Upgrade na turbina
-
da pra usar tb o coletor pulsativo pra baixo, eh o que o meu amigo usa.
então, se usar polia original no vira, da pra sincronizar o motor por ela, pq tem uma marcação, ai vc mede o ponto pela marcação do comando ou dela.
sushi,eu tive uma idéia para fazer a marcação.sabe aquela tampinha onde fica o retentor da ponta do vira(capelinha)? pois é,vou fazer uma chapinha em forma de de seta,dai jogo em pms e faço um dentinho na polia.só que me surgiu,que eu poderia colocar uma graduada,froide é que eu não sei como usar este tipo de polia,hehehe.sushi outra dúvida que tá me tirando sucego,é a relação de cambio.estou usando cambio do fusquinha 1300.será que vai ficar muito curto,ou seria melhor colocar corôa e pinhão 8 x31 do sp2 ?daraia para alongar com pneus 195/70-15?eu estou usando 205/60-15
-
opa
agora que li o topico todo que descobri que e um fusca ap
entao, o lance do ponto, no meu caso, eu uso a polia original, ela tem uma pequena marcaçao nela, ai eu fiz uma marca imaginaria do pms no bloco (no meu caso e mais complicado por ser brasilia) ai eu vejo o ponto por ali, sem segredos…
eu tb confiro o ponto pela polia do comando, na marcacao que tem nela, sempre indica o mesmo ponto do vira, mas eu nao uso polia regulavel, entao nao sei se da diferenca usando uma.
no fuka entao mais facil ainda pelo acesso ao motor ser de frente ....
eu tb gosto de turbina progressiva, sem pressao antes dos 3,5k rpm, e quanto ao cambio e o seguinte.... meu carro (brasilia) tem cambio 1600 33x8 e acho um pouco curto, principalmente de 1 e 2 marcha.
eu se tivesse o$p$c$a$o iria de 31x8....
abracos
wagner luis
-
fiz os calculos aqui de como e seu cambio com o que vc sitou de pneus:
cambio 1300
relacao 35x8 / pneu 195/70-15
1a 7000 rpm 51,90572452 km/h
2a 7000 rpm 95,74842387 km/h
3a 7000 rpm 149,4255706 km/h
4a 6500 rpm 208,1284733 km/h
relacao 35x8 / pneu 205/60-15
1a 7000 rpm 49,76282763 km/h
2a 7000 rpm 91,79550728 km/h
3a 7000 rpm 143,256625 km/h
4a 6500 rpm 199,5360134 km/h
cambio 1500/1600
relacao 33x8 / pneu 195/70-15
1a 7000 rpm 55,051526 km/h
2a 7000 rpm 101,5513586 km/h
3a 7000 rpm 158,4816658 km/h
4a 6500 rpm 220,7423202 km/h
relacao 33x8 / pneu 205/60-15
1a 7000 rpm 52,77875658 km/h
2a 7000 rpm 97,35887136 km/h
3a 7000 rpm 151,9388447 km/h
4a 6500 rpm 211,6291051 km/h
cambio sp2/fusca itamar/gol a ar
relacao 31x8 / pneu 195/70-15
1a 7000 rpm 58,60323736 km/h
2a 7000 rpm 108,1030592 km/h
3a 7000 rpm 168,7062894 km/h
4a 6500 rpm 234,9837602 km/h
relacao 31x8 / pneu 205/60-15
1a 7000 rpm 56,18383765 km/h
2a 7000 rpm 103,6400889 km/h
3a 7000 rpm 161,7413508 km/h
4a 6500 rpm 225,2825958 km/h
abracos
wagner luis
-
fiz os calculos aqui de como e seu cambio com o que vc sitou de pneus:
cambio 1300
relacao 35x8 / pneu 195/70-15
1a 7000 rpm 51,90572452 km/h
2a 7000 rpm 95,74842387 km/h
3a 7000 rpm 149,4255706 km/h
