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Viajando um pouco…

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  • S Offline
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    sanna10
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    #1

    entao, só para discutir o assunto..

    bom, a vantagem do ic é que ele resfria o ar e com isso manda mais ar para dentro certo?? e isso nao tem muita conversa em carro turbo..

    mas e em um aspro? sera que traria ganhos??

    pois se for pensar a logica manda que sim.. mas para isso teria que fazer a tubulaçao… e sera que isso nao restringiria o fluxo?

    apenas viajando mesmo... :hauhau:

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      * Caroline Stella *
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      #2

      o melhor é captar ar da frente do carro, de forma direta e reta. mais frio q isso vc não vai conseguir q fique sem ter perdas por restrição.

      a não ser se usar algo comparavel a uma serpentina de ar condicionado em volta de algum acumulador de ar.

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      • T Offline
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        Tshiii
        escreveu em última edição por
        #3

        se fosse bom carro de corrida teria, inclusive f1

        vc perde velocidade de escoamento com um intercooler, o q seria extremamente prejudicial em um aspro.

        já no turbo, vc tem mais necessidade de resfriar pq o ar ao ser comprimido tem sua temperatura elevada drásticamente.

        faça uma tomada de ar caprichada, pegando ar frontal, se for o caso isole-a termicamente ao passar por dentro do motor até a borboleta, e boa.

        tente fazer com menor quantidade de curvas possíveis, e o menos restringivel possivel.

        um dia ainda vou fazer uma tomada desse estilo:

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #4

          essa pergunta me fez refletir 1 minuto: superficialmente não existiria o menor motivo para um intercooler num carro aspro, visto que a temperatura na saida do mesmo seria a mesma que do ar ambiente, visto que a peça se trata de um simples trocador de calor.

          mas me surgiu um suposição: numa montagem frontal, o mesmo estaria exposto a uma certa diferença de pressão entre sua face frontal, que recebe o ar que se choca contra o veiculo e uma zona de baixa pressão na sua face posterior, voltada ao motor.

          como na fisica o ar ao ser descomprimido se resfria poderia acontecer que essa diferença de pressão gerasse algum resfriamento a mais na colmeia do intercooler, por outro lado, da mesma maneira que o ar se resfria ao ser descomprimido na colmeira, o mesmo aqueceria ao ser comprimido na zona de alta pressão que se forma a frente do carro.

          q viagem… mas tem certo fundamento...

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
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            Edu4rdoBR
            escreveu em última edição por
            #5

            suponhamos que eu faça como no exemplo que o tshii citou,como euu faria em dias de chuva?

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              sanna10
              escreveu em última edição por
              #6

              se fosse bom carro de corrida teria, inclusive f1

              vc perde velocidade de escoamento com um intercooler, o q seria extremamente prejudicial em um aspro.

              já no turbo, vc tem mais necessidade de resfriar pq o ar ao ser comprimido tem sua temperatura elevada drásticamente.

              faça uma tomada de ar caprichada, pegando ar frontal, se for o caso isole-a termicamente ao passar por dentro do motor até a borboleta, e boa.

              tente fazer com menor quantidade de curvas possíveis, e o menos restringivel possivel.

              um dia ainda vou fazer uma tomada desse estilo:

              ja pensei nisso…

              o problema é qu em carburadores verticais é inevitavel uma curva de 90º e outra questao importante seria como fazer a tubulação... popis penso eu que uma mulfa restringiria demais o fluxo...

              cortar o capu e colocar umas cornetas para fora fucionaria mas ficaria estranho para um carro de rua e na minha opniao extremamente feio.. (na minha opnioa fica parecendo tunagem..)

              oque vcs acha??

              1 Resposta Última resposta
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                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #7

                suponhamos que eu faça como no exemplo que o tshii citou,como euu faria em dias de chuva?

                calço hidraulico detected.

                não sei como esses carros de pista fazem em situações desse tipo. deve ter algum esquema pra esse caso.

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  ja pensei nisso…

                  o problema é qu em carburadores verticais é inevitavel uma curva de 90º e outra questao importante seria como fazer a tubulação... popis penso eu que uma mulfa restringiria demais o fluxo...

                  cortar o capu e colocar umas cornetas para fora fucionaria mas ficaria estranho para um carro de rua e na minha opniao extremamente feio.. (na minha opnioa fica parecendo tunagem..)

                  oque vcs acha??

                  capô com scoop no seu caso, é tuning sim

                  tuning é, resumidamente, alterações visando melhorias na performance.

                  nada a ver com as naves q vemos por ai.

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    Tshiii
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    eu andaria normalmente em dia de chuva, não acredito que quantidade significativa de água vá subir…

                    se ela subir ai, vai ser levada pela aceleração do ar, provavelmente pelo piso do conduto, aí então bastaria prever uma calha no piso dele, pra coletar ela... com um dreninho...

