Motor zetec 1.6
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no mais, é praticamente um sonho. um fiesta de 1000kg com um motor canhão de 160cv cambio puta longo (só precisa colocar o diferencial do escort zetec-e 1.8 16v) e que anda que é um animal. dá muito pau em audit, golft, civic vti e cia.
uhnnnn…. é bem isso o q/ eu quero...
mas ?u quer?a um nitrinho só apimentar um pouco mais....
mas... s/ querer ser grosso.... vêrias pessoas estão postando sobre esse dtm... mas ninguém pode me dizer qual a média p/ essa preparação, e qual a média do consumo ???
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o zetec rocam 1.0 ou 1.6 é um motor 8v genuino, não existe na europa este motor com 16v. na europa existe sim uam versão 1.6 do motor duratec he ou le que tem 16v , sendo que todos os duratec são 16v.
os duratec 1.6 europeus são 8v, é o nosso zetec rocam com outro nome.
equipa as versões esportivas do ka na europa.
os 1.6 16v são zetec 16v, da mesma fam?lia dos zetecs e dos nossos escorts.
e lá existem 3 versões do motor 1.8 16v, uma delas tem 105cv, a outra tem 115cv (motor dos nossos escorts) e uma versão de 130cv que é basicamente o mesmo motor do escort brasileiro com o corpo da borboleta do acelerador maior (tb do zetec 2.0), comandos diferentes e modificações na ecu.
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uhnnnn…. é bem isso o q/ eu quero...
mas ?u quer?a um nitrinho só apimentar um pouco mais....
mas... s/ querer ser grosso.... vêrias pessoas estão postando sobre esse dtm... mas ninguém pode me dizer qual a média p/ essa preparação, e qual a média do consumo ???
gasto da preparação:
pistão de álcool rocam 1.6 - r$300 o jogo
preparação do cabeçote - r$500
comando - r$800
retrabalho de bicos - r$200
escapamento - r$450
ainda tem o unichip e o corpo da borboleta do acelerador adaptado com 55mm.
um ka 1.6 com preparação semelhante (mas sem o tb de 55mm e um cold air intake) alcanãou 148cv no dyna.
tem tudo lá no fórum zetec club.
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gasto da preparação:
pistão de álcool rocam 1.6 - r$300 o jogo
preparação do cabeçote - r$500
comando - r$800
retrabalho de bicos - r$200
escapamento - r$450
ainda tem o unichip e o corpo da borboleta do acelerador adaptado com 55mm.
um ka 1.6 com preparação semelhante (mas sem o tb de 55mm e um cold air intake) alcanãou 148cv no dyna.
tem tudo lá no fórum zetec club.
uhnnnnn…. não é tá?ção pesado assim, como estava imaginando.....
algumas perguntinhas idiotas:
pq. é necessária a troca dos pistões ???
o unichip é realmente necessário ( não é querer falar mal do produto, mas acho o preão meio salgado ) ???
apenas o retrabalho nos bicos ( e chip ) já ser?a suficiente ?? ou ser?a melhor um controlador extra ??
o câmbio original desse carro ( ka 1.6 ) ficaráa mto. curto ??
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quote (punkrocker @ nov 23 2004, 05:20 pm)
o zetec rocam 1.0 ou 1.6 é um motor 8v genuino, não existe na europa este motor com 16v. na europa existe sim uam versão 1.6 do motor duratec he ou le que tem 16v , sendo que todos os duratec são 16v.
os duratec 1.6 europeus são 8v, é o nosso zetec rocam com outro nome.
equipa as versões esportivas do ka na europa.
os 1.6 16v são zetec 16v, da mesma fam?lia dos zetecs e dos nossos escorts.
e lá existem 3 versões do motor 1.8 16v, uma delas tem 105cv, a outra tem 115cv (motor dos nossos escorts) e uma versão de 130cv que é basicamente o mesmo motor do escort brasileiro com o corpo da borboleta do acelerador maior (tb do zetec 2.0), comandos diferentes e modificações na ecu.
insisto: rocam e duratec são motores diferentes.
vou pesquisar a respeito para esclarecer aqui.
uhnnnnn…. não é tá?ção pesado assim, como estava imaginando.....
algumas perguntinhas idiotas:
pq. é necessária a troca dos pistões ???
o unichip é realmente necessário ( não é querer falar mal do produto, mas acho o preão meio salgado ) ???
apenas o retrabalho nos bicos ( e chip ) já ser?a suficiente ?? ou ser?a melhor um controlador extra ??
o câmbio original desse carro ( ka 1.6 ) ficaráa mto. curto ??