4a 6500 rpm 208,1284733 km/h
relacao 35x8 / pneu 205/60-15
1a 7000 rpm 49,76282763 km/h
2a 7000 rpm 91,79550728 km/h
3a 7000 rpm 143,256625 km/h
4a 6500 rpm 199,5360134 km/h
cambio 1500/1600
relacao 33x8 / pneu 195/70-15
1a 7000 rpm 55,051526 km/h
2a 7000 rpm 101,5513586 km/h
3a 7000 rpm 158,4816658 km/h
4a 6500 rpm 220,7423202 km/h
relacao 33x8 / pneu 205/60-15
1a 7000 rpm 52,77875658 km/h
2a 7000 rpm 97,35887136 km/h
3a 7000 rpm 151,9388447 km/h
4a 6500 rpm 211,6291051 km/h
cambio sp2/fusca itamar/gol a ar
relacao 31x8 / pneu 195/70-15
1a 7000 rpm 58,60323736 km/h
2a 7000 rpm 108,1030592 km/h
3a 7000 rpm 168,7062894 km/h
4a 6500 rpm 234,9837602 km/h
relacao 31x8 / pneu 205/60-15
1a 7000 rpm 56,18383765 km/h
2a 7000 rpm 103,6400889 km/h
3a 7000 rpm 161,7413508 km/h
4a 6500 rpm 225,2825958 km/h
abracos
wagner luis
e ai wagnerls poxa bacana tê-lo comentando por aqui.cara,nada melhor de quem tem vw ap para dar esses toks.poxa muito obrigado pelos toks e pelos cálculos que o amigo fez .caramba, ajuda bastante a tirar os grilos.esses toks vou anotar direitinho numa agendinha que tenho de anotações sobre essas coisas.brigadão mesmo wagnerls.poxa cara gostei da brasoka,puts é igual a que xico serra tinha,muito bacana mesmo.vc anda com ela na rua,dia a dia? qual o setup que o amigo usa na brasa?puxa gostaria que o amigo desse uma descrição do comportamento que tem um vw ap como é de curva,chão.em fim ,quais as impressões que vc como proprietário de um carro desses,tem sobre um carro?desculpe tantas perguntas wagner,mas é que nunca andei e nem tão pouco tive um carro assim antes.e estou curioso sobre o comportamento de um carro desses.então nada melhor que vc,que tem um,para falar de cadeira sobre esse tipo de carro.wagnels,aproveitando a deixa gostaria que o amigo me desse uns toks no geral,para que eu possa fazer à risca aqui no meu fusquinha.desde já agradeço.forte abraço
-
beleza cara
essa do avatar nao e minha nao, e de pista classic mas tb é ap 2.0.
a minha é esta aqui da foto.
podre style total
bom, falando sobre o carro:
curva nao e segredo, a nao ser que vc faça curvas de esquina a mais de 90km/h.
eu uso amortecedor dianteiro de cehvette na frente com suspensao catracada.
e na traseira uso amortecedor dianteiro de d20 na traseira, nao ficou muito duro nao, mas a estabilidade melhorou muito, o carro nao inclina daquele jeito que todos conhecem abrindo as pernas
esse lance que o peso do motor e o fato dele ser em linha e nao boxer altera a dinamica do carro e puro mito de internet, tem coisas que na pratica e diferente da teoria….pode ate ser que altere, mas e tao minimo que nao faz diferenca no dia a dia.....
freios continuo com o original ainda, mas pretendo dar um up mais pra frente com um kit a disco traseiro.
tracao nao e segredo nesse carro, o peso ta todo atras do eixo entao e so socar o pe...
