Coxins especiais
-
pessoal, aqui umas fotos dos coxins especiais pra motor, em duroprene para minimizar o movimento do trem de força.
em especial pro nosso amigo ivo, que já tem umas 12 fixações de trem de força, mas que ainda não seguram o torque do milzinho do celta…
citroen/peugeot, coxim inferior
buchas dos bra?os articulados passat/a4
coxim de motor, vag longitudinal
abração
-
esse é meu patrão
-
como é feito a adesão do duroprene ao metal?
[snapback]285507[/snapback]
depende do caso… alguns são flutuantes, alguns prensados, outros com calor... depende muito do funcionamento do coxim ou bucha
ab?
-
esse não o mesmo material q o pessoal costuma usar pra fzr buchas de balança?
tem algum tipo de especificação do material?
por favor me diga q não é no mesmo material q a fenix e a belquip vendem…
[snapback]285537[/snapback]
claro que posso… é que to trabalhando, não tive foi tempo mesmo...
o material é duroprene. esse material é confeccionado em diferentes densidades, que são aplicadas conforme a necessidade. é pl?stico, na real. um tipo de pl?stico como o tecnyl, porém mais el?stico. é mais rígido e forte que borracha, mas bem mais macio que tecnyl.
não sei o que essas empresas usam, mas pode ser a mesma coisa.
por quê a pergunta?
ab?
-
-
muito bem feito…..
tem algum kit ja disponivel pra corsa/celta?
valoressssss..... dependendo ja vem um pro meu....
- uma vez parabéns
[snapback]285533[/snapback]
coincidentemente ou não, tamos trabalhando nisso… mas não tenho preão ainda...
ab?
-
ao resto do pessoal, valeu pelos elogios
abração
-
esse tipo específico de coxim, teria que ter um estudo mais elaborado, teria que ser fundido no metal da base. no momento, esse vou ficar te devendo…
abração
[snapback]285753[/snapback]
pois?, talvez achar outra forma de confeccionar esse coxim, pq fazer como esse da foto é dificil mesmo.
-
cara, preciso de algumas buchas pro meu civic vocês ja desenvolveram alguma coisa pra civics ? ?
preciso das buchas pras barras de torsão do vti =/ tão rangendo feito locas aquelas tranqueiras…
acabei de importar o jogo de insert pros coxins do motor, se eu soubesse que vocês ai tão perto estavam fazendo teria testado com certeza...
=/
-
claro que posso… é que to trabalhando, não tive foi tempo mesmo...
o material é duroprene. esse material é confeccionado em diferentes densidades, que são aplicadas conforme a necessidade. é pl?stico, na real. um tipo de pl?stico como o tecnyl, porém mais el?stico. é mais rígido e forte que borracha, mas bem mais macio que tecnyl.
não sei o que essas empresas usam, mas pode ser a mesma coisa.
por quê a pergunta?
ab?
[snapback]285748[/snapback]
se vc descobrir estar usado o mesmo material dos q eu citei, de boa, procure outro material (ou densidade e tal).
usei buchas reforçadas no meu carro, dessas que chamam de poliuretano. com o tempo elas se deformaram, cederam e ainda por cima esfarelaram.
chegou ao ponto de um par de buchas cairem no ch?o. isso claro, sem antes zoar totalmente o alinhamento do carro. vc punha o carro no alinhador, fazia o servião e blz, mas o carro não tinha ch?o, qualquer cutucada leve e ja perdia a frente. blz q o motor tem torque desde baixa, mas da forma que tava perdendo chão era demais, a ponto de investigarmos melhor a suspensão. e ai que achamos o defeito. esse material (que eram as minhas buchas antigas) talvez seja melhor pra carro de pista, onde a todo momento se esteja fazendo manutenção preventiva e se tenha disponibilidade pra trocar as peças sempre.
dessa vez mandei fzr em tecnyl. o carro ainda desgarra retomando de 2? e 3?, mas dentro do aceitavel pra um carro relativamente leve e com um certo torque em baixa.
-
pois?, talvez achar outra forma de confeccionar esse coxim, pq fazer como esse da foto é dificil mesmo.
[snapback]285760[/snapback]
não é tão difácil de fazer, mas demora, não dá luro. se fosse uma aplicação gen?rica, mais abrangente, dava pra fazer, fundindo ou mesmo fresando o material. eu até bolei um jeito hj é tarde, mas infelizmente no momento não temos mt tempo pra trabalhar em coisas que não vão ter uma escala de produção mínima…
isso que é a parte chata...
ab?
-
se vc descobrir estar usado o mesmo material dos q eu citei, de boa, procure outro material (ou densidade e tal).
usei buchas reforçadas no meu carro, dessas que chamam de poliuretano. com o tempo elas se deformaram, cederam e ainda por cima esfarelaram.
chegou ao ponto de um par de buchas cairem no ch?o. isso claro, sem antes zoar totalmente o alinhamento do carro. vc punha o carro no alinhador, fazia o servião e blz, mas o carro não tinha ch?o, qualquer cutucada leve e ja perdia a frente. blz q o motor tem torque desde baixa, mas da forma que tava perdendo chão era demais, a ponto de investigarmos melhor a suspensão. e ai que achamos o defeito. esse material (que eram as minhas buchas antigas) talvez seja melhor pra carro de pista, onde a todo momento se esteja fazendo manutenção preventiva e se tenha disponibilidade pra trocar as peças sempre.
dessa vez mandei fzr em tecnyl. o carro ainda desgarra retomando de 2? e 3?, mas dentro do aceitavel pra um carro relativamente leve e com um certo torque em baixa.
[snapback]285844[/snapback]
isso me preocupou agora, pois coloquei essas buchas no meu carro
ficou muito tempo com essas buchas antes de troc?-las, caio?
-
[snapback]285844[/snapback]
duroprene não é material para ser usado em aplicações com atrito direto, como nesse caso. ele se esfarela, principalmente as densidades mais baixas.
por outro lado, o tecnyl, é um pl?stico auto-lubrificado , próprio para aplicações de alto atrito, mas com pouca capacidade de absorção de impactos.
o material não é ruim (ainda que eu não possa atestar a composição, densidade ou mesmo qualidade do pl?stico) mas oque eu vi, qdo vc mostrou as fotos das bandejas da saveiro, na época em que comprou, foi que as buchas foram mal projetadas. é exigido de uma bucha assim, absorção de impactos e um movimento radial. a borracha oferece ambos, mas sem atrito. o duroprene, como não tem a mesma flexibilidade, precisa girar e atritar. assim fazendo, sem graxeira ou alguma outra forma de lubrificante, ele se estraga. se vc pedir as especs do material, o fornecedor te diz isso. tecnyl te dá a resist?ncia ao atrito sem lubrificação externa, mas não te dá absorção de choques. mas com tecnyl, a bucha fica tecnicamente correta, ainda que bastante rígida. mas pra performance, funciona muito bem, pois não varia geometria flexionando.
em suma: o erro não tava no material (ao menos não era o único erro) e sim na maneira como confeccionaram as buchas para aquele material.
em coxins, agente não tem atrito, logo o material não se esfarela. e como coxins não tem atrito, o tecnyl é um material bastante rígido pra confecção deles, passando muita vibração pra dentro do carro.
o caso é pesquisar os materiais, pra saber onde podemos aplic?-los
abração