[dúvida] - misturar vira e pistão dos f1 gm
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como falei gm não eh minha praia, so repassei o que presenciei…
agora como vai pegar um bloco novo, o mais logico eh pegar um na medida correta mesmo.
eu já tinha ouvido isso que voce me contou. mas a um tempo atrás não existia f1 1.8. não sei como tentavam fazer, ou se nesse caso foi após surgir os f1 1.8. antes era só f2.
pelo menos eu vou saber, por bem ou por mal, o que precisa.
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sei lá esse 1.5 me parece mais legal que o 1.7…
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bem… tenho de celta... e ja li um poquim sobre.... parece que as misturas vira/pistao são meio chatas por conta de dar dif de altura mesmo... pelo menos foram relatos que li... abrir de 1.0 nem pra 1.6 conseguiram.. pelo menos nao nos vhc por conta de realmente pegar em uma galeria de agua... nos mpfi nao sei... a parede em teoria é pra aguentar ate 1.8 a questao é essa galeria de agua... no celta clube tem um cara que abriu pra 1.4 com vira e pistao... mexeu no cabeçote e ta montando com uma k16... segundo o preparador ele espera tirar 200 a 250 cv... isso pelo que entendi com algo em tor 1 ou 1,5 bar... eu pretendo fazer algo parecido a partir de julho abrir pra 1.4 e montar com uma turbina semelhante... minha meta é de 200 cv +- nao importa de vir pouco menos e claro tbm nao um poquim mais... ate porq aqui nao tem pista... dae seria de rua mesmo... só pra diversão... mas ja que vc vai atras de outro bloco ja pega um 1.6 ou 1.8 que nao tem esse problema de abrir os cilindros e ficar com parede fina ou pegar em galeria daqui ou dali...
agora outra quem manja e pode dar dicas desses gm f1 é o over manda mp pra ele...
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bom saber disso. para mim ambos os blocos eram iguais.
tenho pensado também no 1.6 mesmo. no meu caso só trocaria a caixa quente da turbina que eu tenho hoje.
nas férias eu vou rodar alguns desmanches em santos, ver se acho vira, pistão e bloco do 1.6. e tentar achar um 16v num preço bom.
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o 1.5 seria a minha entrada no mundo dos trackdays.
como diria o fábiorr… voce vai desencanar do 1.7 quando estiver com o 1.5 redondo .
eh o q eu penso tb…
agora pq vc ja não pega um 1.8 e coloca 16vó ja q vai comprar tudo, ja pega o motor completo... quem sabe não acha um 2.0 16v de calibra num preço bom...
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então pix não eh mais negocio pegar um 1.8 16 ja pronto? coloca uma ie programavel pra começar, e deixa o turbo um pouco mais pra frente…
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só que esse motor 1.8 16v valvulas que vinha na meriva é da fiat.
na verdade ele é de uma empresa chamada powertrain que a um tempo atras a fiat comprou.
não sao motores fiat.
abs
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na verdade ele é de uma empresa chamada powertrain que a um tempo atras a fiat comprou.
não sao motores fiat.
abs
não a gm powertrain continua sendo da gm. a join-venturi das fgp terminou em 2005
ai a fiat fpt (fiat powertrain technologies) que é do grupo fiat foi e comprou a tritec.
mas esse motor se não me ingano era que empurrava o brava hgt .
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não a gm powertrain continua sendo da gm. a join-venturi das fgp terminou em 2005
ai a fiat fpt (fiat powertrain technologies) que é do grupo fiat foi e comprou a tritec.
mas esse motor se não me ingano era que empurrava o brava hgt .
o que eu sei é que os 16v (stilo e meriva) são os f1 com cabeçote 16v.
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não deu tempo de editar
a fiat tem o direito de usar os motores família i da gm até maio de 2010
depois disso entrara no lugar o motor 1.6 que equipava o mini ou 1.9 que na realidade é 1.8
mais que são fabricados ja pela tritec que tem toda a tecnologia da fabrica da bmw.
isso que chamo de globalização.
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o que eu sei é que os 16v (stilo e meriva) são os f1 com cabeçote 16v.
é isso mesmo.
esses motores são powertrain.
os do brava são motores fiat mesmo.
o pix… posso estar errado, mas tentando puxar a receita la do fundo da memoria, era um bloco de 1.8, com vira do 1.6 e os pistoes eu nao lembro a medida. as bielas nao faz diferença pq sao todas a mesma. só preciso confimar depois.
abs
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é isso mesmo.
esses motores são powertrain.
os do brava são motores fiat mesmo.
o pix… posso estar errado, mas tentando puxar a receita la do fundo da memoria, era um bloco de 1.8, com vira do 1.6 e os pistoes eu nao lembro a medida. as bielas nao faz diferença pq sao todas a mesma. só preciso confimar depois.
abs
sim, é essa mistura mesmo, usando pistão do 1.8.
o cálculo é cilindrada = pi x diametro x diametro x curso
mas pelo visto o pistão tem que ter o pino deslocado ou a biela deve ser maior.
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eu lembro uma vez de ter visto um cara fazer um 1.7 com vira de 1.6 e pistão de f2 1.8
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olha … eu tive uma feliz experiência com um gol 1.0 16v turbo montado no capricho.
para quem nunca teve a oportunidade de ver de perto um motor 1.0 rendendo o que pode, eu acompanhei a montagem de um motor cuja potência apontada pelo dinojet do amir, acusou 326cv sem nitro. para nao falar que o motor permaneceu com cilindrada original, os pistões foram de 68,5mm para 70mm. mas isso é assunto para outro tópico ...
diante da atrocidade que pode ser feita mesmo com um motor pequeno, fico imaginando que um motor gm 1.4 que tem um cabeçotinho esperto, mesmo que de 8v e original, com uma boa turbina e os detalhes no capricho, deva ficar algo from hell a um custo baixo
eu ja te falei pix ... compra os pistões do corsa 1.0 efi para baixar a taxa, um comando 270, cambio do 1.6 e as peças básicas para o kit . turbina, ja sabe. k-16 eu duvido que vc nao goste do resultado.
se mais para frente você quiser fazer um up . turbina, comando, coletor de escap, praticamente tudo poderá ser mantido ...
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se for pra manter 1.0, vi um corsa wind com uma k14 frank… que vou te falar viu mt top mesmo. e não tem nada de mais no motor, so foi colocado o cabeçote dos corsas modernos com injeção mult e injeção digipulse maxy...