Dados técnicos de motores fiat
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1.6 torque mpi 16v gasolina
motor construção
nº de cilindros 4
cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2
diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4
ciclo / tempos otto / 04
taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1
distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93
aspiração natural
material do bloco do motor ferro fundido
material do cabeçote alumínio
motor - dados
nº de mancais 5
tipo de pistões com pino móvel
nº de anéis de segmento 03 por pistão
diâmetro dos cilindros (mm):
classe a 86,400 a 86,410
classe b 86,410 a 86,420
classe c 86,420 a 86,430
diâmetro dos pistões (mm):
classe a 86,352 a 86,362
classe b 86,359 a 86,371
classe c 86,368 a 86,378
folga entre pistão e cilindro (mm)
classe a 0,038 a 0,058
classe b 0,039 a 0,061
classe c 0,042 a 0,062
espessura dos anéis (mm):
1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490
2º anel (raspador) 1,470 a 1,490
3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945
medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):
1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545
2º anel (raspador) 1,510 a 1,530
3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030
abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):
1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450
2º anel (raspador) 0,250 a 0,500
3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400
folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):
1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075
2º anel (raspador) 0,020 a 0,060
3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095
diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995
diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001
folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011
diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009
diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041
folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019
diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972
interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102
diâmetro do munhão do virabrequim (mm):
classe a 50,794 a 50,800
classe b 50,787 a 50,793
classe c 50,780 a 50,786
diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):
classe a 54,507 a 54,510
classe b 54,511 a 54,515
classe c 54,516 a 54,520
folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050
diâmetro do moente do virabrequim (mm):
classe a 45,518 a 45,523
classe b 45,510 a 45,517
classe c 45,503 a 45,509
diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):
classe a 48,641 a 48,646
classe b 48,635 a 48,640
classe c 48,630 a 48,634
folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060
folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120
espessura do casquilho do munhão (mm)
classe a (vm) 1,840 a 1,844
classe b (az) 1,844 a 1,848
classe c (am) 1,850 a 1,854
espessura do casquilho da biela (mm)
classe a (vm) 1,537 a 1,541
classe b (az) 1,540 a 1,544
classe c (am) 1,544 a 1,548
espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360
folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265
diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,593 a 35,618
diâmetro 2 31,940 a 31,960
diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,664 a 35,684
diâmetro 2 32,000 a 32,020
diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 38,818 a 38,852
diâmetro 2 35,154 a 35,188
folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):
diâmetro 1 0,046 a 0,091
diâmetro 2 0,040 a 0,080
diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):
diâmetro 1 38,700 a 38,730
diâmetro 2 35,036 a 35,066
interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152
cabeçote - dados
volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 37,5
diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975
diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025
folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066
diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030
diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977
interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080
diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040
válvulas:
admissão:
diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000
diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50
ângulo: 45º 30 +/- 5
escape:
diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992
diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05
ângulo: 45º 30 +/- 5
sede das válvulas:
admissão (ângulo) 45º +/- 5
escape (ângulo) 45º +/- 5
folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)
admissão 0,022 a 0,058
escape 0,030 a 0,066
fases da distribuição (admissão - em ° ):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
início 0 (apms)
término 39 (dpmi)
fases da distribuição (escape - em ° ):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
início 34 (apmi)
término 0 (dpms)
folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0
nº de dentes da correia dentada 158
diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,989 a 30,014
2º 52,445 a 52,470
3º 52,845 a 52,870
4º 53,245 a 53,270
5º 53,645 a 53,670
diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,944 a 29,960
2º 52,400 a 52,415
3º 52,800 a 52,815
4º 53,200 a 53,215
5º 53,600 a 53,615
folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070
folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340
elevação do came (mm):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
admissão 9,0
escape 8,5
altura do came + altura da base (mm):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
admissão 43,0
escape 43,5
identificação das engrenagens de comando:
engrenagem lado escape possui anel interno
para sinal do sensor de fase.
alimentação
injeção de combustível iaw 1abg mpi magneti marelli
bomba de combustível elétrica
filtro de ar a seco tipo caixa
dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de
emissões evaporativas e recirculação dos
gases do cárter.
pressão da linha de combustível 3 bar
teor de co em marcha lenta < 0,5%
(medido antes do conversor catalítico)
performance
potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0
regime de rotação (rpm) 5500
torque abnt (kgm/danm) 15,1 / 14,9
regime de rotação (rpm) 4500
marcha lenta (rpm): 850 +/- 50
distribuição
nº de válvulas por cilindro 4
eixo comando de válvulas 02 no cabeçote
acionamento da distribuição correia dentada
lubrificação
sistema forçada com bomba de engrenagens.
filtro de óleo full flow
pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)
marcha lenta > 1,0 bar
a 4000 rpm > 4,5 bar
arrefecimento
sistema a água com bomba centrífuga.
temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc
termostato com by pass controlado
tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)
pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +/- 0,1 bar
temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade
liga 92 +/- 2ºc
desliga 87 +/- 2ºc
temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades
1ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc
1ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc
2ª veloc. - liga 97 +/- 2ºc
2ª veloc. - desliga 92 +/- 2ºc
esta versão de motor (facilmente identificado pelo coletor de admissão totalmente em alumínio) esteve em linha no brasil de 1997 a 2000.
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