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Dados técnicos de motores fiat

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    B Offline
    biriba
    escreveu em última edição por
    #1

    1.6 torque mpi 16v gasolina

    motor construção

    nº de cilindros 4

    cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

    diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

    ciclo / tempos otto / 04

    taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

    distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

    aspiração natural

    material do bloco do motor ferro fundido

    material do cabeçote alumínio

    motor - dados

    nº de mancais 5

    tipo de pistões com pino móvel

    nº de anéis de segmento 03 por pistão

    diâmetro dos cilindros (mm):

    classe a 86,400 a 86,410

    classe b 86,410 a 86,420

    classe c 86,420 a 86,430

    diâmetro dos pistões (mm):

    classe a 86,352 a 86,362

    classe b 86,359 a 86,371

    classe c 86,368 a 86,378

    folga entre pistão e cilindro (mm)

    classe a 0,038 a 0,058

    classe b 0,039 a 0,061

    classe c 0,042 a 0,062

    espessura dos anéis (mm):

    1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

    2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

    3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

    medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

    2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

    3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

    abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

    2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

    3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

    folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

    2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

    3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

    diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

    diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

    folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

    diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

    diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

    folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

    diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

    interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

    diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

    classe a 50,794 a 50,800

    classe b 50,787 a 50,793

    classe c 50,780 a 50,786

    diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

    classe a 54,507 a 54,510

    classe b 54,511 a 54,515

    classe c 54,516 a 54,520

    folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

    diâmetro do moente do virabrequim (mm):

    classe a 45,518 a 45,523

    classe b 45,510 a 45,517

    classe c 45,503 a 45,509

    diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

    classe a 48,641 a 48,646

    classe b 48,635 a 48,640

    classe c 48,630 a 48,634

    folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

    folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

    espessura do casquilho do munhão (mm)

    classe a (vm) 1,840 a 1,844

    classe b (az) 1,844 a 1,848

    classe c (am) 1,850 a 1,854

    espessura do casquilho da biela (mm)

    classe a (vm) 1,537 a 1,541

    classe b (az) 1,540 a 1,544

    classe c (am) 1,544 a 1,548

    espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

    folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

    diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,593 a 35,618

    diâmetro 2 31,940 a 31,960

    diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,664 a 35,684

    diâmetro 2 32,000 a 32,020

    diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 38,818 a 38,852

    diâmetro 2 35,154 a 35,188

    folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

    diâmetro 1 0,046 a 0,091

    diâmetro 2 0,040 a 0,080

    diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

    diâmetro 1 38,700 a 38,730

    diâmetro 2 35,036 a 35,066

    interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

    cabeçote - dados

    volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 37,5

    diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

    diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

    folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

    diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

    diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

    interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

    diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

    válvulas:

    admissão:

    diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

    diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    escape:

    diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

    diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    sede das válvulas:

    admissão (ângulo) 45º +/- 5

    escape (ângulo) 45º +/- 5

    folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

    admissão 0,022 a 0,058

    escape 0,030 a 0,066

    fases da distribuição (admissão - em ° ):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    início 0 (apms)

    término 39 (dpmi)

    fases da distribuição (escape - em ° ):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    início 34 (apmi)

    término 0 (dpms)

    folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

    nº de dentes da correia dentada 158

    diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,989 a 30,014

    2º 52,445 a 52,470

    3º 52,845 a 52,870

    4º 53,245 a 53,270

    5º 53,645 a 53,670

    diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,944 a 29,960

    2º 52,400 a 52,415

    3º 52,800 a 52,815

    4º 53,200 a 53,215

    5º 53,600 a 53,615

    folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

    folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

    elevação do came (mm):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    admissão 9,0

    escape 8,5

    altura do came + altura da base (mm):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    admissão 43,0

    escape 43,5

    identificação das engrenagens de comando:

    engrenagem lado escape possui anel interno

    para sinal do sensor de fase.

    alimentação

    injeção de combustível iaw 1abg mpi magneti marelli

    bomba de combustível elétrica

    filtro de ar a seco tipo caixa

    dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

    emissões evaporativas e recirculação dos

    gases do cárter.

    pressão da linha de combustível 3 bar

    teor de co em marcha lenta < 0,5%

    (medido antes do conversor catalítico)

    performance

    potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

    regime de rotação (rpm) 5500

    torque abnt (kgm/danm) 15,1 / 14,9

    regime de rotação (rpm) 4500

    marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

    distribuição

    nº de válvulas por cilindro 4

    eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

    acionamento da distribuição correia dentada

    lubrificação

    sistema forçada com bomba de engrenagens.

    filtro de óleo full flow

    pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

    marcha lenta > 1,0 bar

    a 4000 rpm > 4,5 bar

    arrefecimento

    sistema a água com bomba centrífuga.

    temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

    termostato com by pass controlado

    tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

    pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +/- 0,1 bar

    temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

    liga 92 +/- 2ºc

    desliga 87 +/- 2ºc

    temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

    1ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

    1ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

    2ª veloc. - liga 97 +/- 2ºc

    2ª veloc. - desliga 92 +/- 2ºc

    esta versão de motor (facilmente identificado pelo coletor de admissão totalmente em alumínio) esteve em linha no brasil de 1997 a 2000.

    retirado do fiatclube, dados de outros motores fiat :http://www.fiatclube.com.br/fiat/viewforum.phpof=6

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Gui_Jpa
      escreveu em última edição por
      #2

      fixo ?

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        biriba
        escreveu em última edição por
        #3

        postei só este porque é o que estou usando no momento, mas pra quem interessar tem de todos os motores da fiat.

        1 Resposta Última resposta

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