Taxa ap 1.9 tá broca. help ???????????????
-
cara.
desculpe a sinceridade. eu me segurei desde ontem pra não falar nada no tópico, mas…
voce realmente tem esperança de que isso va funcionar sem quebrar?
e onde voce mora que não tem nem pistão?
tem jogo de pistão na crestana de 180,00 a 280,00 pra ap do jeito que voce precisava e voce gastou 200,00 pra fazer isso na tig e ainda achou barato. foi criativo, verdade, mas dai a funcionar é outra coisa e eu ainda chuto que quando voce funcionar vai derreter tudo e gastar 5x mais pra refazer seu motor.
eu ainda quero acreditar que voce nãó está falando sério mas acho que está.
-
cara tem um topico meu sobre isso, não achei ele…
pelo menos o cabeçote eh bom buretar, pra saber exatamente quantos cc tem ele, o resto da pra burlar e ter uma taxa aproximada.
o quarteto tem as formulas pra calcular isso.
quanto a solda com tig aparentemente ficou bom o trampo, mas não sei se essa destemperada no material não vai te trazer problemas...
adriano eu procurei pacas aqui no pp,li m topicos(eu sou curioso abessa).antes de abrir o tópico procurei até no google e não achei nada.quanto a tig fica tranquilo pois a tig não deixa póros na peça.o cara que fez o trampo já fez m pitões de carreta por lá e tá rodando até hoje.no começo fiquei meio em dúvida quanto ao serviço mais depois que vi a solda,não acreditei na exelência do material.é vc viu o trampo por fotos,pessoalmente é ouuuutra coisa.vc também se surprienderia com o trampo.sem contar a espessura da cabeça do pistão que acabou semndo reforçada,ficando assim mais dificil de quebrar ou furar.
-
cara.
desculpe a sinceridade. eu me segurei desde ontem pra não falar nada no tópico, mas…
voce realmente tem esperança de que isso va funcionar sem quebrar?
e onde voce mora que não tem nem pistão?
tem jogo de pistão na crestana de 180,00 a 280,00 pra ap do jeito que voce precisava e voce gastou 200,00 pra fazer isso na tig e ainda achou barato. foi criativo, verdade, mas dai a funcionar é outra coisa e eu ainda chuto que quando voce funcionar vai derreter tudo e gastar 5x mais pra refazer seu motor.
eu ainda quero acreditar que voce nãó está falando sério mas acho que está.
fluff,veja só este trampo de tig em pistões não é o primeiro que os caras fazem lá,e na maioria dos casos foi feito em motor de carreta.se funciona em carreta pela lógica tem que funcionar no ap.veja só a tig é usada até pela nasa,será que a solda é boaão lance da crestana houvi dizer que era só pistões iapel que já ficavam na altura que eu precisava,mais é forjado né caro demais pro meu bolso.tem que ver que aqui onde móro não temos a facilidade de comprar peças que vcs tem por ai,e muitas vezes somos o brigados a emprovizar.e essa idéia eu fiz por que o cara que fez o trampo me garantiu que funcionaria.e eu não queria nem ferrando alterar a altura do bloco por meio de plana.
-
é que eu houvi dizer que com o lance dos pistões planos, dava para calcular tipo sem tem que buretar.
dar da, ja que sendo plano, tem como fazer as contas com certa precisão , mas não eh o ideal.
depois procuro o topico onde tem essas formulas, e mando pra vc…
-
cara.
independente de quem use a solda, tem que ver a aplicação. pode ser a nasa, os thundercats ou até o guardião universal que se a aplicação for errada, vai dar merda.
eu sei até onde uma tig vai e o que ela faz e te digo que se fosse assim a gente encheria pistão furado por falta na tig e voltaria pro lugar pra acelerar ao invés de comprar pistão novo.
a liga é diferente da liga do pistão, o coeficiente de dilatação do material é diferente, a temperatura que ela aguenta é diferente, enfim… não tem nada a ver uma coisa com a outra.
eu acho que voce poderia repensar o projeto pra fazer com peças prontas ao invés de fazer esses retrabalhos em pistões. minha opinião.
