho certo de forma alguma é colocar um bico mono para trabalhar a 5 bar ou ate mais como o ka disse aqui q um usuário usa. ai acho melhor partir logo para o uso de bicos multi-ponto.?? bico quando trava da um preju…
sai do topico não ka, vamos negociar um acordo ? hahahahahahaha... :-)
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vc postou isso pouco depois de uma mp q te enviei falando basicamente a meeesma coisa q vc postou sobre os dois métodos
qto a pressão no bico mono bater mais de 5 bar (dei um jeito de não passar de 4,5 bar de pico no meu carro), acredito q não de problema pelo fato de ficar poucos segundos nessa pressão, só no pico mesmo. ja tive problema de bico travar fechado (por causa de pressão muito alta na linha) qdo estava regulando o dosador. pena que bico multi não tem tanta vazão q o mono de monza, sem contar q esse bico branco ainda da pra praticamente se dobrar a vazão com a mesma pressão na linha