Kartcross
-
quando eu entrei na equipe já se usava corrente dupla, mas o pessoal mais antigo conta que a corrente normal não aguentava uma prova sem romper…
e realmente nas competições sempre tem equipes com correntes quebrando.
o peso da gaiola e a capacidade de tracionar que ela tem forcam muito mais do que força na moto...
vou pensar nisso e falar pro pensual da equipe.
-
cara, vc está fazendo um chassis muito simetrico, fica bonito mas não é o mais leve e resistente que se pode fazer.
pra ficar amis leve vc precisaria rever o posicionamento dos vertices e diminuir a quantidade deles o máximo possível, além de colocar algumas arestas diagonais, ao invez de colocar sempre longitudinais ou transversais.
na parte trazeira, que vai receber o motor, acho que vc vai ter que alterar mais ainda, o ideal seria deixar para afzer depois que tiver o motor na mão, ou pelo menos uma planta do mootr, com todas as medidas necessárias.
entra nos sites das universidades que participam da competição sae brasil e dá uma olhada nos projetos das respectivas gaiolas . tem muito lixo mas tbm tem muita coisa boa saca.
um projeto muito legal foi o do ano 2002 da usp, outro muito tri tbm é o de 2003 da ufrgs que eu acompanhei a montagem, mas não seis e eles disponibilizaram alguma coisa na internet.
boa sorte na montagem aí eu ja me meti a fazer uma destas mas não deu muito certo não
falow
-
esse daqui é um ?timo projeto:
http://www.coes.latech.edu/mini%20baja/minibaja.html
este daqui é bom, mas para motores pequeno (até 10cv)
http://www.engr.unl.edu/~sae/images/2003%20mini%20baja02.jpg
http://www.engr.unl.edu/~sae/images/2003%20mini%20baja01.jpg
e por aí vai… da uma pesquisada que vc vai achar muitas imagens que vão te dar muitas idéias
falow
-
punkrocker,
valew pelas dicas. vou tentar mudar alguma coisa no q vc falou.
faão parte da equipe de formula sae da minha facudade, e sempre tenho acesso aos bajas. vou tentar tirar mais info sobre eles.
essa parte trazeira ta totalmente chutada, soh vou desenhar ela quando tiver o motor.
-
putz cara…...show de bola
uma pergunta...você está fazendo eng. mecânica...certo??
se sim....nossa escolhi o curso certo to fazendo vestibular esses meses para isso
show velho
cido
faão sim… só tem um probleminha. eu aprendo bem mais sobre mecânica aqui e em outros foruns, e em atividades fora da sala de aula. faão parte de uma equipe pra construir um formula, aprendi muita coisa lá que meus amigos q passam o dia dentro da sala de aula nunca vão ver na vida.
-
apaguei as 3 ultimas fotos. tou pensando em comercializar… num quero deixar o projeto de bandeja na net.
quem quizer fotos do projeto, eu passo por email.
-
apaguei as 3 ultimas fotos. tou pensando em comercializar… num quero deixar o projeto de bandeja na net.
quem quizer fotos do projeto, eu passo por email.
uheuheuheuhueueuuehuehuhuehuehuhueh
-
eita porra. aí é corvardia, hehe.
n?s da formula sae agora que conseguimos 1 patrocinio de +ou- a metade do carro…
a equipe do baja tb tah fazendo um chassi novo.
-
eita porra. aí é corvardia, hehe.
n?s da formula sae agora que conseguimos 1 patrocinio de +ou- a metade do carro…
a equipe do baja tb tah fazendo um chassi novo.
nés nem entramos no f?rmula ainda…
falta patrocinio... e se nao fosse esse agora provavelmente teriamos que aposentar 1 carro...
-
faz tempo q num posto mais noticias…
o projeto ta quase começando a virar realidade.... só falta eu definir o principal....... motor de carro ou de moto?
ta? uma previasinha se for usar motor de carro:
-
show de bola cara
explique para um leigo a doferen?a entre o motor de carro e de moto….no desempenho..heheh
abraço
cido
[snapback]201233[/snapback]
no desempenho… tb tou querendo saber.
diferenças b?sicas:
motor moto é muito mais leve e gira muito mais, alem de ter menas perda de potencia por transmição. é o meu preferido se não fosse tão caro.... acredite, peças de moto são absurdamente caras. pneus, eu teria q usar de quadriciclos, muuuito mais caros tb.
motor de carro, é pesad?o, grand?o, requer muito esforão estrutural....
o problema é q um motor ap 1.6 injetado com caixa de marcha sai do mesmo preão de um motor de xt 600 carburado e sem diferencial. sem falar na manutenção.... um carburador de xt 600 usado sai por 1000 conto, mais caro q uma weber.
quanto ao q vai ser melhor ou pior, só quando tiver pronto é q vou saber. mas aposto no com motor de moto pelo menor peso e menor tamanho.
tb queria que a vocês me ajudassem nessa escolha
-
no desempenho… tb tou querendo saber.
diferenças b?sicas:
motor moto é muito mais leve e gira muito mais, alem de ter menas perda de potencia por transmição. é o meu preferido se não fosse tão caro.... acredite, peças de moto são absurdamente caras. pneus, eu teria q usar de quadriciclos, muuuito mais caros tb.
motor de carro, é pesad?o, grand?o, requer muito esforão estrutural....
o problema é q um motor ap 1.6 injetado com caixa de marcha sai do mesmo preão de um motor de xt 600 carburado e sem diferencial. sem falar na manutenção.... um carburador de xt 600 usado sai por 1000 conto, mais caro q uma weber.
