Motor torque fiat
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tenho alguns dados que pode te auxiliar :
1.6 corsa lunga mpi 16v step b gasolina
motor construção
nº de cilindros 4
cilindrada total / unitária (cc) 1596 / 399
diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 80,5 x 78,4
ciclo / tempos otto / 04
taxa de compressão (:1) 9,5 +/- 0,15 : 1
distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93
aspiração natural
material do bloco do motor ferro fundido
material do cabeçote alumínio
motor - dados
nº de mancais 5
tipo de pistões com pino móvel
nº de anéis de segmento 03 por pistão
diâmetro dos cilindros (mm):
classe a 80,500 a 80,510
classe b 80,510 a 80,520
classe c 80,520 a 80,530
diâmetro dos pistões (mm):
classe a 80,452 a 80,462
classe b 80,459 a 80,471
classe c 80,468 a 80,478
folga entre pistão e cilindro (mm)
classe a 0,038 a 0,058
classe b 0,039 a 0,061
classe c 0,042 a 0,062
espessura dos anéis (mm):
1º anel (de compressão) 1,175 a 1,190
2º anel (raspador) 1,175 a 1,190
3º anel (de óleo) 1,975 a 1,990
medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):
1º anel (de compressão) 1,225 a 1,245
2º anel (raspador) 1,210 a 1,230
3º anel (de óleo) 2,010 a 2,030
abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):
1º anel (de compressão) 0,200 a 0,400
2º anel (raspador) 0,250 a 0,450
3º anel (de óleo) 0,200 a 0,450
folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):
1º anel (de compressão) 0,035 a 0,070
2º anel (raspador) 0,020 a 0,055
3º anel (de óleo) 0,020 a 0,055
diâmetro do pino do pistão (mm): 20,990 a 20,995
diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 20,997 a 21,001
folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011
diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 21,004 a 21,009
diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041
folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019
diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972
interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102
diâmetro do munhão do virabrequim (mm):
classe a 50,794 a 50,800
classe b 50,787 a 50,793
classe c 50,780 a 50,786
diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):
classe a 54,507 a 54,510
classe b 54,511 a 54,515
classe c 54,516 a 54,520
folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050
diâmetro do moente do virabrequim (mm):
classe a 45,518 a 45,523
classe b 45,510 a 45,517
classe c 45,503 a 45,509
diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):
classe a 48,641 a 48,646
classe b 48,635 a 48,640
classe c 48,630 a 48,634
folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060
folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120
espessura do casquilho do munhão (mm)
classe a (vm) 1,840 a 1,844
classe b (az) 1,844 a 1,848
classe c (am) 1,850 a 1,854
espessura do casquilho da biela (mm)
classe a (vm) 1,537 a 1,541
classe b (az) 1,540 a 1,544
classe c (am) 1,544 a 1,548
espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360
folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265
diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,593 a 35,618
diâmetro 2 31,940 a 31,960
diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,664 a 35,684
diâmetro 2 32,000 a 32,020
diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 38,818 a 38,852
diâmetro 2 35,154 a 35,188
folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):
diâmetro 1 0,046 a 0,091
diâmetro 2 0,040 a 0,080
diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):
diâmetro 1 38,700 a 38,730
diâmetro 2 35,036 a 35,066
interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152
cabeçote - dados
volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35
diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975
diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025
folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066
diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030
diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977
interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080
diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040
válvulas:
admissão:
diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000
diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50
ângulo: 45º 30 +/- 5
escape:
diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992
diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05
ângulo: 45º 30 +/- 5
sede das válvulas:
admissão (ângulo) 45º +/- 5
escape (ângulo) 45º +/- 5
folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)
admissão 0,022 a 0,058
escape 0,030 a 0,066
fases da distribuição (admissão - em ° ):
início 00 apms
término 34 dpmi
fases da distribuição (escape - em ° ):
início 24 apmi
término 00 dpms
folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0
nº de dentes da correia dentada 158
diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,989 a 30,014
2º 52,445 a 52,470
3º 52,845 a 52,870
4º 53,245 a 53,270
5º 53,645 a 53,670
diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,944 a 29,960
2º 52,400 a 52,415
3º 52,800 a 52,815
4º 53,200 a 53,215
5º 53,600 a 53,615
folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070
folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340
elevação do came (mm):
admissão 8,5
escape 8,0
altura do came + altura da base (mm):
admissão 42,5
escape 43,0
identificação das engrenagens de comando:
engrenagem lado escape possui anel interno
para sinal do sensor de fase.