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/gzwgtwqopo8"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/gzwgtwqopo8" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=gzwgtwqopo8</center>
meu motor e ap 1.6 gasolina 8,5:1 de taxa, rodando no alcool, muito gostoso, bom torque, nao exige muitas trocas de marchas pra vencer subidas ou transito pesado, tem boa retomada, e o consumo esta muito bom tb.
meu projeto e .50/.58 pulsativa no farol com eixo e rotor na faixa de 52mm….com no maximo 1.2kg de pressao.
com isso pretendo tirar uns 200cv do motor, mais que bom pra um carro com uma puta tracao e com o mesmo peso de um gol...
conforme suas duvidas forem aparecendo vc vai perguntando que a gente vai falando
abracao
wagner luis
-
beleza cara
essa do avatar nao e minha nao, e de pista classic mas tb é ap 2.0.
a minha é esta aqui da foto.
podre style total
bom, falando sobre o carro:
curva nao e segredo, a nao ser que vc faça curvas de esquina a mais de 90km/h.
eu uso amortecedor dianteiro de cehvette na frente com suspensao catracada.
e na traseira uso amortecedor dianteiro de d20 na traseira, nao ficou muito duro nao, mas a estabilidade melhorou muito, o carro nao inclina daquele jeito que todos conhecem abrindo as pernas
esse lance que o peso do motor e o fato dele ser em linha e nao boxer altera a dinamica do carro e puro mito de internet, tem coisas que na pratica e diferente da teoria….pode ate ser que altere, mas e tao minimo que nao faz diferenca no dia a dia.....
freios continuo com o original ainda, mas pretendo dar um up mais pra frente com um kit a disco traseiro.
tracao nao e segredo nesse carro, o peso ta todo atras do eixo entao e so socar o pe...
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/gzwgtwqopo8"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/gzwgtwqopo8" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=gzwgtwqopo8</center>
meu motor e ap 1.6 gasolina 8,5:1 de taxa, rodando no alcool, muito gostoso, bom torque, nao exige muitas trocas de marchas pra vencer subidas ou transito pesado, tem boa retomada, e o consumo esta muito bom tb.
meu projeto e .50/.58 pulsativa no farol com eixo e rotor na faixa de 52mm….com no maximo 1.2kg de pressao.
com isso pretendo tirar uns 200cv do motor, mais que bom pra um carro com uma puta tracao e com o mesmo peso de um gol...
conforme suas duvidas forem aparecendo vc vai perguntando que a gente vai falando
abracao
wagner luis
poxa wagnerls,sem palavras.realmente agradeço pela força.putz,a brasa é realmente tóp heim,são rodas mangels porsche?fechou essas rodas heimão lance dos seus amortecedores,parece que agente combinou,pois também uso na dianteira,os amortecedores dianteiros do cheva e para aumentar a conhecidencia coloquei cratraca,hehehe. única coisa que difére,é o fato de eu ter encurtado o quadro da suspa dianteira,em 1/2 polegada de cada lado.estilo panscrapers,para poder usar suspa de freio a discos(discos perfurados,queimei uma robbe novinha fazendo os furos dos disco,hehehe) com rodas alargadas de 5 furos(o estilo da fuka é olds school,por isso,rodas de 5 furos banda branca e calotas bolinha.a cor do corpinho dele é do caminhão mercedes-benz l1620,cor verde claro e saia cinza lôbo,vw).quanto aos traseiros,ainda estava em dúvida,pensei em usar os traseiros da pickup estrada,mas esses da d-20 não sabia que dava.putz deve realmente dar uma baita estabilidade né? o meu sistema de freio foi o primeiro passo que fiz na fuka,já prevendo que o carro realmente iria andar muito.o sistema é tipo copa fusca e speed,dois cilindros méstres.um para cada duas rodas.e quando sobrar algúm $$$,vou upar freios traseiros com disco também.penso no futuro também em juntar uma grana,para quando eu for em sampa,mandar fazer na truck um santo antónio por dentro,para aumentar a segurança.
