Temperatura de entrada de ar
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nossa kra, 180 graus é muita coisa… onde está sendo lido isso? no coletor de admissao? vc usa bico suplementar? o bico suplementar tira um pouco da temp, e a temp que o combustivel entra realmente no motor nao é exatamente essa pois o ar ainda passa pelos bicos na flauta, que fica depois do sensor de temp do ar...
kra, rendimento sempre perde. quanto mais quente o ar, menos rendimento. quanto a danos no motor, vc só terá se estiver batendo pino. enquanto a injecao tiver conseguindo atrasar o ponto e engordar a mistura ta tudo bem. mas vc perde muita performance.
essa temp nao esta sendo lida em marcha lenta com o carro bem quente? talvez ela baixe com o carro em movimento e acelerador aberto, pois vc tem mais fluxo de ar nessa condicao. com o carro em marcha lenta o ar passa muito devagar pela turbina e pressurizacao, absorvendo mais calor do que com peh embaixo, por outro lado, com peh embaixo vc tem aumento da temp por causa da pressao, mas acredito que a temp final seja menor do que com o carro em lenta...
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nossa kra, 180 graus é muita coisa… onde está sendo lido isso? no coletor de admissao? vc usa bico suplementar? o bico suplementar tira um pouco da temp, e a temp que o combustivel entra realmente no motor nao é exatamente essa pois o ar ainda passa pelos bicos na flauta, que fica depois do sensor de temp do ar...
kra, rendimento sempre perde. quanto mais quente o ar, menos rendimento. quanto a danos no motor, vc só terá se estiver batendo pino. enquanto a injecao tiver conseguindo atrasar o ponto e engordar a mistura ta tudo bem. mas vc perde muita performance.
essa temp nao esta sendo lida em marcha lenta com o carro bem quente? talvez ela baixe com o carro em movimento e acelerador aberto, pois vc tem mais fluxo de ar nessa condicao. com o carro em marcha lenta o ar passa muito devagar pela turbina e pressurizacao, absorvendo mais calor do que com peh embaixo, por outro lado, com peh embaixo vc tem aumento da temp por causa da pressao, mas acredito que a temp final seja menor do que com o carro em lenta...
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essa temperatura foi o pico de temperatura marcada na ft apos uma puxada de 2a a 4a marchas…. o sensor esta na pressurização, pouco antes da borboleta. meu medo eh danificar os aneis, pois o motr eh zerado, e assim, com o tempo, perder o rendimento do motor....
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a ft ta calibrada direito? digo ta acertadinho pra ler corretamente a temp usando o sensor do seu carro? ou ela usa um sensor proprio dela pra ler a temp de ar? nao pode estar sendo lido errado nao? digo isso pq tem grande variacao nas tensoes de saida entre sensores de marcas e modelos diferentes. se vc tiver usando o do carro pra ft ler, pode estar errado pois ela pode estar calibrada pra outro sensor (nao sei nem se eh possivel calibrar)
nao coloquei leitura de temp nem de ar nem de agua no meu gerenciador ainda por causa disso. os sensores não são padronizados, entao pra cada carro teria que ter uma configuracao pra interpretar o valor do sensor, e os parametros sao meio chatos, nao daria pra colocar algo ajustavel na propria interface… teria que ser compilado dentro do programa... dai fica mais facil compilar com 1 tipo de sensor, e vender o sensor junto com o gerenciador, pra nao ter erro...
de qualquer maneira, o intercooler deve tirar uns 20, 30% desse valor dependendo de sua eficiencia... mas continuo achando meio erroneo 180 graus... isso é muito quente...
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fueltech geralmente usa sensores fiat, nao seria isso?
eu tb fico preocupado com a temperatura da minhasaveiro, nunca medi pois nao tenho ft e nem 1 manometro nada,soh sei dizer q esquenta muito.
pra se ter noção vc dah umas 2 puxadas violentas com 2kg e quando paro nao se consegue colocar a mao na pressurização e no coletor de adm sendo 8 bicos, esses dias notei q ateh o alcool estava quente dentro das mangueiras, uso uma bomba de blazer interna e outra de monza na mesma linha sem filtro nem nda(hehe)…
minha turbina eh uma biagio 50/48 52.2mm por 53mm num coletor spa no farol se nao me engano entao nao seria um forninho.
estou preocupado com isso pois estou perdendo potencia, jah pensei em colocar uma chapinha para isolar a parte quente das outras peças q ficam ao redor seria uma boa?alguém jah fez isso ou tem alguma idéia
jah pensei em ic mas meu preparador nao gosta, fala q eh bom soh para longas distancia e para nos aqui q eh tudo 200mt iria amarrar o carro, me disse ateh em fazer um ice cooler q realmente sao os q funcionam, mas sei la oq fazer..
valew abraços
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a ft ta calibrada direito? digo ta acertadinho pra ler corretamente a temp usando o sensor do seu carro? ou ela usa um sensor proprio dela pra ler a temp de ar? nao pode estar sendo lido errado nao? digo isso pq tem grande variacao nas tensoes de saida entre sensores de marcas e modelos diferentes. se vc tiver usando o do carro pra ft ler, pode estar errado pois ela pode estar calibrada pra outro sensor (nao sei nem se eh possivel calibrar)
nao coloquei leitura de temp nem de ar nem de agua no meu gerenciador ainda por causa disso. os sensores não são padronizados, entao pra cada carro teria que ter uma configuracao pra interpretar o valor do sensor, e os parametros sao meio chatos, nao daria pra colocar algo ajustavel na propria interface… teria que ser compilado dentro do programa... dai fica mais facil compilar com 1 tipo de sensor, e vender o sensor junto com o gerenciador, pra nao ter erro...
de qualquer maneira, o intercooler deve tirar uns 20, 30% desse valor dependendo de sua eficiencia... mas continuo achando meio erroneo 180 graus... isso é muito quente...
