Coxins especiais
-
se vc descobrir estar usado o mesmo material dos q eu citei, de boa, procure outro material (ou densidade e tal).
usei buchas reforçadas no meu carro, dessas que chamam de poliuretano. com o tempo elas se deformaram, cederam e ainda por cima esfarelaram.
chegou ao ponto de um par de buchas cairem no ch?o. isso claro, sem antes zoar totalmente o alinhamento do carro. vc punha o carro no alinhador, fazia o servião e blz, mas o carro não tinha ch?o, qualquer cutucada leve e ja perdia a frente. blz q o motor tem torque desde baixa, mas da forma que tava perdendo chão era demais, a ponto de investigarmos melhor a suspensão. e ai que achamos o defeito. esse material (que eram as minhas buchas antigas) talvez seja melhor pra carro de pista, onde a todo momento se esteja fazendo manutenção preventiva e se tenha disponibilidade pra trocar as peças sempre.
dessa vez mandei fzr em tecnyl. o carro ainda desgarra retomando de 2? e 3?, mas dentro do aceitavel pra um carro relativamente leve e com um certo torque em baixa.
[snapback]285844[/snapback]
isso me preocupou agora, pois coloquei essas buchas no meu carro
ficou muito tempo com essas buchas antes de troc?-las, caio?
-
se vc descobrir estar usado o mesmo material dos q eu citei, de boa, procure outro material (ou densidade e tal).
usei buchas reforçadas no meu carro, dessas que chamam de poliuretano. com o tempo elas se deformaram, cederam e ainda por cima esfarelaram.
chegou ao ponto de um par de buchas cairem no ch?o. isso claro, sem antes zoar totalmente o alinhamento do carro. vc punha o carro no alinhador, fazia o servião e blz, mas o carro não tinha ch?o, qualquer cutucada leve e ja perdia a frente. blz q o motor tem torque desde baixa, mas da forma que tava perdendo chão era demais, a ponto de investigarmos melhor a suspensão. e ai que achamos o defeito. esse material (que eram as minhas buchas antigas) talvez seja melhor pra carro de pista, onde a todo momento se esteja fazendo manutenção preventiva e se tenha disponibilidade pra trocar as peças sempre.
dessa vez mandei fzr em tecnyl. o carro ainda desgarra retomando de 2? e 3?, mas dentro do aceitavel pra um carro relativamente leve e com um certo torque em baixa.
[snapback]285844[/snapback]
duroprene não é material para ser usado em aplicações com atrito direto, como nesse caso. ele se esfarela, principalmente as densidades mais baixas.
por outro lado, o tecnyl, é um pl?stico auto-lubrificado , próprio para aplicações de alto atrito, mas com pouca capacidade de absorção de impactos.
o material não é ruim (ainda que eu não possa atestar a composição, densidade ou mesmo qualidade do pl?stico) mas oque eu vi, qdo vc mostrou as fotos das bandejas da saveiro, na época em que comprou, foi que as buchas foram mal projetadas. é exigido de uma bucha assim, absorção de impactos e um movimento radial. a borracha oferece ambos, mas sem atrito. o duroprene, como não tem a mesma flexibilidade, precisa girar e atritar. assim fazendo, sem graxeira ou alguma outra forma de lubrificante, ele se estraga. se vc pedir as especs do material, o fornecedor te diz isso. tecnyl te dá a resist?ncia ao atrito sem lubrificação externa, mas não te dá absorção de choques. mas com tecnyl, a bucha fica tecnicamente correta, ainda que bastante rígida. mas pra performance, funciona muito bem, pois não varia geometria flexionando.
em suma: o erro não tava no material (ao menos não era o único erro) e sim na maneira como confeccionaram as buchas para aquele material.
em coxins, agente não tem atrito, logo o material não se esfarela. e como coxins não tem atrito, o tecnyl é um material bastante rígido pra confecção deles, passando muita vibração pra dentro do carro.
o caso é pesquisar os materiais, pra saber onde podemos aplic?-los
abração
-
[snapback]285861[/snapback]
mantenha-as sempre engraxadas, elas duram mais assim.
ab?
