Sonda a 4v
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minha sonda tah meio retardada, ela fica marcando entre 3 e 4v no multimetro, qdo colocar no mv ele fica em 1 (acima do maximo) oq pode ter ocorrido? olhei a ligacao mas nao achei nenhum curto ou algo do tipo, e liguei ela pra ver oq ocorria direto no outro multimetro lah no motor e deu a mesma coisa, como posso testar pra saber se ela esta ok, ou se tah com problema? uma batida neka pode ter ocasionado isso? lembro de ter pego uma pedra pequena embaixo.
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sim eh 4 fios, eu soldei os fios pra nao ter perigo de escapar, oq eu fiquei meio assim eh pq a emenda passa proximo ao motor e notei q a fita isolante ficou bem melequenta, mas nao chegou a expor o fio, tbein vi se nao tem algum curto, mas ate agora nao achei nada.
gostaria mesmo de saber se tem como testar pra ver se ela tah ok ainda.
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não tem como testar não
e se ta vindo toda essa voltagem, cuidado pré não queimar o hallmeter (se você for usar)
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como eh esse teste? eh q o chicote da minha injecao veio sem akele conector da sonda, dae tive q emendar os fios pra poder fazer a ligacao, mas eu testei todos eles pra saber c estavam certos, se por acaso tivese ligado o sinal no lugar do 12v, isso poderia ocasionar a queima dela? pode ter ocorrido um erro na montagem apesar de eu ter revisto tudo e nao tem nada errado.
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como assim positivo e negativo? vai dizer entao q eu tenho q ligar o preto no vermelho do multimetro e o cinza no preto do multimetro? o meu soh tava ligado o vermelho no cinza e o preto tava aterrado na lata do carro.
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cara,
branco = positivo
branco = negativo tanto faz esses dois
cinza = negativo do multimetro
preto = positivo do multimetro
o teste de sonda no fogão, primeiramente veja si as panelas da tua m?e estão pretas, si estiver, ja não adianta, por que dai é sinal que o g?s dela é ruim, caso contrario prossiga o teste, coloca a sonda, en cima da chama, porem a mesma não tendo contato com a sonda, apenas estando proxima, com o multimetro ligado na sonda(preto da sonda no positovo do multimetro, cinza da sonda no negativo do multimetro) e a tensão tem que ser de exatos 0.86mv caso contrario, o gas é ruim ou tua sonda ta pifada. pra saber si é o gas ruim observe a chama, si ele for bom, vai ser uma chama azul, normal, si ela tiver mancha de otraz cor(amarelo fogo, algo assim) ja não é bom, e si estiver manchando as panelas de preto pior ainda, por que dai é adulterado
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olha, eu sempre li que não se deve soldar os fios da sonda pq pode estragar a mesma.
pelo que li, deve-se usar aquele espaguete termico pra isolar os fios.
sei la, na solda, pode ter zuado a sonda.
conversa fiada. isso é lenda.
a sonda precisa de aquecimento pra funcionar, pode ter certeza que ela trabalha muito mais quente do que ela ficou quando foi feita a solda.
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eh q o problema aki eh q nao tem mais akele conector original da sonda, akele de 4 encaixes, soh tem os 4 fios soltos, dae o problema de descobrir quais sao, pq nao eh 2 brancos 1 preto e 1 cinza, na sonda eh, mas no chicote da injecao eh 1 vermelho 1 marrom, dae dentro de um cabo com malha aterrada tem 1 amarelo e 1 branco.
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gustavo, o cabo com malha aterrada é o de sinal da sonda. se nao me engano o amarelo é o sinal dela (liga no preto) e o branco é o terra da sonda (liga no cinza). sei disso porque o meu mult?metro eu liguei no chicote da injeção, não direto no cabo da sonda.
os outros dois (vermelho e marron) são a alimentação da resist?ncia de aquecimento dela. não tem polaridade, pode ligar em qualquer um dos dois fios brancos (acredite se quiser, o vermelho é negativo…. ).
como assim positivo e negativo? vai dizer entao q eu tenho q ligar o preto no vermelho do multimetro e o cinza no preto do multimetro? o meu soh tava ligado o vermelho no cinza e o preto tava aterrado na lata do carro.
pelo jeito sua sonda tava ligado invertida, hein. ou era só o mult?metro?