quanto ao unichip, o pessoal usa ele pq é o melhor. é o que permite ajuste mais fino. se não for usar ele, não tem como mehcer na ecu dos eec-v (injeção dos rocam) e a unica maneira seria colocar um controlador de bico extra, no caso, o ideal seria um digipulse multipoint. 4 bicos extra de preferência no coletor de admissão, um em cada pestáo. senão, mete um single mesmo na linha e era isso.
os freios do ka1.6 aguentam na boa 154cv. tem um cara que disse que ja andou num track day com um fiesta street (original era 1.0) com ~150cv com freios originais do 1.0 e não deu galho. não dava nem fading.
quanto ao cambio do ka. de final ele não fica curto. eu suponho que a final vai vir muito rápido (deve cortar em 6750 lah pelos 200km/h reais). o problema são as primeiras marchas que vão ficar ultra curtas (tipo, a primeira vai ser muito tosca de tão curta).
no mais era isso
se tu quiser simplificar, faz uma coisa um pouco diferente.
passa pro álcool, usa pistões do zr 1.6 álcool (flex), comando, retrabalho no cabeçote, controlador extra com bico monoponto, rebaixa(não sei se dá pra rebaixar e usar pistão do flex pq não sei se o pistão do flex não é muito cabe?udo). refaz escape(não precisa refazer o coletor, só o resto) e talvez usa um curpo de borboleta retrabalhado.(o do zr1.6 ja é bem grande)
com isso acho que vc chega nums 140cv (talvez, bem acertadinho, venha mais cvós…)
? isso tch?
fala com o pessoal que ja anda de fiestinha furioso e tu não vai te arrepender.
eu tenho um fiesta street 1.0 full original, e te digo que to me metendo com essas parada de mecher em carro só por causa do desempenho do fiestinha original. o carro é muito bom de cambio, motor, ch?o, freio, conforto, tudo.
boa sorte
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opa
me dei conta de um tro?o.
o unichip adianta e atrasa ponto.
o digipulse não faria isso.
sujiro usar no lugar do digipulse que eu falei acima, algum outro controladorzinho de bico que adiante e atrase ponto, visto que isso é importante rodando no álcool e com o novo comando.
falow
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uhnnn…. certo.... 140 já tá de bom tamanho... eu acho... hehehehehehehehehe....
mas, s/ querer insistir na pergunta.... mas pq. trocar os pistões ?????? os do flex ( ou do álcool, sei lá ) são mais resistentes ????
e, sobre os freios..... cara, desculpa, mas já tive uma experiencia bem ruim c/ os freios do ka.... detalhe, ele está todo original de motor... a única coisa alterada é q/ tá andando s/ filtro ( podem jogar as pedras..... eu deixo... hehehehe ).... e eu nem estava correndo * editado - quis dizer forçando, e não correndo * ( mto. )....
não sei se o freio do fiesta é diferente do ka 1.0..... mas, na minha opinião, o do ka ferve mto. fácil....
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se ford ka é endura ou rocam?
qual é o motor dele?
quando vc teve este problema com o freio, ele estava com quantos km/s rodados???
cara, como eu disse, eu tenho um fiesta 1.0zr.
já desci uma serra de 25km andando fincado do inicio ao fim, sem dá nem piedade. andando com pneus r14 185/60. quando terminou a serra eu parei num posto pra olhar um barulho que tava fazendo atrás e cheguei a sentir dá do freio: tava saindo fuma?a das rodas dianteiras e um fedor de queimado muito grotesco, e não deu perda de rendimento do freio mesmo. (obarulho era a placa traseira que tinha se soltado ficando pendurada pelo lacre).
isso eu tava com uns 15.000km de uso do carro, os freios full original, sendo que no fiesta é discos solidos com pinças de 2 pistões na frente e freio tambor dupla sapata atrás.
ah, eu uso rodas de liga leve originais da ford, da courier sport (ajudam no resfriamento do freio nessas horas)
os pitões, não sei ao certo, mas achoq ue se usa pistões do flex devido a resist?ncia a corrosão(pouco provóvel) ou antão ao fato de eles serem mais cabe?udos, o que aumenta a taxa de compressão do motor (mais provóvel)
no mais é isso
falow
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o motor é endura ( manco de tudo… hehehehehe )..........
na época, ( foi em novembro do ano passado ), devóa estar c/ + - 57 mil rodados.... mas o freio tinha sido feito h? + - 3 meses antes....
eu estava indo p/ curitiba p/ o festival... eu e mais 3 pessoas, c/ pouca bagagem....
o q/ rolou foi o seguinte: estávamos na estrada e, num determinado trecho da rodovia, parec?a uma mini - serra .... não era mto. ?ngrime.... eu não estava forçando mto. o freio... estava engrenado e ?lgumas poucas vezes eu precisava dar umas espetadas o freio ( coisa rápida... menos de 2 segundos ).... aí, numa determinada hora, depois de uma curva, o transito parou... qdo. fui frear, ferveu.... foi coisa de 5 segundos montado no freio ( juto c/ freio - motor )..... e juro q/ não estava forçando mto. antes de rolar isso....
ah... as rodas são 13 , originais do ka.....
