Coletor tubular pra turbo…
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hummmmm sera q por isso eu fritei a junta entre o coletor e turbina a ponto da turbina ter perdido aperto dos prisioneiros pq simplesmente evaporou a junta
pensando assim, fica uma briga entre socar ar pressurizado pras camaras e tirar os gases das camaras pro escap q no caso ta super pressurizado tmb, nunca tinha parado pra pensar por esse lado, ainda bem q minha turbina é pequena e leve pra girar, eu estava pensando errado, num rendimento tipo 1:1, a diferenca de pressao seria so o atraso na subida da admissao mesmo hehehe
mas pensando pelo lado do comprimento dos canos, acho q deixando todos do mesmo tamanho, vai ser sequencial a chegada da baforada, e continua, ai nao to entendendo o lance dos coletores pulsativos q unem um e outro par de cilindros, cada saida vai dar uma baforada, vai demorar a vir outra, eu nao entendo muito e ficou uma grande duvida em varios aspectos q eu considero muito tecnicos
no pulsativo voce tem uma area menor para cada dupla de cilindros na turbina e no pequeno secundário do coletor de escape.
no normal, você tem uma área de por exemplo 5cm² para a passagem de cada baforada , supondo o coletor simétrico e uma situação perfeita. no pulsativo, a baforada terá metade da área para passar…dessa forma haverá maior perda de carga distribuída, mas também haverá aceleração dos gases. como velocidade é uma forma de energia...a turbina acaba enchendo um pouco mais rapido. a ilha de rendimento tem uma forma um pouco diferente.
mas como você deve estar imaginando, há uma vantagem em rotações mais baixas...só que em altas, onde o fluxo é muito maior, essa area menor acaba atrapalhando.
coletor pulsativo é bom para o fluxo para o qual ele foi desenvolvido. na maioria dos casos, ele é superdimensionado...sendo muito maior do que o necessário, ja que aqui ninguem sabe calcular nada. dessa forma ele não amarra em alta, mas não mostra todo o seu potencial em baixa rotação...como mostraria se fosse 100% dimensionado.
mesmo superdimensionado, para as nossas turbinas nacionais de eixo pesado e rendimento baixo, acaba sendo bom.
ainda há o fator patada que acaba sendo suavizado...mas aí deixa para a carol, fluff e outros com muita experiencia prática te explicarem mais a fundo..
pessoal aqui (no brasil) escolhe turbina por caixa...até porque não temos os graficos da turbinas nacionais. mas porque holset, kkk, bullzeye e outras são tão melhores que as nacionais de mesmo eixo, rotor, caixas...? rendimento...o formato da pá, o local onde a massa do rotor está concentrada, a propria qualidade da usinagem e rugosidade superficial...isso falando de turbocompressores de mancal hidrodinâmico. ainda tem as roletadas...onde praticamente não há perdas nos mancais, fazendo com que o rendimento geral da turbina seja maior quando ela não tem a força de cisalhamento da camada de óleo.
ahh, sobre sua junta queimar e tal..
tem um cara aí que tem um vectra 2.0 com uma apl240 .42 .48 e escape de 2,5 com uns 3 abafadores. é praticamenete uma junta de coletor de escape por mês. ja tentou a metalica original...agora de cobre..mas não tem jeito aheuahea.
deve tar fritando tudo ali, fora o backpressure no coletor de escape...massss assim como tudo na vida, tem gente que gosta de aprender para não ser enganado, e tem gente que gosta de ser enganado a vida inteira
bom, falei muito...muita besteira...fui
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basicamente:
- quanto mais longo o coletor de escape:
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maior a rotação em que a turbina pega (boost threshold)
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maior a rotação em que aparece o torque máximo e a potencia máxima
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maior o lag da turbina
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menor o calor que vai pra turbina, portanto ela tente a coqueificar menos o óleo (durabilidade maior)
ou seja vc ganha potência, mas perde muito em lag (aumenta barbaridade) e resporta ao acelerador… num carro de pista é válido, num carro de rua nem tanto... um coletor mais curto permite respostas mais rápidas ao acelerador e vc tme potencia mais cedo qdo troca de marcha...