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meu preparador pegou uma temperatura max. de 45graus no carro dele em ctba, com pressao acima da q eu uso…. e um carro de rua de um amigo nosso marcou 35graus com 2.5bar em uma k27 com ic na frente do radiador se meu carro cair pra uns 40, jah vai aumentar e mtooooo a potencia do meu carro
eu sei q 180graus eh mtaaaa coisa, por isso q eu to preocupado
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qto é pouca pressão
o ivo teve problemas sórios no celta dele com isso (no comeão qdo num usava intercooler) … a temperatura do ar passava muito dos 120?c e a motronic entendia como defeito intermitente nos sensor e aí passava a usar 25?c ( ou 35? num lembro dessa versão o valor correto) que é o padr?o... resultado o ponto que vinha num certo valor sendo reduzido pela compensação de temperatura subia imediatamente... resultado... canaleta de pistão pro saco... aí fez um intercooler e fiz um chip pra ele reduzindo o valor de base (pra que mesmo com o defeito sendo notado o valor num subiria muito)
no caso da ft não sei como a estratégia se comporta porque não sei nem se tem rotina de tratamento de erro em sensor (preguiça de estudar a fundo o sistema eu sei...)
aqui na oficina o mano monta muito carro com intercooler... com turbina adequada e 0,8bar sem intercooler costuma ficar mesmo perto de uns 100?c a admissão...com um bom intercooler a gente já mediu coisa perto de uns 5 a 10?c acima da ambiente com 1bar tipo ambiente a uns 22?c e admissão perto de uns 30?c o que é bem aceitável...
se a temperatura sobe linearmente a chance de ter detonação aumenta exponencialmente ou seja chega uma hora em que vc vai ter pré-igni?
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não era o caso de testar com outro sensor de temperatura?
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eu acho q nao eh esse o caso nao ka….. o sensor eh zerado, e vc sabe neh, eh bem dificil vim com prob.... nao q seja impossivel. meu carro sempre teve o cofre bem quente, nao duvido q esteja certo...
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qto é pouca pressão
o ivo teve problemas sórios no celta dele com isso (no comeão qdo num usava intercooler) … a temperatura do ar passava muito dos 120?c e a motronic entendia como defeito intermitente nos sensor e aí passava a usar 25?c ( ou 35? num lembro dessa versão o valor correto) que é o padr?o... resultado o ponto que vinha num certo valor sendo reduzido pela compensação de temperatura subia imediatamente... resultado... canaleta de pistão pro saco... aí fez um intercooler e fiz um chip pra ele reduzindo o valor de base (pra que mesmo com o defeito sendo notado o valor num subiria muito)
no caso da ft não sei como a estratégia se comporta porque não sei nem se tem rotina de tratamento de erro em sensor (preguiça de estudar a fundo o sistema eu sei...)
aqui na oficina o mano monta muito carro com intercooler... com turbina adequada e 0,8bar sem intercooler costuma ficar mesmo perto de uns 100?c a admissão...com um bom intercooler a gente já mediu coisa perto de uns 5 a 10?c acima da ambiente com 1bar tipo ambiente a uns 22?c e admissão perto de uns 30?c o que é bem aceitável...
se a temperatura sobe linearmente a chance de ter detonação aumenta exponencialmente ou seja chega uma hora em que vc vai ter pré-ignição
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poka pressao msm.. soh pra amaciar
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eu acho q nao eh esse o caso nao ka….. o sensor eh zerado, e vc sabe neh, eh bem dificil vim com prob.... nao q seja impossivel. meu carro sempre teve o cofre bem quente, nao duvido q esteja certo...
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seu turbo não é dos menores, vc não ta com aquela pressão, então esses 180? é q estão destoando, não acha?
se fosse meu o carro, testaria com outro sensor e procuraria falhas na medição da temperatura, e não no motor em si, q no caso, não tem muito o q se fzr.
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poka pressao msm.. soh pra amaciar
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lembro q o dal?cio deixava os carros pra amaciar com a pressão total da turbina hehehe e claro, inclusive nos que não tinham miolo forjado. assim se o dono do carro pisasse mais forte durante o amaciamento hehehe ja sabe.
nem preciso dizer q o povo ficou táção respeitoso com o amaciamento…
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lembro q o dal?cio deixava os carros pra amaciar com a pressão total da turbina hehehe e claro, inclusive nos que não tinham miolo forjado. assim se o dono do carro pisasse mais forte durante o amaciamento hehehe ja sabe.
nem preciso dizer q o povo ficou táção respeitoso com o amaciamento…
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o rodrigo arrancou o parafuso da al?vio e nao me devolve enquanto eu nao parar lá o carro novamente e ele nao por o carro pra moer …
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o rodrigo arrancou o parafuso da al?vio e nao me devolve enquanto eu nao parar lá o carro novamente e ele nao por o carro pra moer …
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ele deixou seu carro dando falta depois de 3/4000 rpm né? se não tivesse dando falta, vc podia moer até o corte mesmo sem pressão, e assim mandar pro saco o amaciamento.
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ele deixou seu carro dando falta depois de 3/4000 rpm né? se não tivesse dando falta, vc podia moer até o corte mesmo sem pressão, e assim mandar pro saco o amaciamento.
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eh.. mais pra isso ele teria que instalar o extra e regular a pressao pra sei lá, uns 400 gramas…
so que ele ficou com medo de eu mexer no parafuso