Tv paga dribla veto de cobrar por ponto extra
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a determinação da anatel de limitar à instalação e ao reparo a cobrança por ponto extra de tv por assinatura levou algumas empresas a usar estratégias que elevam a taxa de instalação em até 500%.
amparadas por uma liminar concedida pela justiça federal em junho do ano passado, empresas continuam cobrando também a mensalidade e, em pelo menos um caso, restringido o ponto extra a assinantes de pacotes de programação mais caros.
na semana passada, a reportagem da folha telefonou para o serviço de atendimento ao assinante da net, da sky e da tva para solicitar a instalação de um ponto extra de tv por assinatura. a funcionária da net informou que o serviço não estava sendo comercializado.
segundo ela, havia a opção apenas de instalar um ponto aberto , com canais abertos e locais, ou um ponto escravo , que sintoniza o mesmo canal que estiver sendo visto no ponto principal.
a medida, tomada pela anatel (agência nacional de telecomunicações) em 16 de abril, desagradou à bibliotecária maria estela azevedo, 57, que diz ser assinante da net há mais de dez anos e viu frustrada a intenção de instalar a televisão a cabo no quarto de casa.
comprei uma televisão nova achando que ia ser tranquilo, mas me disseram que não iam instalar. até registrei queixa no procon , diz a moradora do rio.
ela afirma que chegou a pensar em migrar para a sky, mas, ao ligar para lá, foi informada de que, para adquirir o ponto extra, teria que pagar r$ 599 pela compra do decodificador, além de r$ 9,90 mensais pelo licenciamento do software do cartão de acesso –mesma informação passada pelo atendente que conversou com a reportagem.
segundo o atendente, a cobrança antes era de r$ 99 pela instalação do ponto e mais r$ 24 mensais pelo aluguel do decodificador.
na tva, também houve acréscimo na taxa paga pelo cliente quando da contratação do serviço, que, segundo o atendimento ao assinante, passou de r$ 100 para r$ 399. o valor da mensalidade, porém, não sofreu alteração: permanecia em r$ 25,90 na semana passada.
como a anatel determinou que não vai mais ser cobrada mensalidade pelo ponto extra, a tva já está cobrando o valor da instalação , informou a atendente.
de acordo com o diretor de atendimento do procon-sp, evandro zuliani, as medidas adotadas pelas empresas desrespeitam os direitos dos consumidores.
a elevação de preços sem justa causa fere o código de defesa do consumidor, assim como o mascaramento de algo proibido com outro nome. negar a prestação de um serviço também é abusivo , diz ele.
ele orientou que os clientes interessados na instalação de um ponto adicional aguardem até a decisão da justiça sobre a liminar que faz com que a proibição à cobrança ainda não tenha entrado em vigor. a anatel já enviou à 14ª vara federal em brasília a nova regulamentação sobre o assunto e aguarda uma decisão sobre o tema.
quando se pensa que vai melhorar aí a que piora.
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na minha casa tem net a anos ( antes em maringa chamava-se tv a cabo )
ai a gente paga 1 ponto desde o inicio, e desde o inicio tem 5 pontos extras q nao pago nen fudendo.
um dia veio um tecnico viado falando q tinha q instalar decodificador e escambau e eu mandei ele toma no meio do olho dele pq n keria akela caixa preta e enfeiando minha estante.
e nunca mais voltaram a enche o saco.
esses caras sao uns fdp bando de ladroes.