Velas 3 x 1 eletrodos
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pessoal, tenho um gol 1.8mi, tem 49g, cabeçote mecanico preparado, escape, etc… roda no alcool mas a taxa ainda é de gasolina (10:1). uso as velas originais do 1.8mi, são ngk grau 5 e tem 3 eletrodos. um amigo mais experiente me disse pra comprar as velas de 1 eletrodo no mesmo grau (se for usar taxa de alcool grau 7) e usar 0,7mm de abertura, será que realmente são melhores que as de 3 eletrodos??
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a vantagem rea dessas velas é a maior durabilidade…..
no palio eu usava as super 4 q eram o dobro do preão das normais 1 eletrodo....
diziam q durava 60mkms...se chegava a isso eu não sei, mas 40 mkms qrodei tavam blzinha...
as origes eram pra serem trocadas a cada 20mkm..no final da brincadeira na questão custo não tinha desvantagem
não forma m?ltiplas fa?scas....ela corre pro eletrodo satélite que estiver mais fácil pra ela naquele momento...
meu ap usa ngk5 ou bosch8 d e3 eletrodos...
domingo a noite eu limpei elas e aproveitei pra ajustar a folga de eletrodos..pegeui um c?lire emprestado do lost e...me fã grand?o...não rola de aproximar/afastar estas tralhas..
o manual do polo diz folga entre 0,9 e 1,1.....as minha svelas estavam com 0,7....e uma delas tinha um único eletrodo mais afastado com 0,9
quer dizer..não posso ajustar a folga pq não dá..a não ser q eu force no método joselito
qdo passar numa auto-peças eu compro 4 de 1 eletrodo e acabo acertando....
a tão rezada vantagem dessas velas é durabilidade....na questão desempenho elas prometem partidas mais rápidas e menor quantidade de falhas de ignição, afinal tenho mais opções de caminhos ...
tinha folheto da bosch q descrevia economia de combustável em torno de 2% quando comparada?s velas de 1 único eletrodo no memso grau térmico
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2% é menos do que o desvio padrão de uma medição como essas…
e não adianta ter mais material pra gastar, se as sujeiras continuarão a se acumular da mesma maneira. eu não usaria a mesma vela pelo dobro ou triplo de tempo de uma normal. muito menos pagaria o dobro...
muito mais coerente e honesto com o cliente é usar 2 velas por cilindro, ai sim. agora isso está mais pra tunning do que para performance.
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nos motores de aviões antigos, da dácada de 60-70, como por xemplo os cessna 180, usava-se velas de 4 eletrodos. ali?s, eram 2 velas por cilindro, cada uma com 4 eletrodos. ignição era por platinado.
naquela época, se vc desligasse um dos platinados, a perda de potência era perceptável. muito mesmo. mas usava-se uma ignição antiquada.
hoje, com essas ignições por descarga capacitiva, penso eu que não haja mais tanta diferença.
[]s
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pensando em durabilidade ainda acho q valha a pena sob tais condições de preço…
o eletrodo satélite vai se desgastando e vc passa a tyer mais dificuldade pra fa?sca dar conta do recado
se eu tiver 4 eletrodos, pra fazer esta queima, então eu vou adiar este período de troca...
qto ao ac?mulo de carbonização, aí realmente não se tem muito pra onde correr....mas se vc partir do princ?pio q além dos 4 caminhos massa-satélite q a fa?sica pode percorrer....sujou um sobra os outros 3 (até a hora q não sobrar nennhum)...o central acaba sendo limpo , pois eu tenho desde a ponta dele até a base de isolação pra faisca pra algum dos lados... (claro q nessa condição vai ser uma faiscada tosca)
na de 1 eletrodo, só tem um caminho ...atrapalhou ele não sobrou alternativa....
o q mata nestas velas é vc não ter margem pra regular dist?ncia entre eletrodos...
o fato do eletrodo massa central ficar mais enterrado pro fundo da c?mara com essas velas poderia mudar algo na queima ou nem?
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mas então o que acham, pelo visto não terei nenhuma vantagem passando a usar velas de 1 eletrodo, acho que a unica vantagem é poder alterar o gap. essas minhas de 3 eletrodos já estao bastante rodadas tbm, acho que ja passaram dos 40mil km. pra rodar na gasolina com 10 de taxa e a configuração que descrevi no primeiro post, seria melhor grau 5 ou 6 ?? tenho guardada as originais de alcool grau 7 também de 3 eletrodos, mas só testei, o carro não ficou bom com elas e com a taxa baixa.
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eu mantive o grau térmico origes (rodo na gasola)….mas acho q no seu caso não tem pq mudar....vc não deve ter nem sombra de risco de detonação
só tá achando q esses 0,7 de dist?ncia q vc tá a fim de usar é conservador demais...o meu na gasolina tá especificado 0,9 a 1,1 no manual
deixa eu aproveitar....alguém tá afastando eletrodo desss velas de 2, 3 ou 4 satélites é a única forma q encontrei foi usar chave de fenda pra fazer ...mas aí pra quebrar a base de isolação do eletrodo central é um pulo...alavandca
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que eu saiba nao… mas elas, apesar de facilitar o centelhamento, roubam potencia...
se vc ja tem uma ignicao forte e não está preocupado se as velas vão durar 80000 km sem falhar, não vejo motivo pra o uso de velas multieletrodos...
a boa e barata bpxes ou ey da ngk, bem dimensionada, faz o estrago, é barata e facilmente regulável......
as de ponta de platina, paladio etc... tipo as egv sao melhores , mas pelo preco e resultado final... ainda fico com as es mesmo...
se existisse uma vela tipo bp9egv a um preco não-abusivo eu iria nela... mas nunca achei egv com o p na nomenclatura... todas tem o eletrodo escondido na rosca... o que esconde um pouco a centelha da camara de combustao... e são caaaaras...
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alguem sabe como faz pra alterar a distancia do eletrodo?? é na marra mesmo?? já tenho o calibre de laminas, minha duvida é só como afastar o eletrodo.
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alguem sabe como faz pra alterar a distancia do eletrodo?? é na marra mesmo?? já tenho o calibre de laminas, minha duvida é só como afastar o eletrodo.
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vela de 1 eletrodo? isso, na marra sim, mas com cuidado, sem pressa e com calma na hora de abrir. use uma chave de fenda fina e nunca a apoie na ceramica/na pontinha, apoie na borda da vela e abra bem aos poucos, faça a medição e feche (dando leves pancadinhas com o cabo da chave ou com um martelinho) tb bem suavemente se necessário.
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so questionar uma coisa, foi dito q sempre a faisca vai no mais facil tendo varios eletrodos….agora se um esta a 0,9mm e os demais 1,1mm, a faisca sera sempre no de 0,9mm, logo essa vela vai fritar esse eletrodo até o talo e ja era, vai ficar queimando um eletrodo por vez no caso?
agora q li nao to conseguindo entender a vantagem dessas velas....
eu imaginava q ela funcionasse abrindo 1 faisca menor contra todos os eletrodos, e assim abrindo 3 ou 4 frentes de chama q seja, garantindo a total queima mesmo, sem chance de carbonizacao ou desperdicio de combustivel
deixa aproveitar aki pra perguntar pra vcs, algum circuito pelo sensor hall poderia ser montado afim de funcionar como distribuidor?
partindo disso eu poderia fazer um esquema muito bruto tipo o q eu vi aki no forum mesmo de 1 bobina por camara?
eu teria vantagem nisso qnt a carbonizacao? aproveitamento de combustivel?
ou esse circuito q estou maquinando nao vai me servir de nada?