alimentação
injeção de combustível iaw 59fb mpi magneti marelli
bomba de combustível elétrica
filtro de ar a seco tipo caixa
dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de
emissões evaporativas e recirculação dos
gases do cárter.
pressão da linha de combustível 3 bar
teor de co em marcha lenta < 0,5%
(medido antes do conversor catalítico)
performance
potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0
regime de rotação (rpm) 5500
torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1
regime de rotação (rpm) 4500
marcha lenta (rpm): com ar condicionado desligado 700 +/- 50
distribuição
nº de válvulas por cilindro 4
eixo comando de válvulas 02 no cabeçote
acionamento da distribuição correia dentada
lubrificação
sistema forçada com bomba de engrenagens.
filtro de óleo full flow
pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)
marcha lenta > 1,0 bar
a 4000 rpm > 4,5 bar
arrefecimento
sistema a água com bomba centrífuga.
temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc
termostato com by pass controlado
tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)
pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar
temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade
liga 88 +/- 2ºc
desliga 83 +/- 2ºc
temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades
1ª veloc. - liga 88 +/- 2ºc
1ª veloc. - desliga 83 +/- 2ºc
2ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc
2ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc
tabela de torque:
cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°
cabeçote superior: 1,5kg.m
cárter: 0,9kg.m
mancais fixos do virabrequim: 8kg.m
capas das bielas: 5,1kg.m
coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m
coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m
volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m
bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m
polia/virabrequim: 19kg.m
polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m
este motor equipou os fiats; brava e doblò a partir de 02 e os marea 1.6 16v
1.6 hi-torque mpi 16v step a gasolina
motor construção
nº de cilindros 4
cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2
diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4
ciclo / tempos otto / 04
taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1
distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93
aspiração natural
material do bloco do motor ferro fundido
material do cabeçote alumínio
motor - dados
nº de mancais 5
tipo de pistões com pino móvel
nº de anéis de segmento 03 por pistão
diâmetro dos cilindros (mm):
classe a 86,400 a 86,410
classe b 86,410 a 86,420
classe c 86,420 a 86,430
diâmetro dos pistões (mm):
classe a 86,352 a 86,362
classe b 86,359 a 86,371
classe c 86,368 a 86,378
folga entre pistão e cilindro (mm)
classe a 0,038 a 0,058
classe b 0,039 a 0,061
classe c 0,042 a 0,062
espessura dos anéis (mm):
1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490
2º anel (raspador) 1,470 a 1,490
3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945
medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):
1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545
2º anel (raspador) 1,510 a 1,530
3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030
abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):
1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450
2º anel (raspador) 0,250 a 0,500
3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400
folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):
1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075
2º anel (raspador) 0,020 a 0,060
3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095
diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995
diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001
folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011
diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009
diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041
folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019
diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972
interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102
diâmetro do munhão do virabrequim (mm):
classe a 50,794 a 50,800
classe b 50,787 a 50,793
classe c 50,780 a 50,786
diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):
classe a 54,507 a 54,510
classe b 54,511 a 54,515
classe c 54,516 a 54,520
folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050
diâmetro do moente do virabrequim (mm):
classe a 45,518 a 45,523
classe b 45,510 a 45,517
classe c 45,503 a 45,509
diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):
classe a 48,641 a 48,646
classe b 48,635 a 48,640
classe c 48,630 a 48,634
folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060
folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120
espessura do casquilho do munhão (mm)
classe a (vm) 1,840 a 1,844
classe b (az) 1,844 a 1,848
classe c (am) 1,850 a 1,854
espessura do casquilho da biela (mm)
classe a (vm) 1,537 a 1,541
classe b (az) 1,540 a 1,544
classe c (am) 1,544 a 1,548
espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360
folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265
diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,593 a 35,618
diâmetro 2 31,940 a 31,960
diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,664 a 35,684
