Preciso de dicas
-
pessoal, ta chegando a hora de encostar o carro… o kit ta aki, a turba ta pronta amanha...
eu nao comprei um kit pronto , montei meu proprio kit com dicas de todos aki do forum...
como vai ser eu e o frakat que iremos montar o carro, seria interessante listar aki algumas dicas que alguem com maior experiencia em por a mao na massa possa me passar...
dicas como:
qual junta de kbcote?
junta de admissao/escape?
onde diacho ponho a porr@ do bico extra? mufla? faco um cano entre a turba e a mufla e instalo lah em 45??
os parafusos do coletor de escape serve para o da spa?
qual o tipo de mangueira que uso para acionar a prioridade?
qual mangueira uso para o combustivel?
vou bater foto de toda a facanha
-
ah, vai ai a relacao de peças que tenho na mão (nada a mais que isso):
coletor racing spa
turbina .50/.58
mufla 45? para fic (veio com furo para a prioridade, do lado oposto veio fuirado/roskeado mais 2 furos pekenos e ouro mais grosso)
entrada e saida de oleo da turbina
vel. prioridade
aerokip de oleo com as conexoes
bico monza a alcool
suporte de bico (solto, pois nao sei ao certo onde instalar)
val alivio grande spa (nao tem o cano para ligar de volta ao escape) o deixo assim?
a valvula de alivio veiu com 3 furos roskeados, um na lateral da parte kente , um na lateral da parte fria, e um pequeno em cima da parte fria… ja que vou montar sem booste, seixo assim?
-
dica 1
lave bem o motor do seu carro antes de comecar a se dvertir.
dica 2. apos lavar o motor aplique wd 40 nos parafusos q vc vai soltar.
principalmente os do escapamento e do coletor de escapte.
tenha sempre boas ferramentas. senao vai ser inevitavel aborrecimentos com parafusos espanados…
-
não esquecendo de dar uma olhada na parte debaixo para evitar surpresas desagradaveis. troque as bronzinas.
mesmo usando pouca pressão, afinal, junta do carter é barato o jogo das bronzinas tbm.
[snapback]284013[/snapback]
entao, as bronzinas (ou o motor todo) vou ter que deixar para uma especia de fase 2 … tipo... monto o kit, acerto o carro depois vejo isso... acredito que segure pelo menos alguns dias
-
entao, as bronzinas (ou o motor todo) vou ter que deixar para uma especia de fase 2 … tipo... monto o kit, acerto o carro depois vejo isso... acredito que segure pelo menos alguns dias
[snapback]284016[/snapback]
se eu não me engano, a junta do carter + as bronzinas, não custam nem 100 reais.
-
o que vai usar pra controlar o bico de monza? (acho que 1 sozinho não alimenta nem 1kg direito)
qual bomba de combustável vai usar?
junta do cabeçote, compre a de aão na concession?ria, acho que é r$74,00.
junta de admissão e escape, pode usar a originebas mesmo.
use mangueira de injeção mesmo (coisa de uns r$7,00 o metro).
os prisioneiros do escape são os mesmos…
use mangueira lonada pra alta temperatura, com niples, pra acionar a valvula de al?vio, a prioridade (vacuo) pode colocar mangueirinha comum mesmo, só que não com parede mto fina pra não fechar com o vêcuo...
a valvula de alivio, pode deixar com um furinho aberto mesmo, nem dá nada...serve de suspiro. dá pra deixar aberta pro ar mesmo, faz um barulhinho quando ela abre, só fique ligado pra não deixar nada na frente da sa?da (fios, chicote, mangueiras, etc)
tem o niple que vai rosqueado na tampa do filtro de oleo e na mangueira? (daonde vc vai tirar a lubrificação pra turbina)
e o escape, o que vai fazer?
manometros, multimetro?
prisioneiros pra tampa de pressurização?
