[dúvida] - misturar vira e pistão dos f1 gm
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continuando os levantamentos sobre os motores f1 da gm, segue a minha dúvida.
alguem tem experiência nisso?
to com planos de fazer 2 coisas:
1-) montar pistão do 1.4 com vira de 1.6, para me divertir com 1.5 (tudo std e uma k16) enquanto o 1.7 não sai (vai levar um bom tempo).
2-) montar pistão do 1.8 com vira do 1.6, para chegar no que eu quero, que é o 1.7.
alguem sabe exatamente qual é a diferença que dá, na altura do pistão, em relação ao bloco?
eu achava que era pnp, mas conversando com o rbsmontemor, parece que o negócio é um pouco mais complicado e da diferença na altura.
se o 1.4 com vira de 1.6 exige biela special order, não vem nem cogitar a montagem. se para o 1.7 precisa, esse eu cogito em mandar fazer. alêm de melhorar a r/l (em caso de biela maior), terei o curso menor do 1.6.
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gm não eh minha praia, mas sei q o vira 1.8 cabe no bloco do 1.0, mas não tem parede pra abrir e colocar os pistões do 1.8.
então o vira de 1.6 com certeza cabe, mas não sei a diferença dos pistões…
o ideal seria pegar em algum catalogo os dados sobre os pistões...
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se nao me engano…
os motores de corsa, palio, strada, etc.. 1.8 sao todos familia 1. os astras antigos tinha o 1.8 familia 2, que tem o bloco mais alto e uma r/l de 0.29 se não me engano. esses familia 1 1.8 tem uma r/l horrivel de 0.33. chega em 5 mil rpm parece que o carro para de progredir...
familia 2 1.8, 2.0, usam bielas de 143mm e pistoes de 86mm
familia 2 2.2, 2.4 usam bielas de 149mm e pistoes de 87mm
que eu me lembre todos os familia 1 usam bielas de 129mm variando vira e pistoes.
quando eu mexi no meu eu tinha todas as medidas de todos os familia 1 e familia 2. mas meu meu hd travou e eu perdi desde mp3 até todas as anotações que eu tinha. eu tinha anotado varias receitas com combinações que dava pra fazer com o gm.
eu lembro de ter visto um 1.7 uma vez com bloco de 1.8 familia 1, ai o resto eu nao lembro. lembro que o cara conseguiu reduzir essa r/l para 0,30 (original era 0,33) e com balanceamento, alivio daqui, mexi dali... conseguiu melhorar muito.
abraço
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acho que eu tenho essa receita do 1.7 anotada em um papel la na casa do meu pai.
fds eu vou passar la, ai procuro, e posto aqui.
abs
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sushi, eu pretendo pegar outro bloco para manter o meu original. mas mesmo assim, os blocos são iguais, com a mesma distancia entre cilindros. porque não daria para abrir o 1.0?
o mecanico tento monta um miolo de 1.8 dentro do 1.0 dele, e não deu. as paredes iriam ficar mt finas, e segundo o cara da retifica, ia pegar nas galerias de agua…
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como falei gm não eh minha praia, so repassei o que presenciei…
agora como vai pegar um bloco novo, o mais logico eh pegar um na medida correta mesmo.
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como falei gm não eh minha praia, so repassei o que presenciei…
agora como vai pegar um bloco novo, o mais logico eh pegar um na medida correta mesmo.
eu já tinha ouvido isso que voce me contou. mas a um tempo atrás não existia f1 1.8. não sei como tentavam fazer, ou se nesse caso foi após surgir os f1 1.8. antes era só f2.
pelo menos eu vou saber, por bem ou por mal, o que precisa.
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sei lá esse 1.5 me parece mais legal que o 1.7…
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bem… tenho de celta... e ja li um poquim sobre.... parece que as misturas vira/pistao são meio chatas por conta de dar dif de altura mesmo... pelo menos foram relatos que li... abrir de 1.0 nem pra 1.6 conseguiram.. pelo menos nao nos vhc por conta de realmente pegar em uma galeria de agua... nos mpfi nao sei... a parede em teoria é pra aguentar ate 1.8 a questao é essa galeria de agua... no celta clube tem um cara que abriu pra 1.4 com vira e pistao... mexeu no cabeçote e ta montando com uma k16... segundo o preparador ele espera tirar 200 a 250 cv... isso pelo que entendi com algo em tor 1 ou 1,5 bar... eu pretendo fazer algo parecido a partir de julho abrir pra 1.4 e montar com uma turbina semelhante... minha meta é de 200 cv +- nao importa de vir pouco menos e claro tbm nao um poquim mais... ate porq aqui nao tem pista... dae seria de rua mesmo... só pra diversão... mas ja que vc vai atras de outro bloco ja pega um 1.6 ou 1.8 que nao tem esse problema de abrir os cilindros e ficar com parede fina ou pegar em galeria daqui ou dali...
agora outra quem manja e pode dar dicas desses gm f1 é o over manda mp pra ele...
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bom saber disso. para mim ambos os blocos eram iguais.
tenho pensado também no 1.6 mesmo. no meu caso só trocaria a caixa quente da turbina que eu tenho hoje.
nas férias eu vou rodar alguns desmanches em santos, ver se acho vira, pistão e bloco do 1.6. e tentar achar um 16v num preço bom.
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o 1.5 seria a minha entrada no mundo dos trackdays.
como diria o fábiorr… voce vai desencanar do 1.7 quando estiver com o 1.5 redondo .
eh o q eu penso tb…
agora pq vc ja não pega um 1.8 e coloca 16vó ja q vai comprar tudo, ja pega o motor completo... quem sabe não acha um 2.0 16v de calibra num preço bom...
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então pix não eh mais negocio pegar um 1.8 16 ja pronto? coloca uma ie programavel pra começar, e deixa o turbo um pouco mais pra frente…
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só que esse motor 1.8 16v valvulas que vinha na meriva é da fiat.
na verdade ele é de uma empresa chamada powertrain que a um tempo atras a fiat comprou.
não sao motores fiat.
abs
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na verdade ele é de uma empresa chamada powertrain que a um tempo atras a fiat comprou.
não sao motores fiat.
abs
não a gm powertrain continua sendo da gm. a join-venturi das fgp terminou em 2005
ai a fiat fpt (fiat powertrain technologies) que é do grupo fiat foi e comprou a tritec.
mas esse motor se não me ingano era que empurrava o brava hgt .
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não a gm powertrain continua sendo da gm. a join-venturi das fgp terminou em 2005
ai a fiat fpt (fiat powertrain technologies) que é do grupo fiat foi e comprou a tritec.
mas esse motor se não me ingano era que empurrava o brava hgt .
o que eu sei é que os 16v (stilo e meriva) são os f1 com cabeçote 16v.