Palio supercharger 1.0, problemas com desenvolvimento
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voce precisa dum dosador hpi pra baixar a pressao do combustivel inicial, e fazer com que a pressao do combustivel suba conforme a pressao do charger. nao é só botar bicos maiores e pronto, pois os bicos maiores vao alimentar quando o charger entra, mas e antesó fica lavado?
hpi e clamper e pronto, vai ficar bom com certeza, sem novidades, assim como qqr turbo/charger.
a unica deficiencia é que vc vai andar com ponto de aspirado, e confiar na central pra detectar batida de pino e atrasar… mas funcionar funciona, andei 2 anos no meu palio com bicos abertos + hpi.
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bem colocado lost, no meu primeiro projeto 1.3, eu escutava a batida de pino, ja nesse, nas 2 puxadas e unicas que dei, não escutei, o que pode ser?
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quanto custa uma perfect power?
estou lendo em sites, sobre como criar um esquema de diodos para inibir o sistema maf/map, sem comprometimento e gastando pouco, sobre a mistura, se estiver pobre o carro iria falhar não?
velas, quais voce indica? quais as diferenças de 1 polo, 2 polos e assim adiante…
na realidade a central consegue trabalhar justamente a parte em que tem pouca pressao de compressor. ela vai fechar os bicos ate uma faixa em que ela tenha sucesso. por isso o carro deve ficar bom em lenta e com pouco acelerador. talvez ate uns 10 ou 20% a central consiga recuperar pra mais ou menos.
depois é que complica. no alcool tudo funciona. mas se for usar gasolina o carro pode afogar antes da hora e nao vai andar.
uma pp custa por volta de 600 800 reais. voce poderia tirar combustivel ate certo ponto se os bicos nao forem monstruosos. mas poderia dar um pequeno atraso de ponto extra. o ideal ainda é monitorar com scanner quais sao os valores originais atuais.
com a pp vc nao precisa usar hpi. a nao ser que o regulador de pressao do teu carro nao compense sozinho o aumento de pressao do compressor.
o uso do diodo é simples demais. so que eu nao sei como é no teu carro. mas basicamente vc descasca o fio do sinal pra central, coloca o diodo como se fosse a parte de baixo de um t e aterra o outro lado. com isso vc limita a voltagem que vai pra central. mas…vc primeiro tem que desmontar o compressor e ver qual o maximo original. ai vc compra um diodo que limite a voltagem justamente neste valor. meus amigos que entendem de eletronica dizem que tem que usar um resistor. mas eu usei sem nada por varios anos sem problema.
mistura muuuuito pobre o carro fica ruim ou mesmo para . mistura pobre é pior pq o carro anda bem forte e se nao tiver nada eletronico que proteja o carro vai derreter tudo apos algum tempo. eu acho que ate anda mais que a mistura rica correta para um turbo. este é o que confunde as pessoas. parece que ta otimo e sem mais nem menos acaba.
invista numa wide band ja que vc gosta de meter a mao na massa
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certo, o que seria uma wide band?
acha que tem como o carro ainda ter falta com esses bicos?
sobre o diodo, ja sei como fazer, agora to com duvida em relação a central, vi que outras pessoas usam carro turbo com a central original, somente com uma boa alimentação…
o que eu faço, coloco o diodo, ligo tudo e levo para fazer um teste com a sonda ou uso o multimetro para verificar mesmo?
