Viajando um pouco…
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se fosse bom carro de corrida teria, inclusive f1
vc perde velocidade de escoamento com um intercooler, o q seria extremamente prejudicial em um aspro.
já no turbo, vc tem mais necessidade de resfriar pq o ar ao ser comprimido tem sua temperatura elevada drásticamente.
faça uma tomada de ar caprichada, pegando ar frontal, se for o caso isole-a termicamente ao passar por dentro do motor até a borboleta, e boa.
tente fazer com menor quantidade de curvas possíveis, e o menos restringivel possivel.
um dia ainda vou fazer uma tomada desse estilo:
concordo.
ic é equipamento para turbo e ram air para aspirado.
e tem um detalhe, que em algumas ocasiões é esquecido: o ar tem uma temperatura ideal para chegar a câmara, pois muito frio o combustível não vaporiza e não se mistura com o ar. lembram da thermac? muita gente tem a capacidade de dizer que ela é inútil…..
esta temperatura é em cerca de 60°c - 70°c. já fizemos teste num turbo com icecooler e havia ganho de potência, claro, mas o tempo de injeção precisava ser aumentado pois o combustível não vaporizava direito..... chegamos a ter temperatura de 29°c na saída do ice. isso num ap 2.0 com 490hp, em dinamômetro de bancada.
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meu palio tinha um cai que eu gostava de pensar que era um ram air hehehe
cortei a grade e puxei uma mangueira lá da grade, seguindo reto até a perta central de um filtro duplo fluxo, que estava posicionado mais ou menos na posição original. risco de aspirar água? só se a a poça chegasse à grade do capo, hehehehe
e digo, da uma puta diferença sim
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não questão só de poça d`água, mas sim de uma chuva forte fzr o motor aspirar agua.
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não questão só de poça d`água, mas sim de uma chuva forte fzr o motor aspirar agua.
quando eu andava sem filtro ( aspirado ) direto pegava dompedro na chuva atras de carreta, o motor aspirava todo aquele spray de agua, nao dava nada. se vc reparar, muitos dos carros modernos usam cai na grade, incluindo corsa classic, geração 3 ap…
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quando eu andava sem filtro ( aspirado ) direto pegava dompedro na chuva atras de carreta, o motor aspirava todo aquele spray de agua, nao dava nada. se vc reparar, muitos dos carros modernos usam cai na grade, incluindo corsa classic, geração 3 ap…
o medo é quando passam os carros no sentido contrário e acabam jogando aquele balde na sua dianteira
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o que é calço hidráulico?
é quando o motor admitiu uma quantidade suficiente de água, que por sua característica particular é um líquido incompressível, e não permitiu que o pistão subisse, aí já imaginou o que acontece.
agora tem uns fatores, que nós sabemos:
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nossos motores aspros não possuem eficiência volumétrica de 100%, e sua mangueira de tomada de ar não vai estar afogada, logo não encherá toda a câmara com água (exceto se vc estiver submerso kkkkkk)
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mesmo que vc tenha uma grande quantidade de água dentro do cilindro, vc ainda tem o resto do volume dele em quantidade de mistura que é bastante compressível.
eu imagino que se vc encher ai seu cilindro com 1/2 água, 1/2 mistura, é capaz de não dar calço ainda. por exemplo, se isso ocorrer num motor com 9:1 de taxa, iria aumentar ela pra 18:1
não é saudável, mas acho que roda ainda
enfim, não estou recomendando que ninguém jogue água dentro do motor, muito pelo contrário, so estou querendo desmistificar dizendo que não vão ser respingos d água que travarão o motor.
agora atravessar uma enchente, já é complicado…
existem uns sistemas de injeção de água na câmara de combustão para aumento de taxa instantaneo e consequente aumento de potencia.
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cuidado
ja vi motor entortar biela na partida, com a força do motor de arranque pq transbordou a cuba do carburador…
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onde eu trabalhava vi umas bielinhas de 608 tortinhas porque o peão tentou passar na enchente, pior é que o cara só levou umas broncas, ficou em 6000 para arrumar o motor, ai se eu fosse patrão.
outro dia o mecanico amigo meu tentou dar partida num carro de cliente e não pegava nem a pau, ai foi tirar uma vela e tomou um banho de aditivo uaeahuehuaheuhueah, e depois o ajudante dele ainda tentou dar partida e mais banho.