Mazda rx7 twinturbo foto
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entaum ka, isso nunca me falaram, mas foi o q eu tinah deduzindo, mas agora saindo um pouco do assunto do topico, quais os pros e contras das pulsativas e das mono, e pq naum tem caracois pulsativos em a/r pequeno tipo .42 ?
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o único contra das pulsativas é q pro sistema funcionar precisa de um coletor especial, onde se unem só os cilindros primos. ja com mono-fluxo basta juntar os quatro cilindros num canal simples e mandar pra turbina.
caracois pulsativos vc encontra: .36 - .48 - .58 - .63 - .68/.70 - .82 - .84 e por ai vai.
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o único contra das pulsativas é q pro sistema funcionar precisa de um coletor especial, onde se unem só os cilindros primos. ja com mono-fluxo basta juntar os quatro cilindros num canal simples e mandar pra turbina.
caracois pulsativos vc encontra: .36 - .48 - .58 - .63 - .68/.70 - .82 - .84 e por ai vai.
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se eu tivesse com grana sobrando … mandaria fazer um outro coletor para o meu carro só que de forma pulsativa.
os motores a ar já tem o problema do tamanho do coletor que atrapalham na hora de fazer a turbina girar ... e ainda por cima com um caracol mono a coisa fica complicada ... pelo menos com uma t pulsativa ... eu continuaria com pegada e nao amarraria em alta.
meu carro esta pegando bem em baixo e isso pq esta com uma .48 mono ... partindo para um esquema pulsativo seria possível até ousar em algo mais sovi?tico
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posso estar errado, mas:
considerando entradas e saidas acho que o esquema de fluxo seria o seguinte:
onde 01 seria a entrada da turbina com carca?a quente menor.
em 02 terçamos a saida de escape e da waste-gate, assim como em 03.
em 04 seria a entrada da turbina maior ou de alta.
as válvulas de al?vio (waste-gate) seriam controladas (sequencialmente) pela central e acho que não h? ligação entre os eixos das turbinas…..e nem mesmo no fluxo de escape. mas como disse acima: posso estar errado
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ok, vamos brincar de paint
posso tb está errado, isso é pura expeculação… o ideal seria uma foto frente e verso....
rx-7 tem 3 rotores.. logo tem 3 valvulas de escapes…
como dividir isso em 2 turbinasó tem que ser 2 saidas pra uma turbina (azul) e 1 pra outra... ou seja a que recebe 2 saidas tende a gerar pressao mais cedo...
entao qual turbina eu preciso aliviar para que ela não de mais pressao que a outra? a da direita... bazeado na pressao que qual turbina, pressao da turbina esquerda...
note que a tomada de pressao da wastwate vem da turbina da esquerda.. mais ela abre o port?o da turbina direita (que recebe 2 saidas de escape...)
a que recebe 2 saidas tem a caixa kente menor, o resto é juncao de escape (verde)
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a? hulk…............
a maioria dos rx-7 tem 2 rotores.........alguns poucos sairam com 3.......... até o novo rx-8 tem 2.........mas posso estar errado.......mais uma vez..........hehehehee.............
meu negócio é pistão.........
e a proposito: a mazda usa um marketing de baixa cilindrade e alta potencia dizendo que o motor wankel tem 1,3l e 250cv............
ela só não fala que são dois rotores de 1,3l.........hehehee.....
nos de 3 rotores temos quase 4.0 de cilindrada..........o que se equivaleria a um bom 6 cilindros.
abraão a todos...
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e a proposito: a mazda usa um marketing de baixa cilindrade e alta potencia dizendo que o motor wankel tem 1,3l e 250cv….........
ela só não fala que são dois rotores de 1,3l.........hehehee.....
nos de 3 rotores temos quase 4.0 de cilindrada..........o que se equivaleria a um bom 6 cilindros.
abraão a todos...
