Difusores são legais
-
fia considera legais difusores de brawn, williams e toyota
a federação internacional de automobilismo (fia) declarou nesta quarta-feira legais os questionados difusores que melhoram a aerodinâmica dos carros das escuderias de fórmula 1 brawn gp, williams e toyota, rejeitando assim os recursos de apelação de renault, red bull e ferrari.
com o tão aguardado veredicto, o piloto britânico da brawn gp jenson button foi confirmado como o líder do mundial, depois de vencer as duas primeiras corridas da temporada na austrália e na malásia.
o brasileiro rubens barrichello, também da brawn, tem confirmada sua vice-liderança no mundial, com 10 pontos, cinco a menos que button.
a decisão foi anunciada depois que um painel de cinco juízes da corte de apelação da fia ouviu na terça-feira as alegações contra os difusores, visíveis na parte posterior dos carros. o objetivo da peça é fazer o ar circular e dar mais aderência ao carro.
as escuderias demandantes alegavam que as três equipes questionadas haviam interpretado de maneira errada o novo regulamento sobre aerodinâmica ao utilizar os difusores, apesar de a fia ter considerado os mesmos legais em um questionamento antes do início da temporada 2009.
http://esportes.terra.com.br/automobilismo…s+e+toyota.html
agora quero ver as outras equipes darem seus pulos para copiar…
-
eu torço para a ferrari, eu torço para o massa.
mas não tem jeito, em primeiro lugar deve estar a criatividade e a genialidade. e é isso que separa os bons dos mestres.
idem…
se não fosse por idéias revolucionárias, até hoje estaríamos andando de charretes..
-
tava na cara que isso ia acontecer… agora todo mundo copia e a roda continua girando.
-
já começou a choradeira…
fonte: http://tazio.uol.com.br
briatore propõe que brawn não receba dinheiro
chefe da renault não quer que equipe rival tenha acesso a 30 milhões de euros
um irritado flavio briatore falou sobre a divisão do dinheiro dos direitos de tv neste sábado. ele não quer que a brawn receba sua fatia do bolo.
como sucessora da honda, a brawn teria teoricamente direito a cerca de 30 milhões de euros. mas, além de ela ter sido considerada uma nova inscrita, há interessados nessa quantia.
briatore defende a divisão igual dos 30 milhões entre nove equipes da f-1. ele alega que sua renault precisa de dinheiro por causa do desenvolvimento de novos difusores. o italiano pretende fazer uma proposta oficial para bloquear o acesso da brawn ao dinheiro.
embora alguns tenham sido contra, [luca di] montezemolo manteve a fota unida no apoio à brawn sobre fornecimento de motores [mercedes-benz] , disse.
mas, uma vez que [ross] brawn era nosso delegado técnico, e ele me forçou a gastar dinheiro, não tenho meu orçamento. como o dinheiro da honda por sorte ainda não foi dividido, teremos uma reunião.
brawn é mais rico que qualquer outro, pois ele teve sua equipe paga totalmente pela honda, e a montadora deu a ele 130 milhões. ele certamente é mais rico que eu .
não quero ser um robin hood, mas é bom quando há uma situação em que todos são transparentes.
neste momento, como preciso encontrar dinheiro em algum lugar e como esta temporada não pode acabar com [todos] sendo 1s mais lentos que os carros da brawn, o dinheiro da divisão terá de ser completamente revisto. acredito ser por volta de 30 milhões de euros.
briatore ainda deseja não haver ajuda à brawn nos custos de transportes, benefício destinado a equipes estabelecidas. vamos ver o que a fia diz , declarou.
como presidente comercial da fota, fará uma proposta para que a brawn não receba esses direitos de transporte nos próximos três anos, pois é nova inscrita.
ao jornal gazzetta dello sport , o chefe da renault disse que a brawn estava dominando o campeonato graças a uma vantagem injusta.
o italiano também afirmou que as equipes que protestavam possuem campeões mundiais, enquanto o time de ross brawn tem em mãos um piloto que estava quase aposentado e outro que é tão bom quanto um paracarro [termo em italiano para coisas extremamente lentas].
não sei para onde foi a credibilidade com tudo isso.
button respondeu, nesta sexta-feira, que briatore deveria se lembrar que foi atrás do inglês para integrar a equipe enstone.
a não ser que ele esteja na frente, tenho certeza [de que acha] que qualquer equipe [que esteja lá] vai tirar a credibilidade da f-1 , disse aos jornalistas em xangai.
ele também precisa lembrar que ele tentou me contratar para este ano, então…
segundo o piloto da brawn, briatore está desapontado por não ter feito uma carro tão competitivo quando o do time de brackley, além de estar bravo por causa dos problemas dos difusores.
nós produzimos um carro muito competitivo por causa da força de trabalho que temos em brackley, e você não pode tirar isso deles. é muito injusto dizer isso.
rubens barrichello também respondeu ao italiano.
acho que isto é estupidez. sério, que comentário. se ele acha que nós precisamos que ferrari e mclaren ganhem, por que os outros estão aqui?
perguntado sobre como a brawn respondeu os comentários do chefe da renault, button foi direto: com risadas, basicamente
relação dos pesos dos carros p/ prova de hoje:
fernando alonso (esp/renault), 637,0 kg
sebastian vettel (ale/red bull), 644,0
mark webber (aus/red bull), 646,5
adrian sutil (ale/force india), 648,0
nico rosberg (ale/williams), 650,5
timo glock (ale/toyota), 652,0
jenson button (ing/brawn), 659,0
robert kubica (pol/bmw), 659,0
rubens barrichello (bra/brawn), 661,0
jarno trulli (ita/toyota), 664,0
sébastien buemi (sui/toro rosso), 673,0
kimi raikkonen (fin/ferrari), 673,5
lewis hamilton (ing/mclaren), 679,0
nick heidfeld (ale/bmw), 679,0
giancarlo fisichella (ita/force india), 679,5
kazuki nakajima (jap/williams), 682,7
felipe massa (bra/ferrari), 690,0
sébastien bourdais (fra/toro rosso), 690,0
heikki kovalainen (fin/mclaren), 697,0
nelsinho piquet (bra/renault), 697,9
nota: barrica mais pesado que o button e que todos os que estão à sua frente…
se conseguir se manter na frente do button no começo da corrida e não vacilar, tem tudo pra lavar essa...