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marc, creio que os pistões do alcool são pelo fato de subir a taxa..
abraços
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os pistões do motor a álcool (a álcool mesmo, não é o flex) servem para aumentar a taxa, basta pedir na concession?ria os pistões do escort sw 1.6 a álcool (a ford fez esse motor movido a álcool, tinha 109cv).
a questão do unichip depende muito do grau da preparação, se você quiser uma coisa mais leve (até uns 130 a 140cv) o uso do unichip é dispensável.
os discos de freio do ka/fiesta 1.0 são sólidos, nos fiestas/kas 1.6 são ventilados pelo que me falaram.
fela, sua lista de perguntas é muito grande, tem coisa que só os donos dos carros podem te responder melhor hehehehehe entre lá no forum e peça mais informações diretamente aos caras:
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insisto: rocam e duratec são motores diferentes.
vou pesquisar a respeito para esclarecer aqui.
depende dos duratec.
os duratec 16v são diferentes sim, é um motor todo constru?do em alumínio, projeto novo da ford e vem nas versões 1.8 16v, 2.0 16v (disponível aqui no brasil no novo mondeo e no ecosport) e 2.3 16v… também equipa alguns carros da mazda.
os duratec 8v existem na versão 1.6 e 1.3, trata-se do nosso conhecido zetec rocam. acho que a ford denominou duratec porque a exemplo dos duratecs 16v, o motor 8v também usa corrente no lugar da correia dentada. vai saber né?
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1- já se faz chip pro rocam..e o preão tá bem legal…o pessoal tá cobrando na média de uns r$ 350,00 a r$ 400,00 que é o que se cobra pelos celta e astra hibridos.
2- usa pistão taxado pra poder aproveitar melhor o alcool
3- rocam não é duratec e só existe a fabricação no brasil, é na verdade um projeto que junta a tecnologia da linha de motores sigma (uma geração entre os endura e zetec) e zetec fazendo um meio termo...e não tem nada de desabonador nisso pois a ford conseguiu o que pretendia, baixar o regime de torque máximo num valor muito menor do que a concorr?ncia mantendo potência máxima num valor compatével com a cilindrada e tecnologia (2vpc)
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oba magoo me avisou sobre o tópico…
eu sou o dono do fiesta 154 cv...
praticamente tudo já foi dito pelo pessoal. o motor aguenta muita porrada, o meu já beira 100.000 kms e continua perfeito como novo. meu irmão tá rodando com 1.2kg de pressão (com 0.7 deu 186cv) e até agora ainda não quebrou. já fez até um track day onde se enche quinta com essa pressão. pelo que diz um preparador meu, quando quebrar é mais provóvel que seja a biela, o pistão é semelhante ao do gol 1.0 16v turbo, tem uma margem de segurança boa.
retífica de bloco, além da medida standart, existem mais 3 medidas de pistão, até 0.75mm. retífica de cabeçote, o meu é rebaixado em 1mm e ainda tem margem.
? importante esclarecer, que rocam e zetec são motores completamente diferentes. ambos tem retífica, mas o rocam por ser nacional tem as peças muito mais baratas ,150 um eixo, 55 um pistão de gasolina, 75 um de álcool e por aí vai...
aumento de cilindrada no pistão, acho que no limite tira-se 1.7 e ainda vai ser preciso achar um pistão de boa qualidade como o original que provavelmente vai sair caro. e a parede entre os cilindros vai ficar min?ma. tem que ser via curso, será que é possível desenvolver um eixo e bielas próprias pra isso? o rocam 1.6 se tivesse o curso de um zetec 1.8 seria 1.86l aproximadamente.
quanto ao unichip, no dia que coloquei, meu carro chegou com 134 cv sem tentativa de acerto (bicos grandes demais) e saiu com 152 cv a 5800 rpm amarrado pela borboleta original. com a mesma configuração num dia quente, 149cv a mesma rotação. depois disso troquei borboleta e bicos e cheguei a 154 cv num dia quente, com os mesmos 149 a 5800 rpm mas a partir da? a potência continuou subindo até os 154 a 6300. o unichip com o tempo também se paga pelo consumo, o carro fazia 4.5km/l de álcool e passou a fazer 8 km/l agora.