é bom pensar tbm no eixo.. um eixo pesado (como se usa em arrancada) num vai pressurizar em marchas mais baixas..em compensação em marchas mais longas qdo vc troca ele num perde velocidade e tende a vir até mais pressão
qto a igualdade de comprimento, qto mais igual melhor, claro... mas é bom se lembrar que vários carros turbo de fabrica não se preocupam com isso entaum não deve impactar muito em pegada da turbina ou torque em baixa rotação... já em alta é impossivel dizer
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legal…
entao, trocando em miudos o coletor longo aumenta o lag, e dá uma vida util um pouco maior a turbina, e o curto diminui o tempo de resposta da turbina, mas em compensação faz com que ela tenha um desgaste maior comparado ao coletor longo ?
informaçoes bem uteis, com isso já dá pra ter uma noção legal do que levar em conta na hora de escolher o coletor...
valeu
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entao por isso que principalmente no coletor longo as curvas e comprimento dos tubos tem q ser bem calibradas para que os gases de escape cheguem a turbina em boa velocidade e ritmo, já no curto em comparação, nao tem tanta perda de velocidade do fluxo..
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nossa rbsmontemor, q aula….
o meu ta apresentando n problemas, nao fritou mais a junta hehehe to usando uma metalica, vamos ver, eu nao sei qual estava antes, mas nao é possivel q era junta normal hehehe, mas nao duvido, o retorno da turbina ta pegando e marcando o eixo, vou levar na oficina pra tirar a turbina e fazer a retifica, e ai ja montando deixo um acerto razoavel pra ir direto pra um preparador
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estou acompanhando a aula sobre coletores tubulares que os srs estão dando justamente pq entre dezembro e janeiro estarei montando o meu… segue + uma dúvida:
- ainda não foi citado nada sobre o diâmetro dos canos usados no coletor... este fator influenciava muito nos antigos 4x1 p/ aspro que eu andava então consecutivamente deve influenciar no coletor tubular...
alguém tem uma idéia de qual medida usar p/ turbo rua, forjado rua e forjado pista?
abs
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assim,
primeiro e a escolha do material,
o entre o ferro fundido, aço carbono e inox, o inox ele tem a melhor propiedade de fluxo dos gases quentes, chega a ser 3 vezes mais rapido, dentre eles eu escolheira o 409 que e o inox propio para soldas e escapamentos
escolhido o material, escolha o tratamento termico, direto ou indireto, pelo termopar que pode ser aplicado e /ou o banho de ceramica no coletor. motivo isolar o ar-quente dentro do tubo, fazendo o fluxo ficando cada vez mais rapido.
depois disso, modelamento do coletor: regra basica e que todos os dutos sejam uniforme, nem sempre serem uniformes querem dizer tem o mesmo tamanho, cada tipo de curva tem uma perca de fluxo, e tudo isso tem que ser calculado. então o importante e o fluxo igual entre os dutos independete de seus formatos
isso ai e um resumo, partindo disso da pra se começar a estudar muita coisa
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minha turbina foi pra retifica e prestei muita atencao no coletor, estudei bem e conclui
os 2 cil centrais tem o mesmo tamanho, ja os outros 2 das extremidades, tem tmb o mesmo tamanho entre si, no resumo cil 1 e 4 do mesmo tamanho e cil 2 e 3 do mesmo tamanha, isso entre si, no conjunto 1 e 4 sao de tamanho diferentes do 2 e 3, meu coletor nao apresenta curva alguma, no retangulo onde a turbina vai, 2 cil centrais entram num dos lados maiores, ai na parede de cada lado desse retangulo, entram os outros cil das extremidades, os canos das extremidades ja saem na direcao, sem curvas
uma duvida, seria interessante enbrulhar em manta termica o coletor, mais pra tentar isolalar o calor, pq o coletor fica a exatos 1 dedo da pressurizacao?
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seu coletor tem curva, são mais suaves mas tem curvas,
voce pode usar o banho ceramico e/ou termo tape, tudo que puder reter o calor dentro do coletor e bem vindo