diâmetro 2 32,000 a 32,020
diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 38,818 a 38,852
diâmetro 2 35,154 a 35,188
folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):
diâmetro 1 0,046 a 0,091
diâmetro 2 0,040 a 0,080
diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):
diâmetro 1 38,700 a 38,730
diâmetro 2 35,036 a 35,066
interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152
cabeçote - dados
volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35
diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975
diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025
folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066
diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030
diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977
interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080
diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040
válvulas:
admissão:
diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000
diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50
ângulo: 45º 30 +/- 5
escape:
diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992
diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05
ângulo: 45º 30 +/- 5
sede das válvulas:
admissão (ângulo) 45º +/- 5
escape (ângulo) 45º +/- 5
folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)
admissão 0,022 a 0,058
escape 0,030 a 0,066
fases da distribuição (admissão - em ° ):
início 04 apms
término 38 dpmi
fases da distribuição (escape - em ° ):
início 28 apmi
término 04 dpms
folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0
nº de dentes da correia dentada 158
diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,989 a 30,014
2º 52,445 a 52,470
3º 52,845 a 52,870
4º 53,245 a 53,270
5º 53,645 a 53,670
diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,944 a 29,960
2º 52,400 a 52,415
3º 52,800 a 52,815
4º 53,200 a 53,215
5º 53,600 a 53,615
folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070
folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340
elevação do came (mm):
admissão 8,5
escape 8,0
altura do came + altura da base (mm):
admissão 42,5
escape 43,0
identificação das engrenagens de comando:
engrenagem lado escape possui anel interno
para sinal do sensor de fase.
alimentação
injeção de combustível iaw 49fb mpi magneti marelli
bomba de combustível elétrica
filtro de ar a seco tipo caixa
dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de
emissões evaporativas e recirculação dos
gases do cárter.
pressão da linha de combustível 3 bar
teor de co em marcha lenta < 0,5%
(medido antes do conversor catalítico)
performance
potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0
regime de rotação (rpm) 5500
torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1
regime de rotação (rpm) 4500
marcha lenta (rpm): 850 +/- 50
distribuição
nº de válvulas por cilindro 4
eixo comando de válvulas 02 no cabeçote
acionamento da distribuição correia dentada
lubrificação
sistema forçada com bomba de engrenagens.
filtro de óleo full flow
pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)
marcha lenta > 1,0 bar
a 4000 rpm > 4,5 bar
arrefecimento
sistema a água com bomba centrífuga.
temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc
termostato com by pass controlado
tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)
pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar
temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade
liga 96 +/- 2ºc
desliga 91 +/- 2ºc
temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades
1ª veloc. - liga 96 +/- 2ºc
1ª veloc. - desliga 91 +/- 2ºc
2ª veloc. - liga 100 +/- 2ºc
2ª veloc. - desliga 95 +/- 2ºc
tabela de torque:
cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°
cabeçote superior: 1,5kg.m
cárter: 0,9kg.m
mancais fixos do virabrequim: 8kg.m
capas das bielas: 5,1kg.m
coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m
coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m
volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m
bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m
polia/virabrequim: 19kg.m
polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m
esta versão de motor equipou a linha palio de 00/03 e linha brava até 01
1.6 torque mpi 16v gasolina
motor construção
nº de cilindros 4
cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2
diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4
ciclo / tempos otto / 04
taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1
distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93
aspiração natural
material do bloco do motor ferro fundido
material do cabeçote alumínio
motor - dados
nº de mancais 5
tipo de pistões com pino móvel
nº de anéis de segmento 03 por pistão
diâmetro dos cilindros (mm):
classe a 86,400 a 86,410
classe b 86,410 a 86,420
classe c 86,420 a 86,430
diâmetro dos pistões (mm):
classe a 86,352 a 86,362
classe b 86,359 a 86,371
classe c 86,368 a 86,378
folga entre pistão e cilindro (mm)
classe a 0,038 a 0,058
classe b 0,039 a 0,061
classe c 0,042 a 0,062
espessura dos anéis (mm):
1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490
2º anel (raspador) 1,470 a 1,490
3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945
medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):
1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545
2º anel (raspador) 1,510 a 1,530