...acho que é só .
dá trabalho, mas no fim vale a pena
-
ótima dica a do wd40. ótima. ali?s, vou dizer: compra dois, pra não ficar com pena de desperdi?ar.
sobre as bronzinas, vc por baixo, só troca as de biela. compre-as, guarde em casa e troque todas juntas.
aquelas mangueiras peludinhas que são de borracha por dentro e tem um tipo de cobertura de pano, ressecam com o calor. eu não uso. monto tudo sempre com mangueiras pu e conexões de engate rápido. essas são bem mais caras, mas nas vezes que vc tiver de mexer no motor por algum motivo, vc vai ver que valem é pena.
não tente tirar parafusos de escapamento com chaves polegada e se puder, compre as porcas e os prisioneiros do coletor novos.
junta de cabeçote de aío, claro. outras juntas frias , como a da admissão, tbi e etc, monte com graxa, pois assim veda mais e qdo vc tirar, elas não se estragam. ah, juntas de admissão de ap marca diabo deformam e obstruem parcialmente os dutos da admissão. dá o torque certinho, mesmo se encontrar dificuldades para apertar os parafusos dos coletores, pq senão cospe as juntas qdo dá pressão.
não corte mangueiras de combustável com serra ou faca serrilhada, para evitar que caia farelo de borracha na linha de combustável já filtrado. entope os bicos.
respeite o manual para torquear o cabeçote, iniciando com o torque e depois com os graus. qdo tirar o cabeçote, repare se não fica água ou óleo nos furos dos parafusos, pois se isso ocorrer, dá um calão hidr?ulico e vc dá o torque, mas o parafuso não aperta como deveria.
poxa, tem tanta coisa que vc faz automaticamente na hora de montar, que as vezes se esquece assim na hora de listar.
se eu me lembrar de algo mais, posto.
abração e muito desengripante nos parafusos de escape
-
pergunta basica aqui….
qual a km do seu carro?
tira uma foto da junta do cabecote com o motor montado mesmo e posta ae. dependendo da eu digo para vc nao mecher na junta do cabecote. deixa ela la, monta o carro, pq se der zica ela explode...
essas juntas marca demo sao do capeta mesmo. elas estragam so de abrir o pacote. eu estou usando uma junta de metal, ja abri e fechei o motor umas 11x com ela e esta boa. paguei 50 pila na epoca mas nao tenho do q reclamar e ela vai longe ainda.
ou compre sabo ou vw. branil nunca.
quanto ao wd 40... pede de presente pra sua namorada, tia, avo...
q ae vc nao fica com pena de usar... e realmente dois wd 40 ou similar, se sobra sobrou ae vc usa outra hora.
substitua todas as porcas por novas. elas sao baratas e vao te evitar muita dor de cabeca.
bronzinas compre federal mogu.
e ja compre todos os parafusos das capas de biela e dos mancaias do vira. pq os velhos quando vc for apertar novamente eles geralmente esticam e detonam tudo por perto...
-
acionar alvula de alivio? sinceramente nao sabia que ela deveria ser acionada , pensei que a regul?gem era ali no parafudo…. veja a foto:
veja que temos 3 furos roskeados, pra ki danado vou usar eles se nao vou usar booster?
veja que de lado tb tem furo, da pra ver a haste da valvula ali…
veja que veiu um anel de vedação ali para a tampa, mais nao veiu furada (akeles 3 furos na tampa) nem parafuso para prender, nem veiu nenhums junta pra por embaixo…. estranho, eu que vou ter que fazer o furo na hora? embaixo da mufla num vai nenhuma borracha naum?
a minha mufla veiu com 3 firos, so que sou adepto a tomar pressao após a borboleta, q fa?o? fecho eles ou tomo pressao por eles?
quem vai ter a missao de ocntrolar o(s) bico(s) de monza
veja como meu bico veiu:
como ele veda no suporte do bico (que o fdp não mandou, amanha ligo pra ele ) como prende? tem uns aneis de borracha pra vender ??
tomada de óleo:
entao, veio o aerokip com cusva de 90? numa das pontas, e 2 nippes com rosca dos dois lados (que eu fiz a besteita de testar ele na mufla e agora nao sai e num to com saco pra ir lah no carro catar ferramenta
? com esse nipple de rosca que eu vou encontrar onde roskear lah no suporte do filtro?