-
como eh esse sistema de freios com 2 cilindros mestresó tem como passar detalhes pra mim? vou mexer na puma mais pra frente, e tenho mt duvida nessa parte…
-
wagnerls,tenho outra dúvida em matéria de radiador.eu cortei o chiqueirinho,na intenção de obter mais espaço.será que teria problema de colocar o radiador em cima do cambio,uma vez que o radiador não ficaria no mesmo nível da entrada e saída de água do bloco,ficando bem acima?pensei em usar o radiador do diplomata com 2 ventuínhas.seria um lance de super dimensionar as partes de controle de temperatura e lubrificação,adequando com isso as novas exigências e solicitações de um motor turbo.eu aproveitei também que eu não tenho aquela travessa debaixo do cárter,para aumentar o cárter.tirando aquela barriga para dentro. aumentando assim a capacidade de óleo,praticamente em 2 litros aproximadamente.meus suportes são paralelos ao bloco.e são presos desde as barras das molas até o garfo do cámbio,em paralelo aos coxins do motor(que por sinal são os de opala 4 cilindros),fazendo um h debaixo de todo o trem de força traseiro.pretendo colocar radiador de óleo também,para ajudar ainda mais no controle da viscosidade e na temperatura do óleo do motor.dei um up na bomba de óleo também.por intermédio de um calço,na tampinha da válvula de alívio de pressão.claro que sem abusar.o calço ficou aproximadamente com 2mm de espessura.tenho outra dúvida quanto ao acionamento do bura.estou utilizando cabo de acelerador da kombi.só não sei como vou fazer para ligar o cabo na orelha de acionamento das borboletas do bura.pensei em fazer um suporte em l por sobre a tampa de válvulas.para utilizar um conduíte de opala ou de gol mesmo.facilitando assim o acionamento.
-
como eh esse sistema de freios com 2 cilindros mestresó tem como passar detalhes pra mim? vou mexer na puma mais pra frente, e tenho mt duvida nessa parte…
fala sushi,blz? oi amigo,tenho como passar sim.é o seguinte:eu utilizei dois burrinhos novos de circuito simples e dois reservatórios de óleo originais,dos antigos fusquinhas 68.um permanece em seu local de acionamento abtual.o outro fica por cima,levemente deslocado para esquerda,olhando de dentro do carro.tem duas varetas ou agulhas de acionamento,uma no local original e outra mais acima no braço do pedal de freio,para acionar o segundo burrinho.utilizei uma serra copo para fazer o furo onde fica bunda do burrinho com a coifa.depois disso,observe que a parede da cangalha é dupla,então coloque dois caninhos entre este espaço,passando osparafusos do burrinho por dentro destes,para que na hora de apertar o burrinho no lugar,não amesse e junte as duas paredes da cangalha ,pois é uma chapa relativamente fina e oca entre uma e outra.isolei duas saídas de óleo do primeiro debaixo,uma vez que puxei um só caninho para as duas rodas traseiras.no de cima,que é utilizado para freiar as duas dianteiras.isolei só uma saída,uma vez que utiliza-se dois caninhos,um para cada roda.entendeu?
-
wagnerls,tenho outra dúvida em matéria de radiador.eu cortei o chiqueirinho,na intenção de obter mais espaço.será que teria problema de colocar o radiador em cima do cambio,uma vez que o radiador não ficaria no mesmo nível da entrada e saída de água do bloco,ficando bem acima?pensei em usar o radiador do diplomata com 2 ventuínhas.seria um lance de super dimensionar as partes de controle de temperatura e lubrificação,adequando com isso as novas exigências e solicitações de um motor turbo.eu aproveitei também que eu não tenho aquela travessa debaixo do cárter,para aumentar o cárter.tirando aquela barriga para dentro. aumentando assim a capacidade de óleo,praticamente em 2 litros aproximadamente.meus suportes são paralelos ao bloco.e são presos desde as barras das molas até o garfo do cámbio,em paralelo aos coxins do motor(que por sinal são os de opala 4 cilindros),fazendo um h debaixo de todo o trem de força traseiro.pretendo colocar radiador de óleo também,para ajudar ainda mais no controle da viscosidade e na temperatura do óleo do motor.dei um up na bomba de óleo também.por intermédio de um calço,na tampinha da válvula de alívio de pressão.claro que sem abusar.o calço ficou aproximadamente com 2mm de espessura.tenho outra dúvida quanto ao acionamento do bura.estou utilizando cabo de acelerador da kombi.só não sei como vou fazer para ligar o cabo na orelha de acionamento das borboletas do bura.pensei em fazer um suporte em l por sobre a tampa de válvulas.para utilizar um conduíte de opala ou de gol mesmo.facilitando assim o acionamento.
