Potência x torque
-
nao resisti..
potencia = trabalho dividido por tempo
torque = trabalho = força vezes deslocamento vezes cos teta (2)
por que torque é trabalho nao força? todos sabem que ele é medido em newton por metro, ou seja, força por deslocamento. veja:
toda força gera trabalho. na verdade depende do sentido, mas nesse caso especifico, gera sim. (trab = f x d x costeta). como o angulo no caso (nao vo explicar pq ) é 0 graus (ou 180, tanto faz), seu cos = 1.. ou seja, torque = trabalho = força vezes deslocamento = newton vezes metro (nm)
*a variação kg/m é devido a gravidade. 10 newtons = massa x aceleração da gravidade (ao menos nesse caso ). a acelera?ao da gravidade é da ordem de 9,81 m/s. normalmente arredonda-se pra 10, dai a rela?ao 1 kg = 10 newtons (força peso)
**rpm = rota?oes por minuto, que nesse caso, representa o tempo (frequencia)
aten?ao: rota?ao sobre minuto.
como o referencial nesse caso eh uma volta, logo: (1volta/tempo pra completa-la) = 1/tempo** (3)
ai acaba a fisica e entra a matem?tica:
substituindo (2) e (3) na formula potencia = trabalho sobre tempo, temos:
potencia = torque / (1/tempo)
pra quem nao lembra, fra?ao sobre fra?ao, conserva-se a de cima, inverte-se a de baixo e multiplica-se.
portanto,
potencia = torque x rpm
as varia?oes potencia / rpm = torque sao validas. obviamente.
**(h? uma constante q multiplica um dos lados da equa?ao, mas é soh por causa da relação entre cv/joule/watt/min. logo, pode ser dispensada na demonstração.)
abraço.
martin
nao comentem esse post, primeiro pq nao kero polemica, segundo pq soh postei aki pq me veio a explica?ao na cabeça. nao pretendo responder quotes.*
-
galera: sem treta heim, só tenho uma duvida rapida sobre os tpcs antigos.
potência é sempre torque x rpm?
então torque é potência/rpm?
[snapback]273651[/snapback]
sim, caio..
simplificadamente:
**potência (cv) = torque (kgfm) * rpm / 716
torque (kgfm) = potência (cv) * 716 / rpm**
com quaisquer 2 par?metros você calcula o terceiro, sempre
no mais, ja discuti mais que suficientemente o assunto.. hehehehe
[]s
west
-
eu disse que tinha a constante e expliquei por que dela existir e o porque de não te-la mencionado…
**(h? uma constante q multiplica um dos lados da equa?ao, mas é soh por causa da relação entre cv/joule/watt/min. logo, pode ser dispensada na demonstração.)
então west, o q o martin respondeu no final do post não tem o 716 .
[snapback]273789[/snapback]
outra coisa:
isso que vc disse, do motor de 341 cv ter 34 kg/m de torque é vêlido somente pra rotação que vc calculou, no caso acho que foi 7 mil rpm. não é o pico de torque do motor - uma vez que graficos de torque e potência não são planos, e sim curvos.
abs..
martin**
-
usei isso baseado no gtech, q somente me mostrou a potência final, la no fim do giro mesmo.
se o torque é uma equação inversa relativa é potência, imaginei q bastava inverter a coisa pra ter o tal valor, mas então a resultante é valida na mesma rotação do pico de potência? e o torque mesmo fica numa faixa menor de giro, blz, agora como descobrir o tal torque real?
-
nunca compreendi direito esse tema.
mas qto a rotação de torque maximo de um motor, imagino que é o momento em q o mesmo disponibiliza a maior potencia com o menor giro nao?
uma vez q podemos mexer na formula e deixa-la assim: torque=potencia/rpm
o que se mede num dyna é a potencia ou o torque? entao para obtermos determinada curva é cruzado torque ou potencia com rpm?
-
usei isso baseado no gtech, q somente me mostrou a potência final, la no fim do giro mesmo.
se o torque é uma equação inversa relativa é potência, imaginei q bastava inverter a coisa pra ter o tal valor, mas então a resultante é valida na mesma rotação do pico de potência? e o torque mesmo fica numa faixa menor de giro, blz, agora como descobrir o tal torque real?
[snapback]273813[/snapback]
passa no dinam?metro…
se no gtech desse pra pegar o grafico da potencia, ficava facil descobrir.
-
passa no dinam?metro…
se no gtech desse pra pegar o grafico da potencia, ficava facil descobrir.
