Duratec he, projeto
-
bom, como vocês já devem estar deduzindo… eu sou mais um dos muitos que compraram um duratec he.
pois bem... meu projeto é focado a médio/logo prazo por motivos de $$$força maior$$$.
eu estava pensando em que carro colocar o tal motorzinho .
fiesta mk6/mk7 está fora de cogitação e new ka também.
pensei em um:
fiesta mk3, mas acho que ele ficaria com muito pouco espaço no cofre.
fiesta mk4 ou mk5 (essas duas opções são as que mais me atraem).
escort (daqueles que vinham com motor ap, xr2 acho...), para fazer um projeto tipo esse: http://rafa4fun.blogspot.com/2009/01/ford-…-redcarbon.html
eu não estou pensando nos carros com a mentalidade do tipo qual é mais facil? , pois sei que em um swap é melhor pensar qual é menos dificil haha.
mas nem isso, sei que vai ser dificil/custoso/demorado tanto num escort como em um fiesta, acho que ficaria mais ao gosto mesmo.
acho esse escort do link que postei extremamente charmoso, mas eu amo o fiesta mk4/mk5, tanto que tenho dois em casa, um 1.6 glx meu e um 1.0 street da minha mãe.
eu amo curva, adoro fazer curva… acho que eu sou a reencarnação de algum piloto de rallye
acho que é vem dai a minha paixão por fiesta, pois eu me esbaldo em curvas com ele.
eu queria fazer um projeto de certa forma diferente, então pensei em algumas maluquices como:
motor central + tração traseira.
motor no cofre (frente) + tração traseira.
queria saber o que vocês pensam a respeito disso, podem comentar sobre o que quiserem... comportamento dinâmico, viabilidade etc.....
eu acabei de fazer 18 anos e eu confesso que não manjo muito de mecâica ainda, estou fazendo o curso técnico em mecânica automobilistica no senai para aprender o maximo possivel e depois fazer eng. mecanica.
desde já obrigado
-
bom, tem um user de um outro fórum que tem trocado idéia comigo, e ele conseguiu algumas infos em relação a cxs de câmbio que pode-se usar nos projetos…
conversa dele com um gringo:
there is ford t9 gearbox also, but that one (and bellhouse) are cast iron made.
do you have bmw series carsó very good gearbox is from m5 getrag 5 - speed close ratio. but any getrag is good to use - only montage plate you need to make to meet engine and gearbox fixing points.
o que parece que pode-se usar, mas há duvidas ainda:
mtx-75:
http://en.wikipedia.org/wiki/ford_mtx-75_transmission
t9:
http://en.wikipedia.org/wiki/ford_type_9_transmission
e a que encaixa com certeza -> ib5 e ib5+:
http://en.wikipedia.org/wiki/ford_ib_transmission
alguem sabe da compatibilidade das cxs de bimmer m5, das ford s mtx75 e da t9?
-
cara, você sabe quanto custa uma caixa de bmw?
-
vai de fiesta mk4 ou m <k5 que="" já="" tem="" o="" coxim="" na="" posição="" correta="" …<br="">a caixa que encaixa é do focus duratec ou do eco duratec ... o problema é que os coxins dessas caixas são diferentes dos pontos de fixação existente nos fiestas ...
se não usar as caixa que encaixam, usando a própia cx do fiesta, vai tem que tapar os furos do parafusos originais e abrir novos buracos tanto na caixa quanto no bloco ...
está vindo um motor desses também para só que não vou dinheiro para montar nada agora ...
porém tenho amigos aqui no rio que já montaram um fiesta desses ...</k5>
-
porra evolution tu faz técnico no senai do ipiranga?
sobre seu projeto é bastante audacioso…é projeto para anos e anos de trabalho...
honestamente eu creio que manter motor e tração nos lugares originais seja a melhor proposta se você não tiver rios de dinheiro para gastar...adaptar o motor no meio do carro é uma escolha interessante mas é algo muito difícil e impossibilita a utilização do carro no dia a dia...vc vai ter que fazer praticamente um chassi dentro do monobloco para alojar o motor e a caixa...sem contar que precisa pensar muito bem uma forma boa de colocar o radiador sem que ele perca eficiência...colocar tração traseira seria interessante mas creio que não haja caixa para isto...
bom enfim...eu creio um mk5 com o duratec com uma preparação aspirada leve, câmbio do 1.6 e uma suspensão e freios bem planejados já deixe o fiestinha o cão chupando manga...
-
mal a demora… estava sem tempo, ainda estou para falar a verdade haha
então, faço técnico no ipiranga sim... vc fez ou faz lá?
-
esse tópico muito me interessa
-
escort (daqueles que vinham com motor ap, xr2 acho…), para fazer um projeto tipo esse:
que carro lindo. belo projeto do cara, parece estar muito bem feito.
-
mal a demora… estava sem tempo, ainda estou para falar a verdade haha
então, faço técnico no ipiranga sim... vc fez ou faz lá?
faço ainda…estou no terceiro semestre tenho um voyage prata velho que geralmente de quinta feira fica enchendo o saco fazendo bastante barulho na frente da escola...acho que tu é da okt tb num é?
-
a caixa mtx-75 é a que equipava o mondeo, e o focus 2.0 zetec. cabe sem problemas junto com o duratec.
-
parece que não é plug-n-play mesmo.
certeza que é pnp é a ib5 e ib5+.
reza a lenda que tem uma caixa de bmw m5 6 velocidades que encaixa direito no dura, mas e o preço? hehe
estou entre um fiesta mk4/mk5 e um escort xr3 para montar o duratec… ai ai ai, dúvida cruel.
-
pnp só ib5+
o duratec não manteve a furacão padrão da ford, que vinha desde os anos 60 lá fora
pra usar uma mtx75 sem adaptação teria que trazer um bellhousing (português pf…) dos eua já que lá o duratec saiu com mtx75
ainda tenho que ver se bate com alguma caixa mazda