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veja a sonda em www.fueltech.com.br
a sonda wide band consegue entender o que é mistura pobre/rica e quanto realmente dentro destas faixas. a sonda normal nao consegue.
a sonda original do carro é comum. entao, se vc usar o multimetro voce vai ter uma ideia do que esta acontecendo. mas nao é da pra fazer o ajuste fino e seguro com ela. da pra fazer um ajuste grosso e rico a ponto de nao quebrar.
sobre os bicos, voce teria que saber os valores atuais e calcular ate quando eles conseguiriam alimentar.
la no site da fueltech tem um programinha que calcula a vazao de combusitvel necessaria para a potencia que vc deseja atingir. ai voce poderia procurar os bicos que vc precisa com toda certeza.
bom, eu to acostumado a usar um scanner. daria pra saber se os limites de map maf estao sendo atingidos, se a central ta em emergencia e qual ponto atual.
entao, o mais provavel e que vc precise do diodo pra garantir o limite do sensores. bom..tem que ser um diodo pra cada sensor que ta passando do limite. por isso vc deveria descobrir se esta realmente acontecendo e em qual.
em segundo lugar, sobre a central e turbo, isso é uma questao de quanto a pessoa aceita que o carro seja bom. ele pode ser bonzinho … ou realmente bom.
eu tenho certeza que uma central original com bicos maiores consegue por exemplo ficar legal numa conversao pra alcool. simplesmente porque é uma alteracao constante . no compressor ou turbo, voce tera uma pressao que vai crescendo e depois estabiliza. a central original nao tem mapa pra isso. voce teria que compensar ou aumentando o tempo de injecao no chip ou com os bicos maiores ( e fechando o necessario ) ou chutando uma pressao com hpi. mas o uso do hpi deve ser so pra um ajuste numa pequena faixa. acreditar que o hpi vai fazer a curva de injecao toda pra vc é muito chute.
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entendo, porem ja comprei os bicos e andei com o carro, pelo menos 1 noite, ele estava andando legal e normal, tudo respondendo normal, porem veio o problema da pressão positiva, amanha vou arrumar com diodo, agora to preocupado com a situação da central…
sera que o mais fácil vai ser usar uma digipulse e bico monoponto, a usar os bicos na linha?
a digipulse eu ja tenho, por isso comentei sobre ela...
agora ruim é gastar 550,00 conto nos bicos, zica viu...
mesmo assim eles servem ou não?
hpi, é necessario?
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agora onde eu acho a quantidade de lb/hr que meus bicos tem?
no alcool, no site da fueltech diz que precisa ter 28.6 lb/hr e na gasolina diz que precisam de 20.4
devo entao partir para gasolina?
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então, estive pensando, pelo site que eu vi, meus bicos são 21lb/hr, e como ja gastei o dinheiro, acho que vou enviar eles para abrir um pouco mais, vale apena mexer neles?
t+
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então, boa noite, estou batendo cabeça com um amigo…
carro: fiat palio 1.0 fire flex 65cv
preparação: eaton m24 0,6 bar
combustível: alcool
gente, seguinte, não estou mais tendo cabeça para tentar resolver meu problema, montei um kit supercharger a 2 dias no meu palio, ja tive um kit desses antes, mais por completa falta de experiencia, usei bicos diferentes na injeção, logo, pistão foi para o $¨&%
agora, com esse carro, motor redondo, tudo normal, instalei o kit, andei apenas alguns metros com os bicos originais do 1.0, logo troquei para os bicos do 1.6 16v da pegeout, até o momento eu pensava que era falta de combústivel, ele estar amarrado e lento, com os bicos da pegeout, ele segurava, falhava, não tinha rendimento esperado, pois bem, não satisfeito, fui atraz de outros bicos melhores, recebi indicações dos bicos do gol 1.6 a 2.0 alcool e gasolina em diferentes situações, cheguei até a encomedá-los, porem como estava com muita pressa para testar o desempenho e fugir do medo de quebra, vi que tinham disponível os bicos totalflex 1.6 a 2.0 vw, ref.: iwp 115, vazao: 2.62 / maxima simples: 6.2 / ohm: 14 / curto , e fui para casa trocar e testar.
chegando em casa, troquei os bicos, fiz o teste sem a pressurização, rodou legal, meio gordo, terminei a instalação com a pressurização e fui fazer um teste na rua.
