Tenho que retificar meu ap, que peças usar.
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bom dia,
estou aos poucos montando um carrinho pra brincar, e o próximo passo é fazer o motor dele, já que está com 200.000km e está rajando. sou ruim de ouvido e não sei da onde vem.
o carro é um santana 1990 cl 1.8 a gasolina (8,5:1). estava original quando peguei ano passado.
hoje estou rodando no álcool com a megasquirt controlando tudo. como não estou usando filtro de ar, somente aquelas telinhas de turbo, o barulho parece maior que antes. o motor não queima óleo e está andando bem. se não fosse pelo barulho eu nem me preocuparia.
o próximo passo seria turbinar, mas estou com receio de que possa fazer um estrago maior se eu não retificar o motor antes.
queria saber o que devo trocar e o que posso reaproveitar, e que marcas e onde comprar.
pensei em apenas trocar juntas, aneis, casquilhos, bombas de agua e oleo e retificar e brunir os cilindros, mantendo a taxa de gasolina. o resto só se estivesse danificado. preciso trocar pistoes, bielas e retificar o vira impreterivelmente?
a princípio não vou andar com mais de 1kg de pressão. talvez 1,5 em algumas situações (vou usar controle de booster da ms).
e o $$ está bem curto, vou economizar no que puder, mas também não vou usar nada muito vagabundo, prefiro adiar o projeto.
abraços
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luis, considerando o fator gastar pouco, o que eu faria:
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desmonta tudo e verifica o estado;
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mede folga de pistões / camisa. se estiver aceitável, mantém os mesmos, trocando só os anéis. se precisar trocar ou se for retificar, considerando que você não vá usar mais que 1,5 bar, eu até colocaria pistão de mi sim. mas isso vai de cada um;
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bronzina custa barato, não vale a pena manter as velhas. verifica a necessidade de retificar o vira;
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as bielas, verifica a numeração na capa delas. se for muito baixa convém trocar (mandamos um bloco para o espaço com biela 23 e 0,8 bar de pressão);
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bomba de óleo: num motor com a idade do seu, eu trocaria por uma nova sem pensar;
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junta de aço original;
monta tudo, carca pressão e corre pro abraço
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bom, com 220 mil kms não tem como o vira estar std… porém ele pode já ter sido retificado pelo dono anterior e ea batida que ouve seja uma simples regulagem de tucho... ou tucho hidraulico trancado se for o caso...
antes de tudo veja bem o que é essa batida... depois saia fazendo o motor:
mas recomendação: peças de motor: somente mahle / metal leve e anéis cofap/mahle/metal leve
pistão ks, suloy é tudo porcaria pra motor turbo
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compensa por pistao original(mahle/ metal leve)?aqui em mg,pa sai por r$600,00.
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600 jogo de pistão e anél???
se for esse preço acho que tá meio salgado… me pediram r$580,00 no jogo de pistão e anél mahle para o sevel 1.6. ap deve ser bem mais barato...
agora se compensa, tudo depende... se vai ficar pro resto da vida usando até 1 bar de pressão (duvido apzeiro eh tudo loco por pressão hehehe)compensa colocar mahle novo
se jah tens ideia de um troço bruto, vai aumentar a pressão mais adiante.... jah vai nos forjados que com 900 pila tu consegue tudo o que rpecisa forjadinho...
se não tem grana agora, e a idéia é projeto soviético mais pra frente, eu iria num joguinho usado mesmo pra quebrar um galho...
por isso tude depende da idéia do vivente...
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valeu pessoal,
realmente, vou abrir o motor pra avaliar, aí saio medindo folgas e o que tiver fora eu troco ou retifico…
quanto aos pistões, qual a diferença dos mi? são mais altos?
abraços
mi dá 10 de taxa. tem uma cava menor que a dos carburados.
eu se fosse vc ia atrás de um vira std.
pro que vc quer de pressão não precisa de nada forjado. só pistões do mi já devem te servir…
os cilindros devem ir pra 0.50 (pelo menos o do wagner, q fora meu com 250mil) teve q ir pra 0.50.
outra é achar pistão std de 2.0 alcool e montar 1.9, se bobear vc consegue eles usados por um preço menor (pq 0.50 de 1.8 só novo mesmo). vai ter um 1.9 com taxa razoável (alguém confirma 9:1??)...
abraço ktulu... no q precisar é só dar um alô
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opa eu tenho um jogo de pistõe usados 83mm alcool injetado, da pra fazer um 1.9 com ~9:1 de taxa…
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qual o estado deles e quanto vc pede?
preciso trocar os pinos ou monta na biela e pinos originais do meu motor?
olha da pra usar seus pinos mesmo, mas snme os meus tão com pinos e aneis, so não lembro se joguei as travas fora.
uns 100 conto ta bom pra vc? ai vc compra um jogo de aneis novos e boa. o estado geral deles ta mt bom, rodou no meu carro uns 5 a 10 mil km.
se quiser dar uma olhada agente marca em algum lugar e vc ve o estado deles. sem compromisso.
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olha da pra usar seus pinos mesmo, mas snme os meus tão com pinos e aneis, so não lembro se joguei as travas fora.
uns 100 conto ta bom pra vc? ai vc compra um jogo de aneis novos e boa. o estado geral deles ta mt bom, rodou no meu carro uns 5 a 10 mil km.
se quiser dar uma olhada agente marca em algum lugar e vc ve o estado deles. sem compromisso.
vamos marcar sim, passa seu telefone por mp.
ou adiciona no msn pra gente trocar uma ideia.