3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030
abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):
1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450
2º anel (raspador) 0,250 a 0,500
3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400
folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):
1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075
2º anel (raspador) 0,020 a 0,060
3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095
diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995
diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001
folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011
diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009
diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041
folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019
diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972
interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102
diâmetro do munhão do virabrequim (mm):
classe a 50,794 a 50,800
classe b 50,787 a 50,793
classe c 50,780 a 50,786
diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):
classe a 54,507 a 54,510
classe b 54,511 a 54,515
classe c 54,516 a 54,520
folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050
diâmetro do moente do virabrequim (mm):
classe a 45,518 a 45,523
classe b 45,510 a 45,517
classe c 45,503 a 45,509
diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):
classe a 48,641 a 48,646
classe b 48,635 a 48,640
classe c 48,630 a 48,634
folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060
folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120
espessura do casquilho do munhão (mm)
classe a (vm) 1,840 a 1,844
classe b (az) 1,844 a 1,848
classe c (am) 1,850 a 1,854
espessura do casquilho da biela (mm)
classe a (vm) 1,537 a 1,541
classe b (az) 1,540 a 1,544
classe c (am) 1,544 a 1,548
espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360
folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265
diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,593 a 35,618
diâmetro 2 31,940 a 31,960
diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 35,664 a 35,684
diâmetro 2 32,000 a 32,020
diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
diâmetro 1 38,818 a 38,852
diâmetro 2 35,154 a 35,188
folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):
diâmetro 1 0,046 a 0,091
diâmetro 2 0,040 a 0,080
diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):
diâmetro 1 38,700 a 38,730
diâmetro 2 35,036 a 35,066
interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152
cabeçote - dados
volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 37,5
diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975
diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025
folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066
diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030
diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977
interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080
diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040
válvulas:
admissão:
diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000
diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50
ângulo: 45º 30 +/- 5
escape:
diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992
diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05
ângulo: 45º 30 +/- 5
sede das válvulas:
admissão (ângulo) 45º +/- 5
escape (ângulo) 45º +/- 5
folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)
admissão 0,022 a 0,058
escape 0,030 a 0,066
fases da distribuição (admissão - em ° ):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
início 0 (apms)
término 39 (dpmi)
fases da distribuição (escape - em ° ):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
início 34 (apmi)
término 0 (dpms)
folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0
nº de dentes da correia dentada 158
diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,989 a 30,014
2º 52,445 a 52,470
3º 52,845 a 52,870
4º 53,245 a 53,270
5º 53,645 a 53,670
diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,944 a 29,960
2º 52,400 a 52,415
3º 52,800 a 52,815
4º 53,200 a 53,215
5º 53,600 a 53,615
folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070
folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340
elevação do came (mm):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
admissão 9,0
escape 8,5
altura do came + altura da base (mm):
obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.
admissão 43,0
escape 43,5
identificação das engrenagens de comando:
engrenagem lado escape possui anel interno
para sinal do sensor de fase.
alimentação
injeção de combustível iaw 1abg mpi magneti marelli
bomba de combustível elétrica
filtro de ar a seco tipo caixa
dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de
emissões evaporativas e recirculação dos
gases do cárter.
pressão da linha de combustível 3 bar
teor de co em marcha lenta < 0,5%
(medido antes do conversor catalítico)
performance
potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0
regime de rotação (rpm) 5500
torque abnt (kgm/danm) 15,1 / 14,9
regime de rotação (rpm) 4500
marcha lenta (rpm): 850 +/- 50
distribuição
nº de válvulas por cilindro 4
eixo comando de válvulas 02 no cabeçote
acionamento da distribuição correia dentada
lubrificação
sistema forçada com bomba de engrenagens.