-
ok,também pensei nisso,só que os pistões de ap não tem as canaletas reforçadas do fusca.e para mim saiu mais barato fazer o trampo na tig que comprar os pistões.vê só:pistão de fusca ,eu já tinha.o trampo da tig,200 pila em 2s vezes.jôgo de anéis 40,00.não foi vantagem? agora vê só:jogo pistão ap 2.0 250, e ainda tinha que esperar chegar pois aqui onde moro não tinha.jôgo de anéis 160,00,viu só a diferênça?
eu prefiro gastar mais no início e ter mais segurança depois…. mas iso é opinião minha....
porque todos os motores preparados que foram feitos pensando no custo dos quais já tive notícia, todos falharam ou tiveram uma durabilidade muito menor do que poderiam ter usando peças de qualidade.
porosidade não é nem 1% dos problemas que uma solda pode causar a uma material, a granulometria pode ser toda alterada, pode ocorrer fragilização ao redor da solda, quebra da liga do pistão......... ainda mais num pistão que vai trabalhar sempre com condições de alta pressão / temperatura / cargas inerciais e cargas de potência.
é quase como querer que pistões suloy aguentem como metal leve...... nunca. aqui testamos os dois novos para competição, em motores 1.6 aspirados de 135cv. os metal leve aguentam cerca de 10 corridas. os suloy racham em duas, no máximo três.
agora imagina num turbo. os suloy esfarelam.
minha intenção é só ajudar, mas se você vai tentar esta idéia, vá em frente e espero que dê tudo certo e que não haja arrependimentos depois.
abraço e boa sorte.
-
eu simplesmente teria mantido o virabrequim de 1.8, bielas de 144mm e colocaria pistões de 2.0a 0,50 (83mm)…. a taxa ficaria em +/- 9:1.
mais fácil e sem tantas adaptações ....
abraço e boa sorte.
ah eu falei 250 nos pistões de ap né?mais não tá só iso não, tá bem mais que 250,viajei no preço não é só isso não.deve tar ums quase 400 pila aqui onde moro(e ainda tinha que encomendar e esperar chegar).
-
eu prefiro gastar mais no início e ter mais segurança depois…. mas iso é opinião minha....
porque todos os motores preparados que foram feitos pensando no custo dos quais já tive notícia, todos falharam ou tiveram uma durabilidade muito menor do que poderiam ter usando peças de qualidade.
porosidade não é nem 1% dos problemas que uma solda pode causar a uma material, a granulometria pode ser toda alterada, pode ocorrer fragilização ao redor da solda, quebra da liga do pistão......... ainda mais num pistão que vai trabalhar sempre com condições de alta pressão / temperatura / cargas inerciais e cargas de potência.
é quase como querer que pistões suloy aguentem como metal leve...... nunca. aqui testamos os dois novos para competição, em motores 1.6 aspirados de 135cv. os metal leve aguentam cerca de 10 corridas. os suloy racham em duas, no máximo três.
agora imagina num turbo. os suloy esfarelam.
minha intenção é só ajudar, mas se você vai tentar esta idéia, vá em frente e espero que dê tudo certo e que não haja arrependimentos depois.
abraço e boa sorte.
eu entendi,ok vc tem lá suas razões para desacreditar que esse caso irão funcionar,até entendo mesmo.mais como vc me esplica os m pitões de carreta que os caras fizeram lá e tão rodando até hoje com quase 40 toneladas nas costas brasil a fóra?
-
sei lá a galéra tá esquecendo que no começo das preparações no brasil,a moçada não tinha a facilidade de peças que tem hoje,ai tinha que improvisar mesmo(mais vale uma ressalva,de um motor fojado aqui no pp que neguinho deu conta de quebrar umas 4 vezes.vide tópico sobre isso aqui no pp mesmo).posso citar a stock opala mesmo de exemplo,das m polias que voávam capô a fóra,e muitas das vezes eram achadas lá nas arquebancadas por algúm faxineiro do autódromo.só que pista é uma coisa(é ralo e pé no bucho o tempo todo) e carro de rua é ouutra coisa.não vou usar mais que 1 kilo 1,5.e não sou de ficar dando cassete no carro o tempo todo,vou colocar bom intercooler,radiador de óleo,o meu cárter foi aumentado tendo a capacidade de próximo 1,5litro a mais de óleo,bomba retrabalhada para maior pressão de óleo e tal.tem um outro exemplo de uma saveiro que tive 2.0 miolo original,1,8 de pressão embreagem original e rodei anos,nunca quebrei câmbio nem homocinética nem nada,e fico bôbo de ver os colégas aqui no pp quebrando motor forjado.é embreagem que não aguenta,é biela que vão passear fóra do bloco,é cambio do sapinho que tem que por se não o carro não dá pra rodar legal ,3 kilo de turbo mais num sei quanto de booster,cassete no carro o tempo inteiro e por ai vai.pergunto:um carro desses vai aguentar,é óbvio que não né.ai a galéra começa achar que turbo tem que forjar tem que num sei o que ,e pópo,pópo.na minha época não tinha nada dessas facilidades de hoje.e a gênte tinha boms carros que rodavam bem e não dava essas dôres de cabeça toda que a garotada tem hoje em dia com esse monte coisas forjadas, fulltec e por ai vai(vale lembrar também que não existia fullpower).o que quebra carro é isso que a galéra faz hoje em dia, mete 3k de turbo mais num sei quanto de booster e pé no bucho o tempo inteiro.