seguindo, para minha surpresa, o desempenho dos bicos foi incrivel, o carro praticamente descolou do chão, olha que eu não pisei para fritar, a primeira, segunda, excelente o resultado, porem, nem tudo na vida são flores, e problemas existem…
voltei para casa, fui dormir feliz que só...
quando é de manha, la vem a surpresa, o carro não pega, rsrsrs, alcool com bicos grandes é maravilha, algumas batinhas e ok, funcionou mais falhando, quando limpou, para minha surpresa o carro não desenvolvia mais, ficou morto, como se tivesse puxando um trem de vez em quando ele solta normal, alguma anomalia nova apareceu…
fui até os preparadores da minha cidade, e me falaram sobre um possivel erro no sensor maf/map, como o palio trabalha com vácuo, ou seja, pressão negativa, ao blower alimentar com ar o motor, o sensor acusa erro e entra em estado emergencial, em todas as marchas fica aquela morte em pessoa, uma vez ou outra desenvolve normal...
resultado, fiquei sabendo de um tal clamper, que encontrei com r$ 46,00 na techrace, pelas especificações é a solução dos meus problemas, ainda não aprofundei nada, então não vou comprar nem tirar decisões antes da ajuda de voces
fotos do motor:
ajudem please....
se quiser wu te ensino a fazer clamper por 2 reais….. bem simples e qualquer um faz....
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certo, por parte então:
não comprei todos os bicos, apenas testei os outros, o que eu comprei foi o iwp 115 vw 2.0 flex, que foi depois de testar os outros 3 bicos, vi que eles não eram suficientes, então fui na minha ultima escolha e comprei logo zeros, problema que agora não sei se os outros bicos eram suficientes, ja que com esse problema de maf/map entrou agora, trabalhar os meus, seria inviável, ja que vou vender no final do ano, o carro original e guardar o kit para o proximo carro….
perguntas:
1- esses bicos alimentam o motor com estimados 110 cv s?
você so irá saber quando verificar a situação da mistura.
2- as velas precisam ser trocadas?
sim, velas mais frias são necessarias.
3- é necessario a instalação de um gerenciador de central ou a original comanda certo?
eu não mecheria com isso por enquanto.
4- como verifico as velas, como elas devem estará estou usando alcool.
esbranquiçadas= mistura pobre, amarronzadas=ideal e escuras e/ou encharcadas=rico demais.
5- posso usar gasolina?
acho melhor permanecer no alcool, se tratando de central original.
desculpem tantas perguntas, é que não tem preparadores bons na cidade, então tudo quem está fazendo sou eu mesmo…
ao aguardo,
boa tarde
a pressão do compressor é sempre estavel? se for nao vejo necessidade do uso do hpi.
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se quiser wu te ensino a fazer clamper por 2 reais….. bem simples e qualquer um faz....
sim eu quero, como quero, sabe me dizer se tem como esse clamper ser regulável?
a pressão do compressor é sempre estavel? se for nao vejo necessidade do uso do hpi.
eu pensava que sim, mais ela vai crescendo de 0 a 0,6bar conforme o giro, não entra de uma vez a pressão…
faça a leitura da sonda lambda com um multimetro, aceite valores entre 920 e 950mv.
po cara, valeu
por duvida, abaixo seria falta?
o teste so valida com o supercharger ligado jogando pressão certo?
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sobe
ajudem galera, tirei as velas velhas, estavam meio brancas, não muito, isso é excesso?
lembrando que estou rodando sem o supercharger, pode ser que com ele fique bom a alimentação?