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são 2 rotores somando 1.3litro… mas ciclo wankel é bem diferente... 1.3 litros em um wankel é muita coisa...
acho que o unico a usar 3 rotores foi o 787b que correu (e ganhou ) le mans (edit errei o eunos cosmo tambem usou 3 rotores na rua )
achei isso sobre o turbo:
twin-turbocharged version of the 13b, the 13b-rew, became famous for its high output and low weight. the turbos were arranged sequentially using hitachi ht-12 turbos, with the primary providing boost until 4,500 rpm, and the secondary coming online afterwards.
ele era legal porque a mazda sofria pra fazer o torque aparecer cedo no wankel e ela matou ai... agora eu quero ver o rx8 turbo...
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são 2 rotores somando 1.3litro… mas ciclo wankel é bem diferente... 1.3 litros em um wankel é muita coisa...
acho que o unico a usar 3 rotores foi o 787b que correu (e ganhou ) le mans (edit errei o eunos cosmo tambem usou 3 rotores na rua )
achei isso sobre o turbo:
twin-turbocharged version of the 13b, the 13b-rew, became famous for its high output and low weight. the turbos were arranged sequentially using hitachi ht-12 turbos, with the primary providing boost until 4,500 rpm, and the secondary coming online afterwards.
ele era legal porque a mazda sofria pra fazer o torque aparecer cedo no wankel e ela matou ai... agora eu quero ver o rx8 turbo...
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sei…......mas o método que eles uzam de medição é como se os rotores fizessem apenas 2 tempos (da combust?o) e transformando num equivalente de motores 4 tempos, a cilindrada seria de 2.6l
tenho uma revista turbo e high tech performance falando sobre essa lenda de 1.3l ..... .....quer que eu escaneie pra vc ???
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sei…......mas o método que eles uzam de medição é como se os rotores fizessem apenas 2 tempos (da combust?o) e transformando num equivalente de motores 4 tempos, a cilindrada seria de 2.6l
tenho uma revista turbo e high tech performance falando sobre essa lenda de 1.3l ..... .....quer que eu escaneie pra vc ???
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perai huahuah nois dois tamo fazendo confusão… hehe
eu to respondendo o que vc disse de que o rx-7 tinha 2 rotores de 1.3l... não...são 2 rotores de acho que 654cc mas se for pra equivaler a um ciclo otto ai faz sentido... pelo que eu li eu entendi 1300cc fisicamente...
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perai huahuah nois dois tamo fazendo confusão… hehe
eu to respondendo o que vc disse de que o rx-7 tinha 2 rotores de 1.3l... não...são 2 rotores de acho que 654cc mas se for pra equivaler a um ciclo otto ai faz sentido... pelo que eu li eu entendi 1300cc fisicamente...
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? mais ou menos assim:
em um ciclo(giro completo) do wankel ocorre apenas uma combust?o, assim como nos motores de 2 tempos.
nos motores otto, o ciclo completo tem duas combustões.
sendo assim, se fossemos normatizar o wankel com um motor de pistões, terçamos que contar 2 ciclos dos rotores de 654cc.
resumindo, o motor wankel é mais rápido e como a capacidade volumetrica é determinada ela quantidade de mistura admitida, se em 1 segundo (exemplo) um ap consegue admitir 2.0l um motor wankel consegue admitir 2.6l mesmo tendo apenas 2 rotores de 654cc.
deu pra entender ???
vou achar a revista e posto a materia completa…..........fica melhor de entender.
ps: vc não acha muito milagre um motor 1.3l render 250 cv ??????????????
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mas vc concorda que mentindo eles não táo… no mesmo tempo ele admite mais mistura... mas qq medição do motor vc vai ter 1.300cc.
eu tinha dito lá em cima que pra um wankel é muita coisa 1.3... é covardia comparar com um 1.3 4t mas que é uma jogada publicitaria fantastica ?...
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só resumindo:
se vc jogar água dentro dos rotores do wankel ele ir? admitir 1.3 litros.
coloca ele trabalhando junto com um fiat fire 1.3l, por exemplo.
no mesmo tempo em que o fire tiver admitido e queimado 1.3l de mistura o motor wanket terá admitido e queimado 2.6l.
preciso ser mais claro que isso ? ?
ps: só tá querendo esclarecer pra quem por ventura não souber os milagres do wankel…..........hehehee............