Viajando um pouco…
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ja pensei nisso…
o problema é qu em carburadores verticais é inevitavel uma curva de 90º e outra questao importante seria como fazer a tubulação... popis penso eu que uma mulfa restringiria demais o fluxo...
cortar o capu e colocar umas cornetas para fora fucionaria mas ficaria estranho para um carro de rua e na minha opniao extremamente feio.. (na minha opnioa fica parecendo tunagem..)
oque vcs acha??
capô com scoop no seu caso, é tuning sim
tuning é, resumidamente, alterações visando melhorias na performance.
nada a ver com as naves q vemos por ai.
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eu andaria normalmente em dia de chuva, não acredito que quantidade significativa de água vá subir…
se ela subir ai, vai ser levada pela aceleração do ar, provavelmente pelo piso do conduto, aí então bastaria prever uma calha no piso dele, pra coletar ela... com um dreninho...
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ja pensei nisso…
o problema é qu em carburadores verticais é inevitavel uma curva de 90º e outra questao importante seria como fazer a tubulação... popis penso eu que uma mulfa restringiria demais o fluxo...
cortar o capu e colocar umas cornetas para fora fucionaria mas ficaria estranho para um carro de rua e na minha opniao extremamente feio.. (na minha opnioa fica parecendo tunagem..)
oque vcs acha??
faz mais ou menos como nessa foto, uma espécie de um plenum, se eu posso assim dizer.
essa curva de 90º é inevitável, mas vem com uma bitola grande e só reduz dentro da boca do bura mesmo…
por exemplo, uma curva de 90º em um conduto funciona melhor do que as cornetas simplesmente viradas pra cima, com fluxo de ar em cima delas... esse fluxo de ar em cima delas vai gerar uma depressão, dificultando muito a entrada de ar.
a corneta estando ortogonal ao fluxo de ar, vai ter depressão em cima dela puxando o ar de dentro dela
como num gicle de carburador, o combustível é sugado de dentro dele pelo fluxo de ar no venturi.
o motor vai funcionar pq a força do motor ao sugar o ar é maior, etc, mas não seria o ideal em termos de otimização de performance.
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se fosse bom carro de corrida teria, inclusive f1
vc perde velocidade de escoamento com um intercooler, o q seria extremamente prejudicial em um aspro.
já no turbo, vc tem mais necessidade de resfriar pq o ar ao ser comprimido tem sua temperatura elevada drásticamente.
faça uma tomada de ar caprichada, pegando ar frontal, se for o caso isole-a termicamente ao passar por dentro do motor até a borboleta, e boa.
tente fazer com menor quantidade de curvas possíveis, e o menos restringivel possivel.
um dia ainda vou fazer uma tomada desse estilo:
concordo.
ic é equipamento para turbo e ram air para aspirado.
e tem um detalhe, que em algumas ocasiões é esquecido: o ar tem uma temperatura ideal para chegar a câmara, pois muito frio o combustível não vaporiza e não se mistura com o ar. lembram da thermac? muita gente tem a capacidade de dizer que ela é inútil…..
esta temperatura é em cerca de 60°c - 70°c. já fizemos teste num turbo com icecooler e havia ganho de potência, claro, mas o tempo de injeção precisava ser aumentado pois o combustível não vaporizava direito..... chegamos a ter temperatura de 29°c na saída do ice. isso num ap 2.0 com 490hp, em dinamômetro de bancada.
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meu palio tinha um cai que eu gostava de pensar que era um ram air hehehe
cortei a grade e puxei uma mangueira lá da grade, seguindo reto até a perta central de um filtro duplo fluxo, que estava posicionado mais ou menos na posição original. risco de aspirar água? só se a a poça chegasse à grade do capo, hehehehe
e digo, da uma puta diferença sim
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não questão só de poça d`água, mas sim de uma chuva forte fzr o motor aspirar agua.
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não questão só de poça d`água, mas sim de uma chuva forte fzr o motor aspirar agua.
quando eu andava sem filtro ( aspirado ) direto pegava dompedro na chuva atras de carreta, o motor aspirava todo aquele spray de agua, nao dava nada. se vc reparar, muitos dos carros modernos usam cai na grade, incluindo corsa classic, geração 3 ap…
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quando eu andava sem filtro ( aspirado ) direto pegava dompedro na chuva atras de carreta, o motor aspirava todo aquele spray de agua, nao dava nada. se vc reparar, muitos dos carros modernos usam cai na grade, incluindo corsa classic, geração 3 ap…
o medo é quando passam os carros no sentido contrário e acabam jogando aquele balde na sua dianteira
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o que é calço hidráulico?
é quando o motor admitiu uma quantidade suficiente de água, que por sua característica particular é um líquido incompressível, e não permitiu que o pistão subisse, aí já imaginou o que acontece.
agora tem uns fatores, que nós sabemos:
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nossos motores aspros não possuem eficiência volumétrica de 100%, e sua mangueira de tomada de ar não vai estar afogada, logo não encherá toda a câmara com água (exceto se vc estiver submerso kkkkkk)
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mesmo que vc tenha uma grande quantidade de água dentro do cilindro, vc ainda tem o resto do volume dele em quantidade de mistura que é bastante compressível.
eu imagino que se vc encher ai seu cilindro com 1/2 água, 1/2 mistura, é capaz de não dar calço ainda. por exemplo, se isso ocorrer num motor com 9:1 de taxa, iria aumentar ela pra 18:1
não é saudável, mas acho que roda ainda
enfim, não estou recomendando que ninguém jogue água dentro do motor, muito pelo contrário, so estou querendo desmistificar dizendo que não vão ser respingos d água que travarão o motor.
agora atravessar uma enchente, já é complicado…
existem uns sistemas de injeção de água na câmara de combustão para aumento de taxa instantaneo e consequente aumento de potencia.
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cuidado
ja vi motor entortar biela na partida, com a força do motor de arranque pq transbordou a cuba do carburador…
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onde eu trabalhava vi umas bielinhas de 608 tortinhas porque o peão tentou passar na enchente, pior é que o cara só levou umas broncas, ficou em 6000 para arrumar o motor, ai se eu fosse patrão.
outro dia o mecanico amigo meu tentou dar partida num carro de cliente e não pegava nem a pau, ai foi tirar uma vela e tomou um banho de aditivo uaeahuehuaheuhueah, e depois o ajudante dele ainda tentou dar partida e mais banho.