[dúvida moto] válvula idc e válvula pé
-
vo instalar uma pandoo num motor de hornet injetado ( projeto da faculdade ) e tava olhando no manual, e lá diz q ela tem uma válvula idc que controla a entrada de ar na caixa de ar e uma válvula pé que controla a entrada de ar da admissão até a válvula de escape… alguém sabe o q são essas válvulas e o que elas fazem exatamente é preciso saber pra ver se posso matar elas ou se vou ter q controlá-las de alguma maneira... acho q ambas são controladas por solenóide...
-
formula sae …
acertei é ehehhe ...
se for, esquece a admissao original da moto... faz um coletor com plenum na casa de 1,2l e boa... o restritor vc calcula tranquilamente na mao usando bernoulli e os cambau... mas se tiver suporte de um bom software de cfd q analise levando em conta o comportamento pulsante no coletor (e tempo pra isso) recomendo o wave da ricardo
qq coisa me manda uma mp q te ajudo c/ isso
abracos
-
a gente tá calculando um plenum na casa de 3,5l que é o q a sae recomenda num dos papers que ela divulgou, isso foi comprovado comparando diversos plenums em dinamômetro… e quanto maior eu acho q eh melhor pq a restrição eh mto grande ( 20mm ), pra ter uma idéia a hornet tem 4 borboletas de 32 ou 34mm, não lembro exatamente agora. e a restrição bem como o coletor a gente tá querendo mesmo calcular com cfd... e não é tão simples assim pq apartir de 6 mil rpm vc para de tratar o fluido ( ar ) como incompressível e passa a tratar como compressível, ae os cálculos mudam, muda a porra toda...