sobre ferramentas:
ja vê que vou ter que comprar uma alen:
ta escrito nele 12,9? isso eh a medida da chave?
quais ferramentas vcs acham que vou precisar? tipo: pra soltar os coletores e tals… serão do tipo boca , sokete? vou precisar de alongador?
coletor:
achei muito bom o acabamento, sem rebarbas
vum vai nenhuma junta ali na valv de alivio e na turba nao né? tb achei a saida de gases da valv de alivio muito pequena…
fabricante
aki vai as fotos da brincadeira toda:
vamos lah.. postem mais dicas
-
comecei a me empolgar aki, desci e bati fotos do carro:
carro: gol atlanta 1.6 ing fic monoponto completo 95mil km rodados
coitado
motor:
alguem ai recomendou lavar?
como vai caber uma turbina ali?
olha como é a correia:
junta de cabeçote:
ta zuada a água do lado direito ta caindo do cachimbo que tem ali… mais aki no canto esquerdo, tem agua saindo...
vamos que vamos
-
intao, resumo basico..
deixa bronzina quieto… se for pra fazer fazer direito e geral... medindo folgas, dando o passe no vira se for o caso ou polindo, etc... trocar so as de biela e capa de mancal deixando as de cima e usar cueca suja e trocar a calca...
junta de cabecote nova, original vw, de aco... parafusos de preferencia novos... mas nao eh critico
junta de escape originais de aco, novas... de admissao, uma boa qualquer... nunca as djabo juntas
a dica da graxa na admissao eh joia... jah vou adotar proxima vez q for fazer algo no temproso... a junta do turbo eh dificilima de achar...
mangueiras, jah te disse, bronca besta, qualquer loja de mangueira vai ter duzentos tipos diferentes, inclusive as de engate rapido se quiser gastar...
bico, so sei vendo, mas eu colocaria na mufla mesmo...
ferramentas boas, muito bem lembrado... prisioneiros e/ou porcas novas para o escape, bom e barato...
multimetro, manometros principalmente o de combu... e uma boa bomba de combustivel...
no mais... so vendo...
ah, e qual q dica de voces pra ordem de montagem ?? eu preferiria montar sem tirar nada... mas pelo visto eh meio que digamos impossivel...
-
bom, ja falaram bastante coisa, e eu mesmo ja te falei tudo o que fzr a um tempo atras, mais ou menos era tudo o que foi postado aqui e mais algumas coisas. mesmo assim ainda posso acrescentar alguns detalhezinhos rápidos e superficiais.
tipo:
-
retífica preventiva, tanto da parte de bloco (aneis e bronzinas) quanto de cabeçote (guias, retentores, sedes, valvulas e plaina de limpeza)
-
mangueiras de combustivel: use as especificadas para óleo solvente. são mais resistentes ao calor e ao desgaste do que as de injeção eletrúnica. e não custam mais caras q as de ie.
-
mangueiras de pressão (manometros, dosador): tb use as citadas acima
-
mangueiras de refrigeração: se uma mangueira estiver estufada, não troque somente ela, troque logo todas. sem o cabeçote no lugar esse servião é mais facil, ainda mais em carros que tenham ar-quente.
-
fluidos:
refrigeração: troque o liquido do radiador, use sempre aditivo na proporção indicada pelo fabricante. não coloque agua de torneira, pois tem cloro e fluor. use agua desmineralizada, ou pelo menos agua de garrafa vendida em mercados.
freio: troque o fluido, use pelo menos um dot 4. seu carro agora vai desenvolver mais velocidade e em espaços mais curtos. tudo a sua frente vai chegar mais rapido e obriga vc a segurar mais forte no freio provocando aumento de temperatura de todo o sistema (q tb tem que estar em dia) e perdendo eficiencia mais ainda se ferver o fluido.
oleo do motor: coloque oleo e filtro novo.
oleo do cambio: troque.