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tshiii
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      ja pensei nisso…

                      o problema é qu em carburadores verticais é inevitavel uma curva de 90º e outra questao importante seria como fazer a tubulação... popis penso eu que uma mulfa restringiria demais o fluxo...

                      cortar o capu e colocar umas cornetas para fora fucionaria mas ficaria estranho para um carro de rua e na minha opniao extremamente feio.. (na minha opnioa fica parecendo tunagem..)

                      oque vcs acha??

                      faz mais ou menos como nessa foto, uma espécie de um plenum, se eu posso assim dizer.

                      essa curva de 90º é inevitável, mas vem com uma bitola grande e só reduz dentro da boca do bura mesmo…

                      por exemplo, uma curva de 90º em um conduto funciona melhor do que as cornetas simplesmente viradas pra cima, com fluxo de ar em cima delas... esse fluxo de ar em cima delas vai gerar uma depressão, dificultando muito a entrada de ar.

                      a corneta estando ortogonal ao fluxo de ar, vai ter depressão em cima dela puxando o ar de dentro dela

                      como num gicle de carburador, o combustível é sugado de dentro dele pelo fluxo de ar no venturi.

                      o motor vai funcionar pq a força do motor ao sugar o ar é maior, etc, mas não seria o ideal em termos de otimização de performance.

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        Tshiii
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        não podemos esquecer que nesta foto tem um filtro de ar ali, aonde vemos 2 chavinhas cromadas, na junção das peças, vai um filtro de ar tapete ali…

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          Nick_Destroyer
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          se fosse bom carro de corrida teria, inclusive f1

                          vc perde velocidade de escoamento com um intercooler, o q seria extremamente prejudicial em um aspro.

                          já no turbo, vc tem mais necessidade de resfriar pq o ar ao ser comprimido tem sua temperatura elevada drásticamente.

                          faça uma tomada de ar caprichada, pegando ar frontal, se for o caso isole-a termicamente ao passar por dentro do motor até a borboleta, e boa.

                          tente fazer com menor quantidade de curvas possíveis, e o menos restringivel possivel.

                          um dia ainda vou fazer uma tomada desse estilo:

                          concordo.

                          ic é equipamento para turbo e ram air para aspirado.

                          e tem um detalhe, que em algumas ocasiões é esquecido: o ar tem uma temperatura ideal para chegar a câmara, pois muito frio o combustível não vaporiza e não se mistura com o ar. lembram da thermac? muita gente tem a capacidade de dizer que ela é inútil…..

                          esta temperatura é em cerca de 60°c - 70°c. já fizemos teste num turbo com icecooler e havia ganho de potência, claro, mas o tempo de injeção precisava ser aumentado pois o combustível não vaporizava direito..... chegamos a ter temperatura de 29°c na saída do ice. isso num ap 2.0 com 490hp, em dinamômetro de bancada.

                          1 Resposta Última resposta
                          • _ Offline
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                            _NandoO_
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            o papo é colocar um icecoller ao redor das cornetas do caburador. hehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              streit
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              um cai é suficiente.

                              usar álcool tb ajuda.

                              só precisa usar velas mais quentes.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                LeonardoZ
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                retire a serpentina do a/c e coloque na boca do bura e ligue o a/c

                                :hauhau: não resisti… e observando...

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Rafones
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  meu palio tinha um cai que eu gostava de pensar que era um ram air hehehe

                                  cortei a grade e puxei uma mangueira lá da grade, seguindo reto até a perta central de um filtro duplo fluxo, que estava posicionado mais ou menos na posição original. risco de aspirar água? só se a a poça chegasse à grade do capo, hehehehe

                                  e digo, da uma puta diferença sim

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    não questão só de poça d`água, mas sim de uma chuva forte fzr o motor aspirar agua.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • X Offline
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                                      #18

                                      o segredo esta na densidade do ar…. tem programas que ajudam...

                                      density

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #19

                                        não questão só de poça d`água, mas sim de uma chuva forte fzr o motor aspirar agua.

                                        quando eu andava sem filtro ( aspirado ) direto pegava dompedro na chuva atras de carreta, o motor aspirava todo aquele spray de agua, nao dava nada. se vc reparar, muitos dos carros modernos usam cai na grade, incluindo corsa classic, geração 3 ap…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
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                                          #20

                                          quando eu andava sem filtro ( aspirado ) direto pegava dompedro na chuva atras de carreta, o motor aspirava todo aquele spray de agua, nao dava nada. se vc reparar, muitos dos carros modernos usam cai na grade, incluindo corsa classic, geração 3 ap…

                                          o medo é quando passam os carros no sentido contrário e acabam jogando aquele balde na sua dianteira

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