[snapback]273838[/snapback]
preciso de um gtech pro comp (o meu é o pro), ai ele tra?a os graficos, tem soft pro pc com todas as curvas de torque e potência, e tb o rendimento por marcha.
se alguem tiver um pra vender…
-
nunca compreendi direito esse tema.
mas qto a rotação de torque maximo de um motor, imagino que é o momento em q o mesmo disponibiliza a maior potencia com o menor giro nao?
não tem nada a ver isso… é apenas o momento onde o cilindro consegue admitir mais ar em cada ciclo, queimar mais combustável e produzir uma força, que é a maior em toda a faixa de rotação do motor.
uma vez q podemos mexer na formula e deixa-la assim: torque=potencia/rpm
o que se mede num dyna é a potencia ou o torque? entao para obtermos determinada curva é cruzado torque ou potencia com rpm?
mede-se o torque e a rotação, a potência é calculada. muitas vezes pode-se medir uma força e calcular o torque também.
[]s
-
o problema é saber o torque máximo?
acelere somente até 6500, depois 6000, depois 5500…
qdo o número calculado pra trque começar é cair (suponha 6000), aí acelere até 6100, me?a e calcule, 6200, me?a e calcule, 6300, me?a e calcule... e asim por diante, até começar é diminuir.
assimvc saber? a rotação de torque máximo (aproximada) e o torque máximo (que é ?bvio que será aproximado).
abração
-
mas o teu carro com turbo grande e tudo diferente vai ter o torque máximo em 3500 rpm?
claro, foi só um exemplo. se tu fizeres varias medições, vaipoder ter o torque em cada rpm, e a potência em cada rpm. assim pode tra?ar uma curva.
para tirar uma prova , se calcular em libras o torque, e desenhar os dois gr?ficos, a curva de torque e a de potência sempre tem de se cruzar em 5252 rpm.
se calcular em libras, e não der esse cruzamento, tem algo errado.
ab?
-
ai daria o torque máximo nessas rotações, certo?
e se medir a potencia acelerando até 3500/4000/4500? ai sim teria mais proximidade ao valor correto?
ruim é q vai ver pouca cavalaria pra se fzr a conta final.
[snapback]274355[/snapback]
desculpa, acho que vc não entendeu…
agora que vi...
vc vai medindo e calculandoo torque, sucessivamente e ele vai sempre aumentando. vc cme?a em 4000, por exemplo, vai dar x passa pra 4500, vai dar 2x 5000 3x e qdo chegar em 5500 (exemplo hipot?tico) aí volta pra 2x.
um momento qualquer, em uma rpm qualquer, o torque vai parar de aumentar.
a? vc sabe que passou da rpm de torque máximo. aí pode acelerar em intervalos menores, entre (no nosso exemplo) 4500 e 5500.
assim vc descobre a rpm de torque máximo.
provavelmente vai se provar difácil fazer testes em intervalos de menos de 500 rpm... mas vc poder? saber ao menos se o torque máximo se dá entre digamos 4500 e 5000, ou entre 5000 e 5500...
sacou?
ab?
-
mas o teu carro com turbo grande e tudo diferente vai ter o torque máximo em 3500 rpm?
claro, foi só um exemplo. se tu fizeres varias medições, vai poder ter o torque em cada rpm, e a potência em cada rpm. assim pode tra?ar uma curva.
para tirar uma prova , se calcular em libras o torque, e desenhar os dois gr?ficos, a curva de torque e a de potência sempre tem de se cruzar em 5252 rpm.
se calcular em libras, e não der esse cruzamento, tem algo errado.
ab?
[snapback]274359[/snapback]
então vicente, o torque máximo pode não ser a 3000 ou 3500, mas nessas rotações ja tem um torque pra la de abundante. tanto que a 4000 rpm o carro ja perde tração de forma violenta mas sempre em linha reta. a 3500 rpm ja vem 1 bar de pressão e a 4000 vem 1,4 bar (pressão final).
a medição deu 341cvs (@ 1,4 quase 1,5 bar) mas não sei exatamente a qtos mil rpm pois acelerei a quase 7500 rpm em 3?. marcha.
nessas horas faz falta um gtech procomp, q não tinha mais qdo fui comprar
vou fzr mais medições em breve e te falo os valores em rotações mais baixas, ai tra?amos os gr?ficos.
-
desculpa, acho que vc não entendeu…
agora que vi...
vc vai medindo e calculandoo torque, sucessivamente e ele vai sempre aumentando. vc cme?a em 4000, por exemplo, vai dar x passa pra 4500, vai dar 2x 5000 3x e qdo chegar em 5500 (exemplo hipot?tico) aí volta pra 2x.
um momento qualquer, em uma rpm qualquer, o torque vai parar de aumentar.
a? vc sabe que passou da rpm de torque máximo. aí pode acelerar em intervalos menores, entre (no nosso exemplo) 4500 e 5500.
assim vc descobre a rpm de torque máximo.
provavelmente vai se provar difácil fazer testes em intervalos de menos de 500 rpm... mas vc poder? saber ao menos se o torque máximo se dá entre digamos 4500 e 5000, ou entre 5000 e 5500...
sacou?
ab?
[snapback]274363[/snapback]
entendi. vai dar um trabalho mesmo.
posso colocar o shift pra acender a cada 500 rpm, ou até melhor, programar o corte pra essas rotações.
-
http://www.tweecer.com/streetdyno/
di gr?tis