Sensor de detona?
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cara, não sei o quanto bate o teu motor… mas eu com tucho mecânico e pistão iapel batendo bem pouquinho eu coloquei uma rodela de c?mara de pneu entre o ks e o bloco, deu belezinha... não pode ser tão grossa a borracha se não a i.e. pensa que o motor tá sem ks e trava ponto , nem tão fina a ponto de ler batida de pistão como batida de pino.
use um pedaão de c?mara de pneu e torqueie o ks como deve...
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qual teu motor?
não falta caso de tempra sevel e palio fiasa q tava uma josta e quando se foi ver era o sensor de detonação montado invertido
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dependendo da taxa, teu motor não vai ligar.
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po, se for pra colocar a borracha, o sensor nao vai mais ler a batida de pino real , entao desparafusa ele do bloco e larga la pendurado soh pra fechar o circuito e a ecu nao sentir falta…
vcs tem certeza que a batecao do motor forjado é confundida com batida de pino? a batida de pino é uma coisa bem fortinha... ja verificaram num scanner, soh ligando o carro e deixando na lenta pra ver se a injecao ta realmente interpretando o ruido como batida de pino?
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depende da injecao. nas injecoes que entram em modo go home , como citado acima, pega sim, pois é interpretado como problema grave pela injecao, que inclusive entra em safe mode
de qualquer maneira, vc pode usa como referencia o avanco de ponto usado pela injecao normalmente e como esta no carro forjado em questa, se tiver realmente um atraso de ponto fora do comum. pra isso se usa o scanner tb. claro, pode olhar na pistola tb
sei la, liga o carro e ve como ta, ai se nao tiver atrasando, tiver tudo bem, da umas batidinhas no sensor e ve se muda alguma coisa no ponto (pedreiro mode)
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depende da injecao. nas injecoes que entram em modo go home , como citado acima, pega sim, pois é interpretado como problema grave pela injecao, que inclusive entra em safe mode
bem, nas 1avb/1avp o scanner consegue detectar erro nele quando está desconectado, mas só isso. até mesmo porque a detecção de knock não é digital (0/1), é uma oscilação brusca de uma onda que deveria ser relativamente regular.
(pedreiro mode - boa essa )
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po, se for pra colocar a borracha, o sensor nao vai mais ler a batida de pino real , entao desparafusa ele do bloco e larga la pendurado soh pra fechar o circuito e a ecu nao sentir falta…
heheh aí tá o x da questáo
a i.e. sente falta do ks se não tiver parafusado no bloco, a i.e. precisa escutar alguma coisa do ks sempre.
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entao faz o teste de ver se realmente ta fazendo diferenca po…
o sinal do ks é analogico, isso eu sei, na verdade ele é como um microfone.
tem certeza que a ecu precisa ouvir alguma coisa? sei nao hein, normalmente os testes sao feitos soh por condutividade, se o circuito tiver aberto, a ecu percebe a falta do sensor. sei la, tentem fazer o teste botando o sensor com a borracha, deixa em marcha lenta, ve o ponto como fica com o carro bem aquecido, disparando ventoinha e tudo, ai depois monta sem a borracha e ve se ele realmente atrasa alguma coisa do ponto.
sei la, coisas que soh testando na pratica pra saber.
eu to de por o meu gerenciador pra ler o ks faz muito tempo, mas nao coloquei ateh hj. eu tava pensando em ler ele em uma frequencia fixa, de 10khs, armazenando o valor maximo e minimo entre cada amostragem, ai depois que mostra limpa os valores e captura maximo e minimo denovo.
poderia ateh ler a cada faisca mas acho que nao adianta, tem que ter uma velocidade de leitura (como nas placas de som dos pcs que tem o sampling rate, que é a frequencia de leitura, quanto mais frequencia, mais definicao, quanto mais bits na conversao a/d tb mais definicao, no caso sao 10 bits)
com 10k da pra pegar um sonzinho meia boca, com 20 ja da uma definicao legal, mas sera que os ruidos sao tao agudos que com 10k nao chega a ser identificadosó bom, soh testando... vou ver se deixo tudo pronto no gerenciador novo, pq eh muito facil de ler isso.
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lost, compra um desse e copia:
legal… grilou, acende um led...
por u$50,00 até dá pra arriscar...
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tem certeza que a ecu precisa ouvir alguma coisa? sei nao hein, normalmente os testes sao feitos soh por condutividade, se o circuito tiver aberto, a ecu percebe a falta do sensor. sei la, tentem fazer o teste botando o sensor com a borracha, deixa em marcha lenta, ve o ponto como fica com o carro bem aquecido, disparando ventoinha e tudo, ai depois monta sem a borracha e ve se ele realmente atrasa alguma coisa do ponto.
eu já fiz esse teste, então tenho embasamento prático pré te dizer que o ks precisa escutar alguma coisinha do motor sim… ele fora do bloco eu medi o ponto, subiu apenas 4 graus de ponto, coloquei uma borracha grossa, medi o ponto, ficou a mesma coisa, coloquei a borracha bemmmmm fininha e o ponto subiu na boa, como original.
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entao, sensor ligado, fora do bloco, nao acusou erro de falta de sensor, é isso que eu quis dizer. agora se tem que ouvir algo pra que o motor funcione, pq se nao ouvir nada bate pino e nem liga, ai eh outra coisa, eu tava falando sobre a injecao perceber a falta do sensor.
mas resumindo, entao a borracha é o que liga
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kkkk… qta mistura de besteirol com boa informação ?timo topico
ae pessoal... quem manja de experimental pode tentar....
com a borracha teremos um amortecimento entre o sensor e o bloco. ate ai todo mundo sabe.
como a batida de saia é diferente da pre-detonacao, vcs podem tentar identificar a frequencia com q a pre-detonacao ocorre, a q a batida de saia ocorre, e montar um damper q nao interfira na pre-detonacao mas so na batida de pino.
em outras palavras, tentar projetar ou encontrar a borracha certa p amortecer a batida de pino mas nao atrapalhar o sensor.
alguem sabe a frequencia da batida de pino?? (parece q vcs ja tem ideia da frequencia da pre-detonacao, correto??)
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resonance, which is characteristic of combustion detonation, occurs at about 6400 hertz
isso é a batida de pino, ou detonacao.
pre-ignicao nao é pega por nenhum sensor, nao faz barulho, soh derrete pistao
poderia fazer um filtro e tal, eletronico. vou tentar montar um mostrador de batida de pino, que pisque a luz, seguindo esse circuito que eu postei ai, ai a gente tenta comparar a regulagem de sensibilidade que começa a acender a luz em lenta de um carro forjado e um nao forjado