Viajando um pouco…
-
o que é calço hidráulico?
é quando o motor admitiu uma quantidade suficiente de água, que por sua característica particular é um líquido incompressível, e não permitiu que o pistão subisse, aí já imaginou o que acontece.
agora tem uns fatores, que nós sabemos:
-
nossos motores aspros não possuem eficiência volumétrica de 100%, e sua mangueira de tomada de ar não vai estar afogada, logo não encherá toda a câmara com água (exceto se vc estiver submerso kkkkkk)
-
mesmo que vc tenha uma grande quantidade de água dentro do cilindro, vc ainda tem o resto do volume dele em quantidade de mistura que é bastante compressível.
eu imagino que se vc encher ai seu cilindro com 1/2 água, 1/2 mistura, é capaz de não dar calço ainda. por exemplo, se isso ocorrer num motor com 9:1 de taxa, iria aumentar ela pra 18:1
não é saudável, mas acho que roda ainda
enfim, não estou recomendando que ninguém jogue água dentro do motor, muito pelo contrário, so estou querendo desmistificar dizendo que não vão ser respingos d água que travarão o motor.
agora atravessar uma enchente, já é complicado…
existem uns sistemas de injeção de água na câmara de combustão para aumento de taxa instantaneo e consequente aumento de potencia.
-
-
cuidado
ja vi motor entortar biela na partida, com a força do motor de arranque pq transbordou a cuba do carburador…
-
onde eu trabalhava vi umas bielinhas de 608 tortinhas porque o peão tentou passar na enchente, pior é que o cara só levou umas broncas, ficou em 6000 para arrumar o motor, ai se eu fosse patrão.
outro dia o mecanico amigo meu tentou dar partida num carro de cliente e não pegava nem a pau, ai foi tirar uma vela e tomou um banho de aditivo uaeahuehuaheuhueah, e depois o ajudante dele ainda tentou dar partida e mais banho.