bom vamos la:
1 - radiador em cima no chiqueirinho muita gente usa, normalmente do santana que e bem grande, tenho um amigo meu que tem um ap 2.0 turbo que usa assim e nao reclama de aquecimento.
quase todo mundo usa assim no fuka, radiador em cima no chiqueirinho, acho que nao da problema nao, so atente pro reservatorio de expansao, este sim tem estar no nivel ou acima do radiador..
mais pra frente vou mudar o meu pra frente do carro, eu sofro com aquecimento, principalmente por usar radiador de passat véio…
com relacao ao carter acho que nao compensa mudar nao, um bom radiador de oleo ja e suficiente...
quanto ao cabo do acelerador eu uso da kombi diesel, que e bem comprido, tirei ele do conduite original dele e passei pelo tubo original do carro, o engate no pedal e igual dos vw a ar mais modernos, nao sei se o do 68 com pedal de chapa e diferente dos de pedal de plastico....
na parte de tras, como tive que cortar a ponta que originalmente vai na bomba injetora da kombi eu usei um quebra galho do fusca, aquela pecinha que usa pra travar o cabo original dos vw a ar mesmo
e usei o conduite do cabo do acelerador do gol mesmo, tirei o cabo dele e passei o da kombi e usei o encaixe original do conduite no bura 2e...
tive que fazer uns ajustes na alavanca do pedal do acelerador deixando ele com um curso maior pra tras (sentido traseira do carro), o pedal fica mais na posicao reta, ai da abertura legal no carbura e o pedal fica mais sensivel ao toque......
de resto seu projeto esta correto, sub-chassis tb ta de bom tamanho....
esse aqui e o meu:
abracao
wagner luis
-
bom vamos la:
1 - radiador em cima no chiqueirinho muita gente usa, normalmente do santana que e bem grande, tenho um amigo meu que tem um ap 2.0 turbo que usa assim e nao reclama de aquecimento.
quase todo mundo usa assim no fuka, radiador em cima no chiqueirinho, acho que nao da problema nao, so atente pro reservatorio de expansao, este sim tem estar no nivel ou acima do radiador..
mais pra frente vou mudar o meu pra frente do carro, eu sofro com aquecimento, principalmente por usar radiador de passat véio…
com relacao ao carter acho que nao compensa mudar nao, um bom radiador de oleo ja e suficiente...
quanto ao cabo do acelerador eu uso da kombi diesel, que e bem comprido, tirei ele do conduite original dele e passei pelo tubo original do carro, o engate no pedal e igual dos vw a ar mais modernos, nao sei se o do 68 com pedal de chapa e diferente dos de pedal de plastico....
na parte de tras, como tive que cortar a ponta que originalmente vai na bomba injetora da kombi eu usei um quebra galho do fusca, aquela pecinha que usa pra travar o cabo original dos vw a ar mesmo
e usei o conduite do cabo do acelerador do gol mesmo, tirei o cabo dele e passei o da kombi e usei o encaixe original do conduite no bura 2e...
tive que fazer uns ajustes na alavanca do pedal do acelerador deixando ele com um curso maior pra tras (sentido traseira do carro), o pedal fica mais na posicao reta, ai da abertura legal no carbura e o pedal fica mais sensivel ao toque......
de resto seu projeto esta correto, sub-chassis tb ta de bom tamanho....
