Comando 328? pra vw a ar e embreagem boa.
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um amigo meu daqui vai montar de novo o motor aspro do fusca dele (um 2.4 com duas w48), mas ele não tá conseguindo achar o comando que ele tinha ( um 328? que foi pro saco qdo quebrou biela da ultima vez). ele tá precisando também, de uma embreagem boa, acho que uma de 6 pastilhas e 1200lbs, pq as de 4 pastilhas e membrana dupla daqui não estão aguentando nada.
depois eu pego os specs do comando pra passar certinho.
alguém tem alguma dica???
valeu galera
[] s
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embreagem boa pra vw a ar é embreagem original de kombi diesel … é melhor destruir discos em pouco tempo do que destruir carca?as , virabrequins e afins em pouco tempo ... o esforão exigido para o acionamento da embreagem faz surgir folga axial muito rapidamente , um motor com folgas faz as bielas trabalharem fora de centro , esta deve ter sido uma das razões para a quebra da biela ...
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nesse nível eu pegaria da engle mesmo, naum pegaria c?pia.
na ancona ou na raceforce ou na aerocar vc consegue pegar esse comando.
deve estar na faixa dos 150 dálares.
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já peguei o telefone deles, vou passar pro meu amigo ligar valeu
snme é o engle fk 87
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não entendá nada…hehehe
o que é snme?
embreagem boa pra vw a ar é embreagem original de kombi diesel … é melhor destruir discos em pouco tempo do que destruir carca?as , virabrequins e afins em pouco tempo ... o esforão exigido para o acionamento da embreagem faz surgir folga axial muito rapidamente , um motor com folgas faz as bielas trabalharem fora de centro , esta deve ter sido uma das razões para a quebra da biela ...
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então, mas o aspirado quebrou biela uma vez só. estava usando umas bielas meio duvidosas que estavam em teste ainda de uma marca…
agora o turbo nunca quebrou biela. e isso que ele enfia 3kg em cima e não dá trágua pro coitado do carro. a maioria das vezes é o cambio/embreagem e cabeçotes que pedem arrego, mas agora ele fez o ring e não deu mais problema no cabeçote.
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se não me engano…
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achei esses:
fk 89 que é 328?/108?lob/10,56lift
fk 91 que é 328?/108?lob/11.2lift
fk 97 que é 328?/110?lob/11.25lift
fk 98 que é 332?/108?lob/11.3lift (engle - ancona)
fk 98 que é 332?/110?lob/11.32lift (federal mogul - sportsystem)
w160 que é 328?/108?lob/12.0lift
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então, mas o aspirado quebrou biela uma vez só. estava usando umas bielas meio duvidosas que estavam em teste ainda de uma marca…
agora o turbo nunca quebrou biela. e isso que ele enfia 3kg em cima e não dá trágua pro coitado do carro. a maioria das vezes é o cambio/embreagem e cabeçotes que pedem arrego, mas agora ele fez o ring e não deu mais problema no cabeçote.
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bom , eu acho inútil esse tipo de embreagem em vw a ar … é um recurso que tras muito mais transtorno que benefício , tração nunca foi o problema de fusca ... mas se seu amigo gosta de tentar a sorte , boa sorte pra ele ...
mas que vai zoar a carca?a rapidamente , ah isso vai ...
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bom , eu acho inútil esse tipo de embreagem em vw a ar … é um recurso que tras muito mais transtorno que benefício , tração nunca foi o problema de fusca ... mas se seu amigo gosta de tentar a sorte , boa sorte pra ele ...
mas que vai zoar a carca?a rapidamente , ah isso vai ...
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mas tb será que uma embreola dessas de kd segura um aspro desse ou mesmo um turbo com 3kg em cima saindo de 2a com aro 16 225?
tem uma coisa tb, eu nunca vê ele reclamar de folga não, mas mesmo que aconte?a, eles são donos de uma mega retífica aqui na cidade…a? fica fácil, hehehe
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ah , então está justficado … mas eu sequer consigo conceber na minha mente um motor a ar com 3 kg de pressão de turbo , mesmo que tenha o melhor dos cabeçotes e use c?rter seco ... apenas isso não é suficiente , pois o grande problema está na temperatura atingida nos cabeçotes , é necessário mais ...
vc já viu o pau que as kd aguentam ??? para um motor aspro de rua acho que serve perfeitamente , a não ser que ele queira fritar tudo a todo tempo ...
p.s - se esse fusca é tão poderoso assim , esse cara deveria estar na fltt ou coisa do g?nero ... nesse caso , o uso de qualquer embreagem esta justificado , pois não h? compromisso com durabilidade e sim desempenho ...
abraços ...