quanto ao q vai ser melhor ou pior, só quando tiver pronto é q vou saber. mas aposto no com motor de moto pelo menor peso e menor tamanho.
tb queria que a vocês me ajudassem nessa escolha
[snapback]201471[/snapback]
falou tudo, ficaria com o motor de moto…
-
ktulu,
esse problema na dianteira vou corrigir, vou falta fazer outro desenho com menos canos e outros mais finos…
como falei no texto, vou usar diferencial, provavelmente o do corsa. tou montando algo parecido na facudade, tirei a cremalheira, vou adaptar uma coroa de moto e vou tampar ele pra ficar com oleo dentro.
a caixa e embreagem vai ser de moto. soh nao sei ainda como q vai ficar a re, provavelmente vai ser um motor de arranque girando ao contrario ligado na corrente. quando for adar pra traz, aperto a embreagem e aciono um botao. nao tenho certeza se dar certo, ate pq nao sei se esse motor pode ficar girando ao contrario quando tiver andando pra frente.
se vou fazer por conta propria? eh... tou atraz de alguem pra rachar uma solda mig comigo...
[snapback]130249[/snapback]
paulo, o motor de arranque sem a caixinha de transmissao dele nao serve pra nada. aquele motorzinho bate uma rpm alta pra cacete, e a caixinha de transmissao reduz pra uns 100, 150 rpm, depende da aplicação. se nao nao tem torque pra ligar o motor.
mas só falei da caixinha pq o eixo dela é retratil. portanto vc deveria liga-lo numa engrenagem do sistema de tranmissao, uma boa é adapta-lo na carca?a do diferencial pra que ele gire a coroa. como o eixo é retratil (engata qdo vc aciona o motor de partida e volta qdo vc desliga o motor), não tem problema dele girar o tempo todo junto.
ah, ja vi gaiola usando freios a disco de aviao monomotor corisco. acho que nao foi a toa que escolheram de uma fonte esdruxula como essa, deve ter algum motivo.. da uma pesquisada
melhor usar motor de moto, pq gaiola com motor de carro requer estrutura de gaiola com motor de carro. vai perder bastante a gra?a, vai ficar parecendo um carro pesadao mesmo. alem disso, com o motor de moto, vc ja ganha de brinde o cambio com as rela?oes empilhadas , otimo pra acelerar forte. só vai precisar encurtar um pouco o diferencial, pq na moto o motor empurra uns cento e pocos kg, na gaiola vai ser bem mais. e mais, com motor de moto, o powertran fica uma coisa só: cambio, embreagem e motor numa caixa so. mais facil de fixar - e de tirar qdo necessario.
outra coisa, diferencial de gordini é mais facil adaptar do que de carro normal .
fica no proprio eixo, ou seja, vc monta o motor como ele é na moto, com a transmissão por corrente, e o diferencial no eixo. e de quebra, fica mais facil alterar a relação final, vc só troca a coroa, que pode ser inclusive uma de moto, que tem aos montes pra escolher - e é mto mais barato do que mandar fazer uma coroa pro diferencial.
abraão
martin
-
martin,
o motor de arranque teria a caixinha de transmição mesmo.
freio de avião deve ser caro e dificil de encontrar. como pretendo algum dia vender essas gaiolinhas, preciso de soluções simples.
motor de moto é o que h?…......... foooooooooda mesmo é q preão de peças de moto são muito mais caros q de carro. um motor de xt 600 carburado completo, vai sair mais caro q um motor de ap completo injetado...
diferencial de gordini deve ser dificil de encontrar... mesmo problema dos discos de freio de avião. usando um diferencial comum, ele ficaria, vamus dizer, ao ar livre, vedado com oleo dentro e com a coroa presa na carca?a, nos mesmos furos que prende a cremelhera. acredito não ser nenenhum pouco difiicl de fazer essa adaptação, conheão gente que fez e é o mesmo jeito q vamus fazer no projeto da facudade.
vlw pelas dicas... posta ai qualquer coisa q vc achar que possa me ajudar.
-
martin,
o motor de arranque teria a caixinha de transmição mesmo.
freio de avião deve ser caro e dificil de encontrar. como pretendo algum dia vender essas gaiolinhas, preciso de soluções simples.
motor de moto é o que h?…......... foooooooooda mesmo é q preão de peças de moto são muito mais caros q de carro. um motor de xt 600 carburado completo, vai sair mais caro q um motor de ap completo injetado...
diferencial de gordini deve ser dificil de encontrar... mesmo problema dos discos de freio de avião. usando um diferencial comum, ele ficaria, vamus dizer, ao ar livre, vedado com oleo dentro e com a coroa presa na carca?a, nos mesmos furos que prende a cremelhera. acredito não ser nenenhum pouco difiicl de fazer essa adaptação, conheão gente que fez e é o mesmo jeito q vamus fazer no projeto da facudade.
vlw pelas dicas... posta ai qualquer coisa q vc achar que possa me ajudar.
[snapback]203619[/snapback]
entao paulo, o freio do aviao realmente tem esse problema. dificil de achar e manuten?ao complicada. mas deve cair como uma luva na gaiola, pq a que eu vi que usava esse freio era de responsa.
mas o diferencial de gordini acho que vc acha em desmanche sem problemas.
tem um ferro velho em santo antonio do sapezal (fica a uns 40 min de campinas) que tem mta coisa boa la. ja achei um flat 6 de porsche la dando sopa, pra retificar, mas completo.
tem gordinis aos montes la.
vo ver se acho um contato e posto aqui.
abs.
martin