Como fazer um backup eficiente?
-
ae galera, blz?
bom, pode parecer piada, eu mexo há tentos anos com computador, e nunca fiz backup de nada. mas agora ando tendo umas coisas importantes, e não sei como fazer um backup de forma eficiente.
existe algum programa legal pra isso?
pq se eu simplesmente jogar uma pasta cheia de arquivos num dvd, eu backupei. mas ai eu continuo com os arquivos no note, pq preciso deles… ai edito apenas um arquivo dessa pasta.
como refazer essa backup, para alterar apenas este arquivo (pois não saberei que arquivo q foi alterado em relaçao aos demais)????
sou muito mal organizado, meu desktop é cheio de arquivos, nao cabem mais na tela, tem vezes q preciso ficar deletando pra aparecer algum.... kkkkk
-
bom primeira coisa é tirar os arquivos do desktop, ou area de trabalho.
seu combutador deve demorar horrores para carregar.
coloque tudo em uma pasta, ou crie uma pasta com nome de dados e coloque tudo seu lá dentro.
o metodo mais facil de fazer backup e por outro hd na maquina no caso do note uma case externa com hd,vc tambem pode comprar um pendrive que tenha o dobro do tamanha da pasta.
ex: dados com 32gb compre de 64gb , preve o crescimento futuro.
e outro metodo e em dvd rw hoje em dia uma media rw esta custando 1 real 1,50 no maximo.
no seu caso a copia é o melhor metodo de fazer backup., faça pelo menos 1 vez por semana a copia dos arquivos.
tenho no trabalho um nome de um programa que faz as copias incrementais , ou seja só vai copiar o que vou modificado, mais isso para dvd não é muito bom.
-
mas da pra fazer em notebook??
e ai como rola o backupo
não sei se note suporta 2 hds…e teria que ter uma placa mae que suportasse raid..
ao conectar os dois hds e configurar pra raid 1, automaticamente ja começa o bakcup...1hd seria identico ao outro...
-
baixei esse aqui, acho que vai me servir… ainda nao usei, mas qdo usar posto as impressões:
-
pegando meio o que o tucano te passou, existem uns hd s externos com capacidade boa, pode usar o programa de backup do windows (não recomendo muito) ou escolher outro que existe na rede, dai você instala na maquina e configura a sincronização dos arquivos escolhidos, toda vez que colocar o hd externo ele vai verificar os dados na origem e no destino e gravar uma copia atualizada no hd externo.
-
da origem pro destino seja lá qual for digite no prompt de comando:
xcopy . e/y/e/d
faca o teste editando somente um arquivo e execute o comando novamente…
-
eu montei um servidor semana passada e instalei o cobian… achei ele bem prático, fez o arquivo zip dividido em partes (gerou 9 arquivos de 4.7gb, tipo arquivo.zip, arquivo .z01 até arquivo.z09), mas eu não consigo abrir estes motherfuckers o que eu faço?
-
flávio, ele não faz compactação né? eu usei o cobian ao invés do xcopy pq os usuários do servidor que eu montei, digamos, não dominam a arte da boa utilização de um computador
-
para quem tem note eu recomendo hd externo como alternativa barata..
mas se estiver afim de gastar…
pode pegar um dock station com hd interno..
aí é só instalar os programas q quando conecta na dock ela sincroniza os dados...
-
pra um cenário caseiro como o seu, no caso note, coisa simples… compra um case externo com um bom hd...
se usar windows tem um programa open source mto bom:
http://freefilesync.sourceforge.net/
ele sincroniza tudo que foi alterado, se criou ou alterou ele replica só aquilo...
a própria microsoft tem uma solução de sincronia de arquivos, mas não me lembro o nome...
se for no linux usa o rsync...
abs