Roteador x velocidade de conexão
-
fala , blz??
eu tenho em casa ajato pela tva (agora o nome tá speedy ajato, sei lá que raio que a tva se associou com a telefonica).
enfim, minha conexão é de 2 megas.
teoricamente, e por contrato, eu deveria estar recebendo de 800 a 1200 kbps.
porém está vindo 180 a 210 no máximo para download e uns 70 a 80 para upload…
eu abria antes videos no youtube e tal, numa boa, nao travava, agora de uns tempos pra cá, começou a carregar mais lento que o vídeo, e as paginas ficando muito lentas, enfim, piorou muito...
eu uso um roteador wireless linksys.
essa queda de velocidade se deu nos 3 notebooks conectados à ele, porém, para medir a velocidade, eu desliguei 2 notes, e medi com apenas um funcionando... não muda nada continua um lixo
liguei lá reclamando, e a mulher disse que é por causa do roteador. mas eu sempre usei roteador com 3 notes, e de uns tempos pra cá que caiu a velocidade...
discuti com a mulher que não pode ser o roteador, ela disse que é... e pediu pra eu ligar direto sem ele... só que sei la, pluguei o fio do modem no note, e nao consegui configurar a conexao, entao nao consegui testar...
falei pra atendente que eu ia cancelar o plano, e ela disse: fique a vontade, senhor
vaca fala isso pq a empresa não é dela, e ela é uma simples funcionária...
realmente o roteador faz perder velocidade??? ou devo levar a briga com eles mais a sério??
-
duas coisas..
1 - o anuncio de velocidade é 2 mega bits e a velocidade medida nos downloads/uploads é em megabytes (quilo bits)
telecomunicações ou volume de tráfego em redes de computadores são geralmente descritos em termos de bits por segundo. por exemplo, “um modem de 56 kbps é capaz de transferir dados a 56 kilobits em um único segundo” (o que equivale a 6,8 kilobytes (kibibyte), 6,8 kb, com b maiúsculo para mostrar que estamos nos referindo a bytes e não a bits. ethernet transfere dados a velocidades que variam de 10 megabits por segundo a 1 gigabit por segundo (de 1,19 a 119 megabytes(mebibyte) por segundo).
http://pt.wikipedia.org/wiki/bit
http://pt.wikipedia.org/wiki/byte
ou seja, a velocidade máxima que vc conseguir no seu download é 1/8 da velocidade declarada (coloquei entre pq cada lugar está com uma medida, bits e bytes, então para fazer a conversão vc divide por 8)
2 - latência
usando wireless vc sempre vai ter um aumento no tempo de latência (resposta)..
pode reparar q conectado via cabo no modem, as páginas vão abrindo aos poucos, porém rapidamente..
já em wireless, normalmente demora para começar a abrir, mas depois vem tudo de uma vez só ….
então em um plano de 2mega bits
2 mega bits é igual a 2048 bits = 256 bytes, ou seja, em um mundo perfeito, vc faria download a no máximo 256 bytes por segundo, como as operadoras só garantem 10% do link, vc só pode reclamar se ficar a menos de 25,6 por segundo..hehehe
então...vc nunca vai fazer download a mais de 256 por segundo...
-
acho que quando eu voltar ao brasil vou sentir muita saudade dos downloads a 5mb/s que faco por aqui.