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zoega, liga na sportsystem, marca uma hora pra falar com o sandro bruno e pergunta se motor a ar com carca?a original aguenta muito tempo com embreagem pesada igual se usa nos ap…
a resposta o fiasa ja disse. independente do nick, o cara tem motor a ar no sangue.
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? verdade … de performance , talvez ninguém entenda mais que esse cara ... mas é necessário especificar corretamente a verdadeira aplicação que vai ser feita ... rua é rua . pista é pista .
www.sportsystem.com.br ... lá tem tudo o que ele vier a precisar .
abraços .
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o fusca é de rua, quando dá certo, ele anda em alguma arrancada por aí. aqui no chamado sexta quente que tem no autódromo (201m), ele praticamente reina, pois ganha muito na arrancada, no final, quando os tração dianteira começam a buscar e crescer no espelho, os 201m
acabam…hehehe
fiasa, confesso pra vc que o fusca já queimou varias vezes o cabeçote, trincou camisas, quebrou turbina, cambios, embreagens, etc. mas o carro é forte hein, cola no banco qdo acelera, e o dono nem tem por que se preocupar muito, pois ele trabalha e é dono de uma retífica das grandes por aqui, aí fica fácil (e barato) pra ele.
e tb como eu disse, as embreagens que ele costumava usar (membrana dupla e 4 pastilhas), não tão aguentando muito, e mesmo assim nunca vê ele reclamar de folga axial, não que não tenha ocorrido, mas sei lá, ?s vezes é até pq as embreagens daqui são frouxas mesmo...
esse fusca é carro de pau mesmo, ele tem outro pra andar na semana, é um coitado que sofre na mão do dono viu, qdo sai é pra mandar tudo...hehehe aí fica sem opção, pq se ele colocar uma original, ou mesmo a de kd, não vai conseguir mandar tudo pro ch?o, aí ele tem que apelar pra uma mais forte...não concorda?
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tá certo . se o cara tem $$$ , já reforça a caixa com as relações especiais , diferencial e pontas de eixo … é caro , mas é melhor que ficar abrindo caixa toda hora ... o sandro tem tudo isso aí ...
se a de 4 não guenta , tenta a de 6 ... se essa não aguentar , sei lá ... encomenda da alemanha uma o?ttinger ou um volante de motor com embreagem de porsche carrera turbo ...
abraços ...
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? verdade … de performance , talvez ninguém entenda mais que esse cara ... mas é necessário especificar corretamente a verdadeira aplicação que vai ser feita ... rua é rua . pista é pista .
www.sportsystem.com.br ... lá tem tudo o que ele vier a precisar .
abraços .
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vc ja deu a resposta eder, nem precisa tentar (algo quase impossivel de uns tempos pra ca) falar com o sandro.
pelo muito pouco q conheão de motores a ar, sei que não vai aguentar muito tempo e logo vai abrir folga mesmo.
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vc ja deu a resposta eder, nem precisa tentar (algo quase impossivel de uns tempos pra ca) falar com o sandro.
pelo muito pouco q conheão de motores a ar, sei que não vai aguentar muito tempo e logo vai abrir folga mesmo.
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pois é … vai zoar tudo rapidinho rapidinho ... é facil de imaginar um esforão lateral de 1200 lbs fazendo os mancais de um virabrequim de aão esfregarem nos mancais de uma carca?a de liga de alumínio , magn?sio e ferro fundido a milhares de rotações por minuto ... quem sair? lesado ??? basta lembrar da aula de f?sica que explica a diferença entre dureza e resistencia dos materiais ...
mas se ele quiser , pode se cadastrar no fórum do fusca clube e trocar uma breve idéia com o chico biela , este outra autoridade com relação a este assunto ... a resposta dele será mais ou menos esta , a diferença é que ele vai citar diversos exemplos práticos acontecidos com ele próprio pela experiencia ...
preparação de motores e destruição de motores são duas coisas bem distintas , pelo menos pra mim ... não h? mérito nenhum em montar algo para ser destru?do apenas pelo prazer m?rbido (minha opinião) de destruir ... e neste caso , ineitavelmente vai destruir não apenas por este motivo , existe a questão das vibrações provocadas por essas embreagens de cer?mica , esse motor vibra bastante por só só e essas vibrações são tantas que podem provocar harmúnicos que simplesmente quebram o forte virabrequim ao meio ...
somado a tudo isto , temos um motor aspro cuja elevação do torque é muito mais harmoniosa , linear e suave que em um motor turbo , por mais forte que seja e um câmbio que independentemente das relações usadas é sempre curto ... certas ignor?ncias são desnecessárias e evit?-las , economizam dores de cabeça quase certas ...
mas cada um , cada um ...
abraços ...