esse aqui e o meu:
abracao
wagner luis
legal wagnels,vejo que vc tá usando flange igual a mim.o meu esquema é igual a este seu.o lance do cárter eu já mudei ele,feito por um bom lanterneiro amigo meu.e depois nas regiões onde foi soldado,foi banhado de uma grossa camada de estanho.não vaza nem a pau.esse lance do radiador de água na frente,ouvi falar que fode muito bomba d água,isto procede? onde está seu radiador,vc poderia tentar canalizar o ar que vem das laterais traseiras da brasa,forçando por indução a ir para o radiador.aumentar a dosagem de radicool na água do radiador também acho que ajudaria bastante.wagner,gostei da adaptação que vc fez.ficou um trampo bem limpo e organizado.essa brasa deve trazer bastante diversão no dia a dia,né?wagner à partir de que velocidade esta sua brasa começa a perdir uma 5 marcha ou um cambio mais longo?deve ser tesão para viajar com um carro assim né?não deve existir subida para esta brasa
-
legal wagnels,vejo que vc tá usando flange igual a mim.o meu esquema é igual a este seu.o lance do cárter eu já mudei ele,feito por um bom lanterneiro amigo meu.e depois nas regiões onde foi soldado,foi banhado de uma grossa camada de estanho.não vaza nem a pau.esse lance do radiador de água na frente,ouvi falar que fode muito bomba d água,isto procede? onde está seu radiador,vc poderia tentar canalizar o ar que vem das laterais traseiras da brasa,forçando por indução a ir para o radiador.aumentar a dosagem de radicool na água do radiador também acho que ajudaria bastante.wagner,gostei da adaptação que vc fez.ficou um trampo bem limpo e organizado.essa brasa deve trazer bastante diversão no dia a dia,né?wagner à partir de que velocidade esta sua brasa começa a perdir uma 5 marcha ou um cambio mais longo?deve ser tesão para viajar com um carro assim né?não deve existir subida para esta brasa
olha, esse lance do radiador ja foi feito, e nao adiantou muito, melhorou pra uso civil, mas se vc segurar alguns minutos acima de 130/140 ai a temperatura vai la em cima….
mas veja, meu radiador esta de lado, e é do passat antigo, tudo de bom ....
em breve vou trocar o radiador pelo do gol g3 com ar condicionado que e um pouco maior e mais eficiente.... e vou colocar ele virado de frente pra ver se melhora.... se nao eu vou ter que colocar la na frente mesmo, principalmente depois de turbinar, nao quero ter dor de cabeca com aquecimento...
antes uma bomba de agua a cada 6 meses do que um motor a cada 2 meses...
com relacao a velocidade:
a 3231 rpm meu carro esta a 100km/h
a 3877 rpm ele esta a 120 km/h
ou seja, pra economia de combustivel, ta deploravel, o ideal e tentar manter o giro mais baixo possivel em ultima marcha...
mas nao sinto desconforto ao dirigir na estrada, nem por vibracao nem por barulho....
abracos
wagner luis
-
olha, esse lance do radiador ja foi feito, e nao adiantou muito, melhorou pra uso civil, mas se vc segurar alguns minutos acima de 130/140 ai a temperatura vai la em cima….
mas veja, meu radiador esta de lado, e é do passat antigo, tudo de bom ....
em breve vou trocar o radiador pelo do gol g3 com ar condicionado que e um pouco maior e mais eficiente.... e vou colocar ele virado de frente pra ver se melhora.... se nao eu vou ter que colocar la na frente mesmo, principalmente depois de turbinar, nao quero ter dor de cabeca com aquecimento...
antes uma bomba de agua a cada 6 meses do que um motor a cada 2 meses...
com relacao a velocidade:
a 3231 rpm meu carro esta a 100km/h
a 3877 rpm ele esta a 120 km/h
ou seja, pra economia de combustivel, ta deploravel, o ideal e tentar manter o giro mais baixo possivel em ultima marcha...
mas nao sinto desconforto ao dirigir na estrada, nem por vibracao nem por barulho....
abracos
wagner luis
wagner,tenta colocar um de opala 4,daqueles de cobre.sabe qual é? então acredito que de um bom up no sistema,pois ele é bem mais largo.ai tú dá uma abusada no aditivo ante-fervura que acho que resolve o lance sem ter que puxar o radiador para frente.pois isto vai dá um trampo ferrado heim?