- juntas:
use todas as que vem no kit. repare sempre se elas não obstruem o fluxo . caso estejam obstruindo, corte por dentro com cuidado pra não deixar cantos vivos que podem ir abrindo e estragando a junta com o tempo de uso.
cabeçote: use a da vw mesmo, metalica fatiada. em sp essa junta custa r$ 60,00.
coletores: admissão use a original vw comprada em concession?ria, no escape ou vc usa tb uma de concession?ria, ou então alguma rígida, vendida em lojas de preparação.
porcas e parafusos: troque todos os originais, não faça economia com coisas que podem causar dor de cabeça. se um parafuso não tiver 100%, pode acreditar que ele vai se soltar.
ignição:
-
verifique o estado (e a resist?ncia) dos cabos de vela
-
troque as velas por outras mais frias, tipo grau 9 (padrão ngk) em diante.
-
sua bobina ja é muito potente, dificilmente terá que trocar mesmo no futuro.
alimentação:
-
use rel?+fusivel para acionar a bomba extra
-
mande limpar os bicos injetores
-
troque o filtro e o pré-filtro de combustivel
-
inspecione toda linha de combustivel ja existente. verifique o estado dos engates rapidos originais. qualquer duvida troque-os.
outros detalhes:
-
troque o cabo da embreagem caso for usar um platé de carga
-
foi citado sobre res?duos dentro dos furos do bloco onde entram os parafusos do cabeçote. para vc limpar ali, coloque um pano até o fundo do furo e deixe ele absorver o maximo de liquido. apos isso, passe jatos de ar comprimido nos furos pra ficar devidamente limpo e seco ali dentro.
-
se for usar um halmeter, não compre sonda lambda usada. não é uma peça cara e vale a pena vc ter certeza que esta tendo uma informação correta vinda de um sensor novo. inclusive evite usar a sonda original do carro tb pro halmeter, use uma sonda pra cada finalidade.
-
use sempre bra?adeiras nas mangueiras, mesmo na da valvula de prioridade. nada de mangueira só encaixada ou presa com cinta hellerman.
-
não trave a valvula de prioridade com alicate, use uma gotinha de trava rosca (loctite) e prenda só com a força das mãos, assim vc não arranha a valvula e nem corre o risco de amassar ela.
-
não monte dosador extra próximo de parte quentes, tipo o turbo, monte no paralamas esquerdo e em local protegido.
-
se for montar em casa, tenha certeza antes de começar o trabalho que vc tem todas ferramentas na mão, e todas em perfeito estado.
-
ah, e limpeza, muita limpeza. lave todas as peças que serão re-utilizadas no carro. mantenha motor limpo, mantenha as mãos limpas.
ainda tem mais um mooonte de coisas, depois eu vou lembrando e te falo. se vc tiver meus historicos de msn, vai ter mais algumas infos que te passei.
-
-
não kb?a, 12.9 é o aío, não a medida da chave.
me?a o sextavado interno com paquémetro e vc vai ver o tamanho da chave. ou leva o parafuso na loja de ferramentas. mas chave allen é baratinho, nem esquente só cuide pra não comprar polegada em lugar de milim?trica e vice versa
abração
-
ferramanta geodore, belzer. caso nao tenha essas duas ae vc compra tramontina.
-
dica do streit?o,ok? essa é pra guardar e contar pros netos..
compre um litro de um daqueles produtos milagrosos de limpar as mãos. talvez isso te livre de mais problemas do que não ter a ferramenta certa a mão.
e se ao final disso tudo nada funcionar, compre um v8 que vc ficará felizão assim é .
-
lindo pessoal
-
dica do streit?o,ok? essa é pra guardar e contar pros netos..
compre um litro de um daqueles produtos milagrosos de limpar as mãos. talvez isso te livre de mais problemas do que não ter a ferramenta certa a mão.
e se ao final disso tudo nada funcionar, compre um v8 que vc ficará felizão assim ? .
[snapback]284314[/snapback]
ou use omo.
ou entao luvas… hhiihhi
-
como decidiu o projeto aí?
bombas, bicos, potência… turbo?
qual o projeto em si?