Taxa ap 1.9 tá broca. help ???????????????
-
bom,desenterrando aqui fiquei um tempo afastado e deixei a mecânica de lado.agora resolvi retomar a montagem do motor.mas sem os pistos enxidos de solda(resolvi dar ouvidos para turma e não arriscar).porém,como o bloco já está aberto para 1.9 com pistões de fusca 1500 std(83,5),resolvi descolar outros pistões de fuca original(sem solda..hehehe),para montar o motor.só que estou esbarrando no seguinte problema: os pistões de fusca com as bielas de kd,ficaram 6mm abaixo do topo do bloco.e agora,que que faço com esta diferença toda? andei buretando meu cabeçote e a medida foi 34 cc.buretei também as cavas dos pistões de fusca(deu 14,5cc).só não buretei o cilindro.daí,pergunto aos colegas que sabem de calculos de taxa(a quem poder dar esta força):será quanto está de taxa com esta configuração? pensei em aproveitar esta destaxada(que com certeza com esta configuração ,o motor deve estar bem destaxado) e montar o turbo na gasolina(sei também dos inconveniêntes disto).pensei também no alcool(mas só que para acertar o carro com este motor destaxado assim,vai ser osso).pensei também em mandar plainar o bloco,para ver se alcanço uma taxa mais acessível para rodar no álcool.só quem antes de plainar o bloco,teria que saber o quanto devo retirar.só que para isto,teria que fazer os calculos,para saber a quantas anda a taxa deste motor(só que não tenho nem idéia comé que faz para calcular ).por isto mais uma vez, peço ajuda da turma aqui,valeu? abraço a todos
-
resumidamente:
motor 1900cc, serial 475cc por cilindro.
vc tem 14,5cc na cava + 34cc no cabeçote e mais uns 6cc na junta. totaliza 54,5cc
475 / 54,5 = 8,7:1 de taxa
logo, se o pistão ficar rente ao bloco sua taxa vai ser de 8,7:1… então o jeito é plainar o bloco até emparelhar com o pistão ou no máximo uns 5 décimos abaixo do bloco...
a não ser que queira rodar com nada de taxa e ter um consumo de alcool horrível....
-
resumidamente:
motor 1900cc, serial 475cc por cilindro.
vc tem 14,5cc na cava + 34cc no cabeçote e mais uns 6cc na junta. totaliza 54,5cc
475 / 54,5 = 8,7:1 de taxa
logo, se o pistão ficar rente ao bloco sua taxa vai ser de 8,7:1… então o jeito é plainar o bloco até emparelhar com o pistão ou no máximo uns 5 décimos abaixo do bloco...
a não ser que queira rodar com nada de taxa e ter um consumo de alcool horrível....
as contas não são bem essas…
diâmetro: 83,5 mm = 8,35 cm
curso: 86,4 mm = 8,64 cm
pistão 6mm abaixo do topo do bloco = 0,6 cm
supondo que a junta deformada tenha 1mm e exatamente o diâmetro dos cilindros = 0,1 cm
volume do cilindro em pmi = [ (8,35/2)^2 * pi * (8,64+0,1+0,6) ] + 14,5 + 34 = 511,46 + 14,5 + 34 = 559,96 cc
volume do cilindro em pms = 14,5 + 34 + [ (8,35/2)^2 * pi * (0,1+0,6) ] = 14,5 + 34 + 38,33 = 86,83 cc
taxa de compressão = (volume em pms + volume em pmi) / (volume em pms) = (559,96 + 86,83) / 86,83 = 7,45
ou seja, seu motor vai ficar com, aproximadamente 7,45:1 de taxa….não acho q isso seja proibitivo de andar na rua, desde que o preparador saiba o que está fazendo e se vá usar pressão condizente pra ter essa taxa....