-
[snapback]285861[/snapback]
uns dois anos. e olha q não abuso do carro em curvas…
duroprene não é material para ser usado em aplicações com atrito direto, como nesse caso. ele se esfarela, principalmente as densidades mais baixas.
por outro lado, o tecnyl, é um pl?stico auto-lubrificado , próprio para aplicações de alto atrito, mas com pouca capacidade de absorção de impactos.
o material não é ruim (ainda que eu não possa atestar a composição, densidade ou mesmo qualidade do pl?stico) mas oque eu vi, qdo vc mostrou as fotos das bandejas da saveiro, na época em que comprou, foi que as buchas foram mal projetadas. é exigido de uma bucha assim, absorção de impactos e um movimento radial. a borracha oferece ambos, mas sem atrito. o duroprene, como não tem a mesma flexibilidade, precisa girar e atritar. assim fazendo, sem graxeira ou alguma outra forma de lubrificante, ele se estraga. se vc pedir as especs do material, o fornecedor te diz isso. tecnyl te dá a resist?ncia ao atrito sem lubrificação externa, mas não te dá absorção de choques. mas com tecnyl, a bucha fica tecnicamente correta, ainda que bastante rígida. mas pra performance, funciona muito bem, pois não varia geometria flexionando.
em suma: o erro não tava no material (ao menos não era o único erro) e sim na maneira como confeccionaram as buchas para aquele material.
em coxins, agente não tem atrito, logo o material não se esfarela. e como coxins não tem atrito, o tecnyl é um material bastante rígido pra confecção deles, passando muita vibração pra dentro do carro.
o caso é pesquisar os materiais, pra saber onde podemos aplic?-los
abração
[snapback]285862[/snapback]
então vicente, as buchas tinham pino no centro e não ficavam em contato direto com o parafuso. acha que se alem do pino metalico, se elas tivessem tb uma capa metalica seria melhor?
realmente as de tecnyl são menos confortaveis do q as antigas. da pra sentir de dentro do carro a diferença.
falando em coxins, no caso de gol, os coxins laterais até podem ser em material mais rigido do que os de borracha, mas o dianteiro é loucura usar coxim muito duro pelo fato que acaba quebrando as junções entre o painel dianteiro e os paralamas.
muita gente gosta de usar até rodinha de skate ali, e fatalmente arranca o painel.
o q uso na dianteira é um de borracha injetada, que ocupa todo o suporte.
os coxins laterais são os de santana com ar condicionado e com refor?os metálicos (adicionados) dentro da borracha, onde originalmente tem um vão livre.
o motor se desloca bem menos, mas ainda mantem um molejo em lenta, o suficiente pra não tremer o carro todo.
o que deu diferença em termos de vibração foi o dianteiro.
um coxim interessante de vc fzr seria pro câmbio.
usei um feito em aluminio fundido no molde do coxim original vw. as trocas de marchas eram uma delicia, a alavanca não se mexia nada, show de bola.
mas começou a ra-c-har o assoalho em volta do suporte do coxim, sem contar que até os vidros das porta vibravam.
mandei soldar a trinca e pus um coxim original, mas com parafusos limitando o movimento do pino central, onde o cambio é apoiado.
-
ab?
[snapback]285863[/snapback]
gostei da sua explicação sobre as diferenças de atrito entre o tecnyl e o duroprene…valeu pela dica
-
ab?
[snapback]285863[/snapback]
vicente, me falaram na época justamente o oposto, pra jamais passar qualquer lubrificante nas buchas antigas, pois o lubrificante serviria como oleo na frigideira , ajudando a esquentar e manter as buchas mais quentes, e com isso elas iriam endurecendo e ficando quebradi?as.
bom, acredito mais no que vc ta falando, pois sei que vc manja muito mais de suspensão do que os caras que me falaram aquilo.
-
o q uso na dianteira é um de borracha injetada, que ocupa todo o suporte.
os coxins laterais são os de santana com ar condicionado e com refor?os metálicos (adicionados) dentro da borracha, onde originalmente tem um vão livre.
[snapback]285866[/snapback]
pinos de pistão???
-
pinos de pistão???
[snapback]286318[/snapback]
essa gambi , é universal
e pior que funciona tri bem
ab?
-
pinos de pistão???
[snapback]286318[/snapback]
essa gambi , é universal
e pior que funciona tri bem
ab?
[snapback]286331[/snapback]
era o que eu iria usar, mas não consegui os pinos do motor que queria (de fiesta antigo). os de ap forçariam muito os coxins.
acabei comprando parafusos de aío, na medida certinha do vêo.