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certo man, deixa eu te falar, por alto, se meu carro esta com quase o dobro de potencia, preciso de bicos com o dobro de vazao correto?
se for isso, os bicos que tenho são ideais
acabei de pegar a referencia do meu bico original para o bico que estou usando:
fiat 1.0 fire 8v - marelli (roxo) iwp 101 - 3 bar - 16 a 17 ml que são para 65cv
vw 2.0 8v - marelli (laranja) iwp 115 - 3 bar - 28 a 32 ml
pelos meus calculos, estimando o palio hoje estar com 110cv
1.0 8v = 65cv + 70% = 110,5 cv - ganho de 45,5 cv
16 ml de vazao + 70% = 27,2 ml
bicos que usam são 28 a 32 ml, posso considerar por esse lado ou varia muito???
t+
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eu acho que vc esta com bicos que sustentam.
mas so um detalhe que pode parecer estranho, mas por exemplo 110 hp aspirado usa bico equivalente a … sei la...130 hp com turbo.
estes bicos de 28 a 32 ( nao estes iwp exatamente, pois sao bosch ) alimentam la pra 170 hp num omega 4,1 ( 6 bicos ) ou 120 hp no velho uno turbo ( 4 bicos ) .
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certo man, deixa eu te falar, por alto, se meu carro esta com quase o dobro de potencia, preciso de bicos com o dobro de vazao correto?
se for isso, os bicos que tenho são ideais
acabei de pegar a referencia do meu bico original para o bico que estou usando:
fiat 1.0 fire 8v - marelli (roxo) iwp 101 - 3 bar - 16 a 17 ml que são para 65cv
vw 2.0 8v - marelli (laranja) iwp 115 - 3 bar - 28 a 32 ml
pelos meus calculos, estimando o palio hoje estar com 110cv
1.0 8v = 65cv + 70% = 110,5 cv - ganho de 45,5 cv
16 ml de vazao + 70% = 27,2 ml
bicos que usam são 28 a 32 ml, posso considerar por esse lado ou varia muito???
t+
está correto em partes…
como você não mudou nada na injeção não sabe quanto da vazão dos bicos ela está usando, como a injeção está trabalhando como se os bicos fossem originais pode ser que ela não esteja aproveitando toda a vazão à mais dos bicos de ap2.0...para saber com exatidão isso só com uma sonda wide ou mesmo um narrow ligada num multimetro já ajudaria
sem contar que o bico não usa toda a sua vazão, ele tem uma margem de segurança como trata o próprio site da fueltech...
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opa, ja estou com o multimetro ligado na sonda, tem 4 fios nela, sendo que 2 é um cabinho blindado, puxei eles para dentro do carro, resultados sem pressão, turbo desligado
marcha lenta: 830 ~ 880mv
andando na manha: 880 ~ 920mv
pisando fundo devagar: 970 ~ 985mv
pisando fundo correndo: 940 ~ 955mv
oq acham?
considerando esses bicos alimentarem 21lb/h, 95cv, preciso:
calculo de vazão (lb)
21x = 95cv = 3bar
pressão nova / pressão original = 3.5 / 3.0 = 1,166
resultado x libras/h original = 21 x 1,166 = 24,48
se, 21 está para 95,
24,48 está para x = 110,74cv
oq acham?
eu ainda penso que esses bicos dão conta do recado, estive pensando, eu acho muito o carro aqui estar com mais de 105cv…
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a impressao que passa e que os bicos estao mandando muito combustivel na parte de uso normal .
deveriam haver variacoes rapidas o tempo todo na faixa de por exemplo 400 700 mv.
na lenta isso deveria ser mais facil ainda de se perceber. eu diria que as leituras poderiam variar de 100 a 700 mv. na realidade a media deveria dar 500mv
e com certeza a sonda normal mede com boa preciosao nesta faixa
ja na parte de aceleracao plena estaria de certo modo seguro. mas se tirar um pouco de combustivel ele deve andar mais. se fosse meu carro usaria no maximo 900mv. isso se o turbo estivesse ligado. como esta aspirado seria aceitavel 870mv
logico que estamos lidando como os valores de sonda normal. se fosse lambda wide tudo seria decisivo.
pelas leituras precisa tirar combustivel. mas por outro lado se esta sem o turbo, estes bicos nao vao alimentar de jeito algum.