filtro de óleo full flow
pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)
marcha lenta > 1,0 bar
a 4000 rpm > 4,5 bar
arrefecimento
sistema a água com bomba centrífuga.
temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc
termostato com by pass controlado
tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)
pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +/- 0,1 bar
temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade
liga 92 +/- 2ºc
desliga 87 +/- 2ºc
temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades
1ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc
1ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc
2ª veloc. - liga 97 +/- 2ºc
2ª veloc. - desliga 92 +/- 2ºc
tabela de torque:
cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°
cabeçote superior: 1,5kg.m
cárter: 0,9kg.m
mancais fixos do virabrequim: 8kg.m
capas das bielas: 5,1kg.m
coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m
coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m
volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m
bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m
polia/virabrequim: 19kg.m
polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m
esta versão de motor (facilmente identificado pelo coletor de admissão totalmente em alumínio) esteve em linha no brasil de 1997 a 2000.
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aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….
amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.
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aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….
amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.
cara … nao tem como , o bloco do 1.0 eh mais estreito na sua base, o que impossibilita a colocacao do vira do 1.5. ja ouvi falar que se colocar o pistao do corsa 1.6 da pra ganhar um pouco , mas nao sei quanto.
arranja um kit turbo e gaste menos por mais.
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não tem condições de jogar o vira 1.5 pro bloco 1.0 . são quase 30mm de diferença
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então vamos lá:
- peças:
pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa
biela: mantém a original do motor torque
virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.
- retrabalhos:
junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.
usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco
usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco
usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio
observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)
sempre tive curiosidade nesse up…
alguem que tenha feito mediu:
taxa (com os pistões da iapel ou mesmo com os de monza)
potencia/torque
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essa eh uma preparação que eu gostaria de ver pessoalmente.
sempre gostei de uno, tenho vontade de montar um canhãozinho…
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esse eh o problema… o quanto rende...
na argentina eh muito usada essa receita.. o problema é que junto vem comando, polia, cabeçote 16v todo retrabalhado pra girar 10k... dae o ganho de virar pra 1.9 não fica evidente...
tem no youtube... step a 1.9 girando 10k... rendeu 250 cv no dinamometro de bancada...
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http://www.youtube.com/watch?v=takf5y0x0qo&feature=related
ap kill detected
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obrigado a todos.
menegotto, o pistão do monza tem o pino 5 mm mais baixo? não entendi direito como ele chega a ficar apenas 1mm acima do bloco? as medidas são essas mesmas?
pelo que vc explicou que com os 5mm do diferença do pino, abatem 10mm do curso….
então, o pino é montado 5mm mais pra cima no pistão, e o pistão tbm é ainda 5mm mais baixo do que o 16v original?
vou ver se consigo os dois ao vivo pra ver como é..
biriba, tenho o livro de papel que tem esses dados... ele tem sido meu livro de cabeceira nos últimos 5 meses rsss
obrigado pela ajuda.
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ronaldin, altura de compressão (medida da cabeça até o centro do pino)é menor no pistão do monza do que no do step a/b. por isso disse mais baixo…
quanto ao curso... imagine um virabrequim em funcionamento...
curso = distância percorrida pelo pistão de cima a baixo
se ele tem 11mm a mais de curso, então o pistão sobre 5,5mm a mais que o normal e desce 5,5mm a mais que o normal... entendeu????
esses 5,5mm que sobe a mais, tu monta o pistão de monza que tem altura de compressão 5 mm menor, assim sobra 0,5 pra fora do bloco (eu arredondei pra 1 mm pra não complicar, mas agora jah compliquei tudo mesmo heheheheheh)
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ae segue o catalogo mahle de pistões… com ele tu pode tirar as medidas dos pistões bem certinho, sem precisar medir... o que te disse é o que lembro de cabeça...
mas de antemão te digo... esses tipos de adaptações, não existem receitas prontas... tem que abrir, ir comprando as peças, montar e dae vai surgir os problemas... surgiu um problema, resolve... surge outro, resolve... até fechar o motor e fazer funcionar...