Mulher quase perde perna por comer frutas demais
-
http://g1.globo.com/noticias/ciencia/0,,mu…uta+demais.html
nos eua, mulher quase perde a perna por comer fruta demais
paciente não identificada teve coágulo em veia da perna esquerda.
mulher havia começado dieta que previa toranjas no café-da-manhã.
salvador nogueira do g1, em são paulo
o ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose foi confirmado mais uma vez, com um caso no mínimo estranho. nos estados unidos, uma mulher de 42 anos quase perdeu uma perna pelo consumo excessivo de uma fruta – no caso específico, toranjas (grapefruits), um parente próximo da laranja. a história mais parece um episódio da série de tv house , mas realmente aconteceu.
tudo aconteceu em novembro do ano passado. a mulher, não identificada, deu entrada no pronto-socorro do providence st. peter hospital, em olympia, estado de washington, com dificuldade para andar e respirar, somada a dores lombares.
ela tinha acabado de passar por uma viagem de carro de uma hora e meia. era ligeiramente obesa, segundo os médicos que a examinaram, e falava de uma dor que começava em sua nádega esquerda e descia pela perna. algumas horas mais tarde, a região começou a ficar roxa.
um exame revelou que ela tinha um quadro de trombose -- o surgimento de um grande coágulo que interrompia o fluxo de sangue -- avançando rapidamente numa veia da perna. o problema corria o sério risco de levar a uma gangrena, o que fatalmente teria obrigado cirurgiões a fazer a amputação do membro.
lucinda grande e raul mendez, os médicos que acompanhavam a paciente, colocaram um cateter para desobstruir a veia e iniciaram medicação -- além de recomendar que ela interrompesse seu anticoncepcional, pois estrógeno aumenta levemente o risco de coágulos.
um teste genético mostrou que ela tinha uma mutação que também aumentava o risco de coágulos. mas a descoberta mais surpreendente veio do histórico da paciente. ela havia iniciado, três dias atrás, uma dieta agressiva, que previa o consumo de 225 gramas diárias de toranja no café-da-manhã.
a toranja possui uma substância que encoraja a produção, no organismo, de etinil-estradiol, que por sua vez também encoraja a formação de coágulos. para grande e mendez, essa pode ter sido a gota d água.
nossa paciente tinha uma constelação de potenciais fatores de risco para trombose venosa , afirmam os médicos, em seu relatório de caso, publicado na prestigiosa revista médica the lancet . o estado hipercoagulador ampliado, por conta do aumento da concentração de etinil-estradiol por conta de seus três dias de toranjas para café-da-manhã pode muito bem ter perturbado o equilíbrio.
após o tratamento, a mulher teve uma recuperação total. mas, depois disso, é certo que ela vai ficar bem longe das toranjas.
alguém aí conhece algum caso de pessoa q tenha perdido a perna por comer bacon? eu nunca vi isso
-
afe, inédito isso de uma fruta fzr o corpo produzir uma substância sintética, e logo de cara uma bem nociva como o etinil estradiol…
-
por isso q continuo comendo bacon
-
wth toranja? eahuieahuiehauihea
-
tb conhecida como laranja vermelha..
-
para previnir, hoje no almoço, eu comi picanha. acompanhada de muitos pasteis de carne e queijo.
claro, com chopp brahma.
obs: fiz questão de não encostar nem em 1 grão de arroz. arroz eu como em casa.
comi agora há pouco um desses cachorros-quentes tipo x-tudo, não me impressionaria se houvesse uns gominhos de toranja lá no meio… só de queijo tinha 2 ou 3 tipos...
tô sentindo um formigamento na ponta dos dedos...
-
tbm prefiro um churras não corremos risco de acontecer essas coisas..
ps.: acho que amanhã vou fazer uma costela na pressão pra não perder o costume