caso o pistão estivesse rente ao bloco, as contas seriam as seguintes:
volume do cilindro em pmi = [ (8,35/2)^2 * pi * (8,64+0,1) ] + 14,5 + 34 = 478,6 + 14,5 + 34 = 527,1 cc
volume do cilindro em pms = 14,5 + 34 + [ (8,35/2)^2 * pi * 0,1 ] = 14,5 + 34 + 5,47 = 53,97 cc
taxa de compressão = (527,1 + 53,97) / 53,97 = 10,76
ou seja, seu carro teria 10,76:1 de taxa de compressão, aproximadamente…
-
menegotto e quarteto,obrigado pela gentileza rapazes.agora tenho a idéia exata de quanto está a coisa.putz…...........7 de taxa...nuuuussa,dá até para turbinar na gasolina...hehehehehe.agora,para usar uma taxa destas no alcool,teria que socar uma pressão louca lá pra dentro, né?não é esta minha intenção,pois se abusar de pressão,as bielas e os pistões até que aguentam(mais o cambio original do fusca,não).minha idéia em usar estas bielas e pistões,era poder andar sucegado com 0,8 até 1 kilo(não mais).é para rodar sem medo de quebras e tals,não para abusar de pressão agora,7 de taxa.......terei que turbinar esse trem na gasolina,rsrsrs...caso eu não rebaixe o bloco.segunto eu estive calculando,o muito que posso tirar no bloco(sem perder a regulagem da correia dentadada e a numeração do motor,seria 3mm.e ainda assim,ficarei enciminbha dos númerosas já ficando enciminha dos números.mesmo assim,ainda me sobram outros 3 mm para baixo
rapazes,será que se eu retirasse estes 3 mm máximos que posso,a quantas iria estas taxa?
sim,pois tenho em mente o seguinte:tubino usando alcool (para evitar os incoveniêntes de turbar na gasolina).e eu deixaria este motor com uma taxa bacana,para que se amanhã ou depois eu resolver tirar o turbo e rodar com ele caretinha na gasolina,o motor já estaria com uma taxa ideal para isto(sem ter que abrir e trocar bielas e os pistões). bom está é a idéia. obrigado aí pela força,rapazes eu estava pedidão aqui
-
menegotto e quarteto,obrigado pela gentileza rapazes.agora tenho a idéia exata de quanto está a coisa.putz…...........7 de taxa...nuuuussa,dá até para turbinar na gasolina...hehehehehe.agora,para usar uma taxa destas no alcool,teria que socar uma pressão louca lá pra dentro, né?não é esta minha intenção,pois se abusar de pressão,as bielas e os pistões até que aguentam(mais o cambio original do fusca,não).minha idéia em usar estas bielas e pistões,era poder andar sucegado com 0,8 até 1 kilo(não mais).é para rodar sem medo de quebras e tals,não para abusar de pressão agora,7 de taxa.......terei que turbinar esse trem na gasolina,rsrsrs...caso eu não rebaixe o bloco.segunto eu estive calculando,o muito que posso tirar no bloco(sem perder a regulagem da correia dentadada e a numeração do motor,seria 3mm.e ainda assim,ficarei enciminbha dos númerosas já ficando enciminha dos números.mesmo assim,ainda me sobram outros 3 mm para baixo
rapazes,será que se eu retirasse estes 3 mm máximos que posso,a quantas iria estas taxa?
