Dúvida sobre turbocompressores
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hm… tentei e achei isto http://www.preparados.com.br/forum/index.p…opic=9103&st=60
? esse mesmo?
mas ainda tenho algumas dúvidas… bom, vou listar oq lembro aqui, hehe.
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oq é eixo e rotor? picsó hehe
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oq eu ganho/perco com eixo grande/pequeno?
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oq eu ganho/perco com eixo grande/pequeno?
tipo, compressores grandes necessitam trabalhar com pressão alta? por exemplo, usar uma .70f num ap 1.8. pq eu teria de usar pressão alta?
hm, e isso acho que eu entendi... caixa quente muito pequena atrapalha o fluxo de motores de maior cilindrada, causando overspeed, bla bla bla? é isso? eauhae
se alguém tiver paciência de esclarecer essas dúvidas bestas, eu agradeceria, hehe
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rotor quente é chamado de eixo tb pq no processo de fabricação ele sofre uma fusão com o eixo.
rotor frio ou compressor é a parte fria, onde se capta e comprime o ar.
e sobre compressores sempre o ideal é se manter na ilha de melhor eficiencia(vide mapas de compressores)
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vit?o… o sistema turbocompressor é uma relação entre as peças...
eixo quente (como disseram é fundido junto com o rotor quente) dependendo do eixo usado vc tem um rotor diferente com maior di?metro, numero de pos , inclinação das pos, formato das pos, trim (relação entre o di?metro maior e menor).
o a/r é a mesma coisa dependendo do eixo usado uma .36 é normal...dependendo vai estrangular o escape um absurdo...
na parte fria acontece a mesma coisa...
o numero de pos por exemplo...se o eixo virar muito rápido, acima da velocidade do som (snme) a po sibsequente não empurra mais massa de ar pois está formado um vêcuo, aí a turbina perde rendimento... um mesmo rotor com trim, formato, di?metro que tenha uma po a menos teoricamente conseque empurrar mais ar a esta rpm, só que em rpm inferiores ele empurra menos ar...
com são diversos fatores correlatos vc não consegue ter uma id?a muito precisa falando em apenas um componente, até porque muitas vezes o que vc quer fazer (usar um eixo x com rotor y) não pode ser feito na pratica...
exatamente por isso que serve um mapa de turbina, ele correlaciona sobrelevação (pressão) com vazão de ar possível, indicando qual será a máxima velocidade que o eixo rodar? (evitar sobrevelocidade) e indicando se vc está trabalhando em surge ou choke que são destrutivos... assim vc sabe os limites fisicos daquela configuração (ar quente - eixo - ar frio - rotor frio) e pode dimensionar que pressão o ar será menos aquecido (ilhas de efici?ncia adiab?tica) e com isso o motor render? mais com menos pressão...
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entendi overspeed, vlw
mas ainda tenho essas dúvidas, hehe
hm… tentei e achei isto http://www.preparados.com.br/forum/index.p…opic=9103&st=60
? esse mesmo?
mas ainda tenho algumas dúvidas… bom, vou listar oq lembro aqui, hehe.
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oq é eixo e rotor? picsó hehe
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oq eu ganho/perco com eixo grande/pequeno?
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oq eu ganho/perco com eixo grande/pequeno?
tipo, compressores grandes necessitam trabalhar com pressão alta? por exemplo, usar uma .70f num ap 1.8. pq eu teria de usar pressão alta?
hm, e isso acho que eu entendi... caixa quente muito pequena atrapalha o fluxo de motores de maior cilindrada, causando overspeed, bla bla bla? é isso? eauhae
se alguém tiver paciência de esclarecer essas dúvidas bestas, eu agradeceria, hehe
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tudo é conjunto vitao.
se vc tem um motor x, vc tem q saber o q fica bom com x…
o tamanho do eixo é mto questao de peso e giro max. tipo um eixo grande (mais pesado) perde em baixa e ganha em alta, por ex.
o tamanho da turbina nao é a pressao q ela vai gerar. a turbina de um audi tt quattro cabe dentro da boca de uma .70 mas da pico de 2,1kg de fabrica. tem um amigo meu q montou uma veraneio, com .70 e roda com 0,7kg a gasolina.