Duvida sobre relação de cambio
-
galera, gostaria de umas dicas de vocês.
o cambio px do meu gol gt está nas ultimas, quando esquenta as marchas ficam duras de engatar e uma folga na planetaria causa uma folga na tulipa, causando a quebra do bolachão do cambio. por isso decidi trocar o cambio, e como um amigo meu tem uma oficina especializada nos mesmos posso montar uma configuração legal gastando pouco. uso meu carro predominantemente na cidade, mas não quero ter giros muito altos em estrada, por isso pensei numa configuração mesclando engrenagens do pvd e px, do seguinte modo:
ª, 2ª e 3ª (que até onde sei são as mesmas em todos os cambios ap longitudinais, exceto gti 16v e ps dos santana.) dos pvd
4ª e 5ª do px (também até onde sei, mais longas do que pv, pvb e pvd)
e diferencial pvd (3,89 de redução contra 4,11 dos outros ap longitudinais)
specs do carro: gol gt 84, motor 2 litros com turbina .50/.48 e miolo de apl, injeção mi 1avb
pergunto: está certa essa configuração? é verdade que as engrenagens do ps não casam com o resto da linha ap, por isso não poderia usar uma 5ª mais longa ainda (0,68 contra 0,73 do px)?
vale apena usar um ps com diferencial de pvdá e quanto aos bolachões, vale a pena colocar os do santana (maiores)? é verdade que cambios mais longos quebram mais facilmente por suas engrenagens serem mais exigidas do que um pv por exemplo?
desculpem a biblia, mas é que quero montar um bom cambio para a minha configuração mas sem gastar 4k num cambio de dentes retos.
abraços
gustavo
-
pergunto: está certa essa configuração? é verdade que as engrenagens do ps não casam com o resto da linha ap, por isso não poderia usar uma 5ª mais longa ainda (0,68 contra 0,73 do px)?
vale apena usar um ps com diferencial de pvdá e quanto aos bolachões, vale a pena colocar os do santana (maiores)? é verdade que cambios mais longos quebram mais facilmente por suas engrenagens serem mais exigidas do que um pv por exemplo?
desculpem a biblia, mas é que quero montar um bom cambio para a minha configuração mas sem gastar 4k num cambio de dentes retos.
abraços
gustavo
dá pra usar a 5a do ps no px tranquilamente… acho que a diferença está no eixo primário ou coisa do tipo....
eu manteria a relação do px, mas montaria com diferencial 3,89 do pg... vai ficar com 1a, 2a e 3a bem curtinhas (ágil) e 4a e 5a + longas...
meu carro era 1.6 e virou 2.0l, mas mantive o px. fica bem legal na cidade, mas como o seu tem um ar extra o 3,89 iria bem.
-
e quanto aos bolachoesó ja quebrei meia duzia por defeito no cambio, e ganhei as tulipas do 2litros, será que elas aguentam mais que as normais?
será que valeria a pena montar um cambio psó pois no minimo teria mais de 23 anos, e não acho q aguentaria tanta porrada depois de tantos anos (lembrando que o diferencial seria o 3,89)
-
e quanto aos bolachoesó ja quebrei meia duzia por defeito no cambio, e ganhei as tulipas do 2litros, será que elas aguentam mais que as normais?
será que valeria a pena montar um cambio psó pois no minimo teria mais de 23 anos, e não acho q aguentaria tanta porrada depois de tantos anos (lembrando que o diferencial seria o 3,89)
as tulipas do ap são a mesma coisa, o q muda é o bolachão/homocinéticas de santana q são maiores; se quiser tulipas maiores e melhores só do gti 16v, mas tem q usar diferencial sapinho pra elas.
quanto a relação, o ps com 3.89 fica bem longo… eu acho cagada.
e relação do px saiu nos carros mais novos, é uma boa alternativa e as engrenagens vão estar melhorzinhas né ? hehe
minha opinião