Dilatação dos pistões
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num motor original a gasolina todas as folgas são bem pequenas já prevendo a dilatação que ir? ocorrer naquele motor original. quando esse motor é turbinado, mais mistura vai sendo queimada. isso não faria a temperatura aumentar e o pistão dilatar mais do que o normal exigindo maior folga? o fato da mistura estar mais rica resolveria esse problema de maior mistura sendo queimada e mantendo a temperatura igual? isso só é conseguido com álcool ou deixando gasolina também se consegue? e se o motor já fosse originalmente a álcool?
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se vc passar da temperatura normal de trabalho dos pistões eles vão dilatar mais do que o previsto e podem:
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se ovalizar e ficar batendo saia
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se fundir com os cilindros
para evitar esses problemas é que se ajusta a mistura em néveis de segurança , pouco mais rico do que o ponto de pico máximo de potência, se usa velas mais frias (q dissipam o calor das c?maras mais rapidamente), intercooler, taxa mais baixa, avanço de ignição mais longe de limites de detonação…
tudo isso esta incluido no acerto do motor ao ser turbinado, tanto faz qual combustivel vc use, basta saber acertar.
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a temperatura média no motor vai continuar a mesma pois o sistema de arrefecimento continua com seus limitadores originais (temperatura de acionamento e desacionamento do eletroventilador, termost?tica, tamanho do radiador, etc;).
a temperatura dentro da c?mara (parte superior do pistão) é que ir? subir, mas a ordem de grandeza é pequena em relação a que já ocorre…
por exemplo um motor original a plena carga tem temperaturas médias na c?mara da ordem de uns 600/650?c (esse valor varia muito de acordo com cabeçote, projeto, etc passando de 1.100? de pico)...de 25?c pra 600/650?c não muda muito a ordem de grandeza pra 750/800?c que é o que costuma ter um motor turbo bem acertado de rua... o aumento é da ordem de 25% ainda dentro do aceitável... a partir do momento em que se aumenta mais esta temperatura vc tem problemas de detonação ou mesmo de temperatura de pico tão elevada dentro da c?mara que o material sofre derretimento o que passa a a ser um problema antes mesmo do que ocorrer? por dilatação.
como o ka disse aí em cima... faz parte do acerto do motor..ou mesmo de saber o que é viável e o que não ?...
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fabio, montei o motor do meu carro usando 0,8 decimos de mm de folga, os originais sao 0.3 decimos a folga, devido a pressao alta que uso. nunca perdi 1 pistao sequer por causa de temperatura
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0,8? e 0,3mm original??
ta faltando um zero ai nao?
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0,8? e 0,3mm original??
ta faltando um zero ai nao?
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creio q ele quis dizer 0,03…
o mew foi fechado com 0,06... e bate saia frio viw...