-
eu entendi,ok vc tem lá suas razões para desacreditar que esse caso irão funcionar,até entendo mesmo.mais como vc me esplica os m pitões de carreta que os caras fizeram lá e tão rodando até hoje com quase 40 toneladas nas costas brasil a fóra?
só acredito vendo…. papel aceita tudo.
-
boa sorte então.
fluff,pode acreditar se quebrar eu vou ser o primeiro a abrir um tópico aqui no pp e postar que quebrou.mas se não quebrar e os pistões contrariarem as estatisticas,também vou postar da mesma forma.vc só não me explicou os pistões de carreta que foram feitos lá e tão rodando até hoje com toneladas e mais toneladas nas costas brasil a fóra?
-
dar da, ja que sendo plano, tem como fazer as contas com certa precisão , mas não eh o ideal.
depois procuro o topico onde tem essas formulas, e mando pra vc…
adriano,valeu mesmo.só que eu queria fazer um lance legal quando abri este tópico,do tipo colocar a formulinha toda e resolver de forma a ficar bem claro como se chega e resolve passo a passo.e não fazer como um ou outro tópico que ví aqui no pp,onde a coisa não ficou as claras e beeeem explicadinho.ficou meio que subentendido o tópico por lá.entendeu?
-
adriano,valeu mesmo.só que eu queria fazer um lance legal quando abri este tópico,do tipo colocar a formulinha toda e resolver de forma a ficar bem claro como se chega e resolve passo a passo.e não fazer como um ou outro tópico que ví aqui no pp,onde a coisa não ficou as claras e beeeem explicadinho.ficou meio que subentendido o tópico por lá.entendeu?
adriano,o pior que me surgiu que eu dei bobeira no enunciado do tópico (do tipo taxa ap 1.9)eu deveria ter colocado enunciado de como calcular taxa de motores com pistões planos,não é mesmo.só depois que agente posta meio que anciosamente e no desenrrolar do tópico é que a gente vê as falhas,né?
-
olha moçada estou super contente de ver a galéra postando,trocando suas experiêcias,debatendo.tá ficando super 10 este tópico.tenho maior orgulho de participar aqui do pp,pois sei que a galéra por aqui tem bala na agúlha e muuuuuuuiiiiiiiita experiência em preparação.só tô sintindo falta da caroline que também é outra féra em preparação aqui no pp.e com certeza ficaria lisongeado se ela postace aqui também,assim como cada um de vcs estão fazendo. estou super alegre com a participação de todos vcs.brigadão mesmo heim galéra
-
cara eu postei aqui nesse topico um link onde tinha a formula bem explicadinha nos minimos detalhes… basta pegar ela, modificar os numeros que eu te falei e vc vai ter a sua taxa...
pois é ,mais eu havia te perguntado como é que se monta a formulinha.pra ficar bem as claras e explicadinho.é que nunca calculei taxa,montei formula e tal.não sei nem como fazer,entendeu?só que tem uma coisa que esqueci de mencionar sobre o meu cabeçote.que está na última plaina,segundo os caras da retífica que me informaram
-
galéra,uma coisa que quero frizar e que fique aqui registrado.este lânce de pistões trabalhados natig,é um lânce de experiência que estou fazendo.pois estou ciênte dos riscos e disposto a pagar pra ver.deixo claro a todos que não estou fazendo apologia ao uso de pistões enchido na tig. e que se alguém que veja o tópico, venha fazer uso deste tipo de experiência tem que assim como eu estar disposto a pagar o risco,ou seja:está passivo de quebras como qualquer outro.