sim,pois tenho em mente o seguinte:tubino usando alcool (para evitar os incoveniêntes de turbar na gasolina).e eu deixaria este motor com uma taxa bacana,para que se amanhã ou depois eu resolver tirar o turbo e rodar com ele caretinha na gasolina,o motor já estaria com uma taxa ideal para isto(sem ter que abrir e trocar bielas e os pistões). bom está é a idéia. obrigado aí pela força,rapazes eu estava pedidão aqui
com 3mm pra baixo fica:
volume pmi = 495,03 + 14,5 + 34 = 543,33
volume pms = 21,9 + 14,5 + 34 = 70,4
taxa = (543,33+70,4)/70,4 = 8,71 de taxa, um pouco mais do q o ap carburado a gasolina…
-
quarteto e menegotto ,eu esqueci de dizer,que além dos pistões do fusca,eu tenho a opção de outos pistões de cabeça reta,que comprei no m.l(mas estes pistões eram para montar com bielas 144mm e te-los rente ao topo do bloco.para fazer aspirado,no alcool)..mas tenho medo de usar eles no turbo(pois estes pistões,segundo o fabricante,é para fazer ap 1.9 aspirado e não turbo).daí fico com medo de usar estes pistões para turbinar.pois se caso eu tivesse a coragem de usa-los no turbo,eu poderia pegar as bielas de kd e fazer as buchas deslocadas,para usar com estes pistões de cabeça plana que comprei.que assim eu ganharia uns 3 ou 4mm para cima,sem ter quer rebaixar o bloco.mas e o medo de usar estes novos pistões no turbo(pois os pistões nem marca tem .) olhem,os pistões que tenho opção,são estes aqui também:
-
tá corretissimo quarteto
quanto aos pistões, vá de metal leve cabeça reta…. resiste bem mais no turbo
mas estes retos que comprei,não são metal leve.mas segundo o fabricante,estes pistões,por conta do tratamento que são dados a eles,eles possuem bem mais resistência mecânica que os desenvolvidos por outras marcas.agora,até que ponto que dá para acreditar nisto,sei lá,né? estão tú acha melhor fazer buchas deslocadas,ganhando mais 3 ou 4mm para cima(usando estes novos pistões que comprei),ao invés de usar pistões do fusca e ter que palinar o bloco?será que estes pistões são mais resistênte que o do fusca em sí? se bem estes novos pistões,por serem a alcool, tem bem mais material na cabeça do que os do fusca,não é? creio mesmo que dará menos trabalho fazer as buchas deslocas para estes novos pistões,do que mandar plainar e matar o bloco,né? só não fiz estas buchas deslocadas para os pistões de fusca,por conta dos pinos do pistão,serem grossos demais(em relação ao olhao da biela).pois se fossem finos como é o caso dos pistões do ap,eu já teria feito isto e não estaria neste perengue todo podes crêr,vou usar estes cabeça reta que descolei,no lugar dos pistos do fuka,creio que é o masi sensato a fazer
-
com certeza é a melhor opção.
podes crêr.estive comparando o pino do pistão ap,com o olhao da biela de kd.dá para subir uns 5mm ou mais(dependendo do que fizer).melhor que ajuda até na r/l do motor,não é?vai trabalhar menos áspero,né?
não melhora em nada a r/l, já que ela depende única e exclusivamente do comprimento da biela e do curso….
vc tem q calcular a taxa qto vai ficar, ainda mais usando pistão de cabeça reta....se deixar rente ao bloco vai ficar alta demais....subindo 3 mm já vai pra 8,7:1, se subir 5 mm provavelmente vai pra mais de 10:1 a taxa
-
com certeza é a melhor opção.
podes crêr.estive comparando o pino do pistão ap,com o olhao da biela de kd.dá para subir uns 5mm ou mais(dependendo do que fizer).melhor que ajuda até na r/l do motor,não é?vai trabalhar menos áspero,né?
não melhora em nada a r/l, já que ela depende única e exclusivamente do comprimento da biela e do curso….
vc tem q calcular a taxa qto vai ficar, ainda mais usando pistão de cabeça reta....se deixar rente ao bloco vai ficar alta demais....subindo 3 mm já vai pra 8,7:1, se subir 5 mm provavelmente vai pra mais de 10:1 a taxa
então foi falha minha,camarada quarteto.pensei de certa forma,ao subir o pistão mais acima,eu melhoraria a r/l.mas tranquilo,vc viu os pistões que eu adiquiri,será que dá para confiar naquilo? ou deixo os metal leve de fusca mesmo e mando rancar um teco de 3mm do bloco? mas todo caso,se vc achar que compensa meter os de cabeça reta,quanto vc acha que devo subir eles,para que dê para andar com 1 kilo ou 1.2 no máximo,mas que o carro tenha uma taxa satisfatória para não ficar gastão e se um dia eu tirar o turbo,eu possa rodar na gasolina normalmente? obrigado pela paciência e pela atenção