Pdf sobre suspensão (camber, caster, alinhamento…)
-
senhores(as),
segue link:
[pdf sobre suspensões](pdf sobre suspensões)
infelizmente é em inglês.
mas tudo começou com o seguinte:
meu clio está com um comportamento estranho.
andando a 110km/h, motor a 4000rpm, coloco o volante em linha reta. aí tucho o acelerador, e ele puxa pra esquerda. solto o acelerador de volta á posição inicial, de carga constante, ele volta pro rumo anterior. se eu tirar o pé do acelerador, e puxa pra direita.
observações:
carro com quase 42 mil kms.
pneus novos (fate ar35)
terminais de direção novos.
braços axiais articulados novos.
amortecedores originais do carro, tal qual coxim do amortecedor.
amortecedores não estão presos, o carro tem o balanço correto numa freiada, ele não balança pro lado como acontece quando está preso.
tomando como base o que li, percebi o seguite: ele tá todo errado. cambagem fora, caster fora e sem alinhamento.
vou mandar fazer este serviço na monobloco, uma empresa daqui que faz até alinhamento técnico, se for o caso. espero que meu carro não esteja tão torto à ponto de precisar fazer o técnico, tomara que ele fique bom com os ajustes normais .
como no manual do carro não tem os valores de camber, caster e alinhamento (sim, já procurei, vi, revi, até baixei o manual do clio francês… e tb não tem) se alguém tiver essa informação (sei lá, de uma máquina da geodyna, ou da sun) mataria a minha curiosidade pelos valores.
é isso aí. minha idéia é dividir com vocês o pouquinho que aprendi hoje.
desculpem-me pelo texto de proporções bíblicas.
abraços
rix
-
depois de pesquisar muito, achei este pdf:
[pdf com dados específicos da geometria de suspensão dos clios](pdf com dados específicos da geometria de suspensão dos clios)
está em russo, mas o google translator faz um trabalho bem razoável.
nele está descrito os ajustes pro carro sem carga, e em diferentes alturas do solo.
pode ser útil pra carros com pequenas alterações na suspensão.
espero que seja útil pra mais alguém.
abs,
rix